terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

O QUE SE ESPERA DESTE MUNDO? (1)

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Apocalipse 22:11)
        INTRODUÇÃO:
        Cada ano que passa nossos corações se enchem de esperança por um mundo melhor. Cada final de dezembro, eis que nossas orações se voltam a Deus em oração, na esperança de que o mundo há de encher-se de justiça; que a retidão há de circular nas ruas, nos lares; que o povo há de voltar-se para Deus e que tudo será melhor aqui. É claro que queremos isso e não vejo como desejos errados. Os santos e fieis servos de Deus almejam ver um ambiente social sadio aqui; queremos que nossos filhos e netos sejam felizes, que estudem, trabalhem e tenham boas condições financeiras; que sejam exemplos de vida enquanto aqui viverem.
        Não foi esse o desejo do salmista neste mundo? Davi expressou esses sentimentos, para que elementos perversos fossem arrancados da face da terra e homens justos reinassem aqui. Durante a história dos homens houve sim períodos de paz e de prosperidade espiritual e financeiro neste mundo e a razão disso posso atribuir ao fato que Deus sempre ouviu as orações dos santos e passou a agir com misericórdia. Podemos aprender com os santos anseios dos santos por um ambiente melhor neste mundo. Vemos esses desejos expressos pelo salmista no Salmo 144, a partir do verso 12. Seus santos desejos são manifestos por uma família onde os filhos são cheios de frutos de justiça no viver; que as bênçãos do trabalho incansável sejam mostradas em prosperidade e que o pavor seja retirado. Mas tudo isso acontece porque há um povo diferente na terra, que ora e que busca viver para Deus e para sua glória.
        Talvez o leitor esteja pensando apenas nos anseios do povo de Deus no Velho Testamento. Mas no Novo Testamento vemos como Paulo exorta o pastor Timóteo, para que leve a igreja a orar em favor da sociedade, em favor daqueles que estão revestidos de autoridade, enfim de todos os homens. Por quê? Ele responde no cap. 2 de sua primeira carta a Timóteo: “...para que vivamos vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito”. Então, vemos sim que deve haver da parte dos crentes uma santa ocupação aqui pelo bem deste mundo, afinal nós somos o luzeiro deste mundo; somos aqueles que
Fazem com que a justiça ainda brilhe e a santidade irradie por todos os lugares. Os crentes trazem do céu o oxigênio por meio da oração e fazem com que todos possam respirar o ar puro que vem da Nova Jerusalém.
        Diante desses fatos, o que podemos esperar deste mundo? Será que há qualquer possibilidade de que os homens venham a melhorar e que a maldade seja de uma vez por todas arrancada pela raiz? Será que há possibilidade de não vermos mais ladrões, assassinos e perversos? Estou apelando para o texto acima de Apocalipse 22. É claro que podemos amenizar a situação; é claro que Deus pode, por meio de um avivamento trazer temporariamente paz sobre a terra. Mas o texto de Apocalipse 22:11 nos mostrará que é impossível mudar o homem. O que Deus faz é acorrenta-lo com seu poder; é impedir que eles deem toda vazão quer querem dar aos seus impulsos de maldade provenientes de seus corações corrompidos. O que o texto de Apocalipse nos mostra é que este sistema mundano funciona como um rio, onde as aguas da maldade dos homens correm sempre e continuamente, até que o dia chegará quando o Senhor haverá de por ponto final nessa jornada de impiedade e injustiça.

Nenhum comentário: