quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

ANGÚSTIAS DO INFERNO (4)

“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza” (Salmo 116:
O QUE SIGNIFICA ESSAS ANGÚSTIAS AQUI: “...angústias do inferno”.
        Não somente os crentes, mas também todos os homens devem saber que Deus traz à lume um pouco das realidades do sofrimento que espera homens e mulheres que jamais se arrependeram e se converteram a Cristo. Não há como mostrar as glórias do céu e as perfeições que aguardam os remidos. Mas no tocante ao lugar de sofrimento eterno, os homens podem saber sim, porque aqui mesmo eles podem antecipar o sofrimento que há de vir. Se satanás tinha consigo todos os males, com os quais podia infligir sofrimentos em Jó, então é certo que ele e seus agentes são os terroristas do inferno; que os homens que aqui praticam terrores contra seus semelhantes em nada podem ser comparados com esses invisíveis seres, praticantes de terror, os quais aqui utilizam os homens, como usaram os caldeus e outras nações e em nossos dias usam terroristas no mundo inteiro. Então, podemos entender que eles o inferno está cheio deles e que ali continuamente infligem terror aos homens.
        Podemos afirmar com toda convicção que as angústias derivadas do inferno podem sim alcançar os homens aqui; que os homens estão mais próximos e susceptíveis a essas angústias, do que os prazeres que este mundo oferece. Notamos o quanto satanás está armado dessas atividades, porque assim que Deus o liberou, eis que ele saiu com todo prazer para demonstrar o quanto está apto para isso. Sabemos também o quanto homens e mulheres aos milhares sofrem neste mundo com as angústias do inferno aqui e que muitos são atormentados sempre. Também sabemos que crentes estão susceptíveis a essas angústias, porque elas vêm para nos mostrar o quanto somos odiados e o quanto nossa fé se torna ainda mais forte, assim que passamos por essas aflições.
        Precisamos tomar a linguagem daqui a fim de que entendamos o que realmente significa angústia. Estar angustiado significa que a pessoa está imobilizada na alma e que não pode ver qualquer sinal de escape. Em 1 Samuel vemos quando Davi retorna com seus homens para Ziclague, a cidade onde havia deixado as mulheres com seus filhos e pertences. Mas a surpresa que eles tiveram foi angustiante, porque quando ali chegaram descobriram que os amalequitas, haviam posto fogo na cidade e levado as mulheres, filhos e todos seus recursos. Os homens que seguiam Davi queriam suas famílias e seus pertences de volta e culparam Davi, a ponto de querer apedrejá-lo. Então, a maior angústia foi para Davi, mas esse homem de Deus imediatamente pôs sua fé em ação. Ele buscou a Deus com intercessão e o Senhor lhe concedeu a resposta, e assim foi com seus homens, matou os amalequitas e recuperou suas famílias, pertences e trouxe consigo os despojos dos inimigos.
        Mas, foi nosso Senhor quem sofreu a terrível angústia, quando antes da crucificação estava sozinho orando no jardim. O que ele disse ao Pai? “Minha alma está angustiada!”. Ali estava o Justo Senhor sozinho, nem seus discípulos compreendiam sua situação, porque veio ao mundo para isso. Foi ali que abandonado, todos os poderes das trevas o cercaram e sua alma entrou em tremenda angústia. Foi ali que ele experimentou o que realmente significa “angústias do inferno”, a fim de que pudesse resgatar seu povo escolhido.

Nenhum comentário: