terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

DIFERENÇA ENTRE O FALSO E O VERDADEIRO EVANGELHO (11 de 12)

        “Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho isso eu te dou: Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda!” (Atos 3:6)      
A PODEROSA MENSAGEM TRANSFORMADORA: “levanta-te e anda”.
        Essa mensagem foi autorizada por Deus aos seus servos. Isso significa que ninguém pode entrar nessa tarefa sem ter sido antes comissionado por Deus. Ninguém podia fazer o que Pedro e João fizeram. Milhares de homens têm corrido apressadamente na tentativa de pregar a mensagem que Deus não lhes entregou; muitos têm ido até mesmo com boas intenções, mas voltaram atrás, porque Deus não os chamou para essa sublime tarefa. Muitos foram os homens que andaram com Jesus, mas somente doze foram convocados para serem apóstolos e testemunhas da ressurreição do Senhor.
        Vou intensificar isso um pouco mais, justamente porque estamos presenciando em nossos dias essa multiplicação de elementos que a si mesmos declaram pregadores, apóstolos e pastores. Nos dias de Jeremias muitos fizeram a mesma coisa e se acharam profetas, enviados por Deus. Mas o cap. 23 de Jeremias mostra o quanto Deus odeia isso; o quanto homens vão ter que enfrentar a terrível ira de Deus, porque se ergueram para propagar uma mensagem que Deus não lhes entregou, por isso mostraram ser perigosos e carregados de armadilhas contra o povo. Quem não é mandado por Deus não pode suportar o peso da verdade, então há de pregar mentiras, mesmo que suas mensagens sejam caracterizadas por versos bíblicos e muito falem de Deus. Os pregadores transportam a mensagem celestial no coração; mostrar ser conhecedores da bíblia e são preparados para essa atividade que considero a mais importante tarefa dada a um homem.
        Então, a mensagem que Pedro e João tinham era extraordinariamente mais valorosa que prata e ouro. Assim é a mensagem que os servos do Senhor foram encarregados de pregar. Nada tem daquilo que tanto mundo espera e que tanto enaltece os homens. Pedro e João não foram celebrados como heróis, mas sim vistos como merecedores da prisão e da morte. Por que isso? Porque a mensagem do evangelho não vem daqui, mas sim do céu. Por isso que quando lábios ungidos pelo Espírito Santo abrem para proclamar a mensagem santa, eis que acontece o que Pedro e João ordenaram: “levanta-te e anda!”. Com essa ordem homens são arrancados dos poderes das trevas. Milhões e milhares estão nessa miserável condição, perdidos, sem rumo, assentados nas trevas, conforme a linguagem do Salmo 107:10: “Assentaram-se nas trevas e nas sombras da morte, aflitos, acorrentados”. Basta que olhemos para os homens no pecado, assim veremos o quanto não passam de pobres escravos que a cada dia fazem o que lhes é ordenado fazer.
        Notemos o que acontece quando alguém é libertado do pecado; como ele sai para a liberdade; como suas prisões são tiradas e como agora pode respirar a liberdade de andar pelo caminho certo. Notemos o que acontece numa tribo, onde o evangelho foi pregado. O que faziam aquelas pobres almas? Adoravam o sol, a lua e outros ídolos fabricados com suas mãos. Essa vil condição lhes empurrou para um viver social abaixo da condição até mesmo dos animais, vivendo na nudez, sem qualquer condição de entender o real significado de ser homem e ser mulher. Mas o evangelho muda. Conheci um índio que testemunhou o que Deus fez em sua vida, como vivia à semelhança de um animal. Mas quando foi salvo, eis que foi erguido para ser um homem. Agora vestia decentemente, trabalhava, pensava e agia como Deus queria, para o bem do seu povo.
        Eis aí uma pequena ilustração do que faz o evangelho. Cada vez que o pregador abre a boca e diz: “Em nome de Jesus, levanta-te e anda”, certamente coisas extraordinárias podem ocorrer no meio dos homens.

Nenhum comentário: