segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

O QUE PODEMOS ESPERAR DESTE MUNDO (5)

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Apocalipse 22:11)
ESPERAMOS A AÇÃO NORMAL DOS HOMENS.
        O texto deixa bem claro que da parte dos ímpios eles viverão na prática da iniquidade, assim como não podemos esperar que os animais mudem seus instintos normais. O porco agirá como porco, mesmo sendo criado em ambientes limpos; o leão há de comer carne e não ervas. Do mesmo modo, os homens seguirão as suas práticas normais como pecadores. Essa verdade é mostrada no texto de duas maneiras. Na primeira veremos os homens como injustos, isto é não salvos, por isso praticarão injustiças. Na segunda veremos as consequências em termos de utilidade religiosa, pois o pecado lhes tornou impuros, isto é, sem qualquer possibilidade de ser útil para Deus, em qualquer aspecto religioso.
        Primeiramente veremos os homens como sendo injustos: “Continue o injusto fazendo injustiça...”. O que nosso Senhor está mostrando é que a natureza do homem no pecado é inalterável, assim como é a natureza dos animais. Sem qualquer mudança no coração; sem que haja purificação pelo sangue do Filho de Deus, eis que os homens continuarão sendo chamados de “injustos”. Não há como mudar isso. Eu sei que, devido a essa confusão religiosa de nossos dias, a ênfase maior de satanás é para que os homens sejam vistos e aceitos como pessoas religiosas, que creem em Deus e que servem a Deus. Mas esse barulho e agitação não mudam os fatos conforme Deus mostra. Porque estamos vendo homens orando, cantando louvores e proclamando que servem a Deus, não significa que houve mudança na natureza deles. Judas conviveu junto com os apóstolos e trabalhou com eles durante os três anos de ministério do Senhor. Mas todas essas atividades não mudaram a natureza corrompida e avarenta de um filho da perdição.
        Os homens são chamados de injustos, desde seu nascimento, porque o nascer e viver no pecado declara que eles são injustos. Eles nada têm em seus corações que possa fazê-los aceitáveis perante Deus; o viver deles proclama isso, por onde andam, o que falam, o que fazem, o que pensam, que estão vivendo sem Deus neste mundo. E não há nada que aqui possa fazê-los diferentes aos olhos de Deus, mesmo que frequentem alguma igreja evangélica, tenham sido batizados, lido a bíblia, aprendido alguns cânticos e até mesmo orado muito. A verdade é que são o que são porque são provenientes de uma raça caída. Seus trajes espirituais estão imundos e por isso são declarados como condenados e dignos da punição eterna. Se um homem sujo vestir uma roupa limpa, é claro que sua sujeira vai passar para suas vestes. Assim também é o que acontece com os pecadores.
        Muitos pensam que ao frequentar uma igreja, ser batizado, fazer orações, ser uma boa pessoa lá fora e trabalhar muito pelo bem dos outros, eis que serão aceitos por Deus. Muitos entram em religiões ligadas à mentira, porque ali a natureza enganosa os leva a entrar em atividades e assim eles se sentem bem. Mas, quão enganoso é o coração! Deus vê o homem interior e não a parte de fora. Por fora vemos o homem conforme a aparência, mas Deus olha e vê o coração corrompido, enganado e enganoso, porque ainda não foi salvo e assim purificado de suas maldades. Por isso são chamados de injustos e vão viver como injustos. Tenho amigos não salvos e muitos deles são pessoas incríveis, trabalhadoras e cumpridoras de seus deveres. Mas são chamadas por Deus de injustas. Meu pai foi um bom pai, sempre trabalhador e cumpridor de seus deveres como pai de família, mas não foi salvo por Cristo, por isso era um injusto.
        O que os homens precisam? Não da justiça própria. Esse o caminho mais letal que existe. Em humildade o pecador deve reconhecer sua condição e buscar em Cristo Jesus a justiça que possa torna-lo aceitável perante o Senhor.

Nenhum comentário: