sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

A HUMILDADE E SUBLIMIDADE DO FILHO (8)

“Vim do pai e entrei no mundo, todavia, deixo o mundo e vou para o Pai” (João 16:28).
SEU TRIUNFO: “...todavia deixo o mundo...”
        Essa terceira lição é tão importante quanto as outras. Nosso Senhor não veio para ficar aqui. Ele veio cumprir sua missão de Servo de Jeová e retornar ao céu, para assumir seu trono de glória ao lado do Pai. Seu alvo foi a cruz em cumprimento das Escrituras e assim ele o fez de forma obediente. Então, é certo que saibamos que os planos de Deus tinham que ser cumpridos no tempo certo, com os elementos certos, segundo aquilo que fora predeterminado pelo Pai.
        Ele deixou o mundo no tempo certo. Certamente aquele momento quando ele comunicava essa verdade, seus discípulos estavam tristes, pensavam que viveriam aqui como órfãos, como ovelhas no meio de lobos. De fato muitas coisas eles não compreendiam até aquele momento, pois não tinham recebido para sempre o Espírito Santo, o qual lhes conduziria na verdade. Em todos os seus ensinos nosso Senhor comunicou o fato que ele logo deixaria este mundo. Normalmente em João vemos ele dizendo: “Eu vim para...” e isso significa um objetivo e que quando terminasse tal objetivo ele voltaria. Também, vemos como ele fala no cap. 14, prometendo aos discípulos que iria preparar lugar na casa do seu pai, para depois busca-los. Ouvimos também suas palavras na esplêndida oração de João 17, quando ele fala ao Pai do cumprimento de sua missão e pede para que o Pai lhe receba na glória. Enfim, nosso Senhor sempre comunicou esse fato aos seus discípulos, mesmo que eles estavam com suas mentes ofuscadas pelo sistema deste mundo, assim como ocorreu com aqueles dois discípulos no caminho para Emaus (Lucas 24).
        Que agenda impressionante e perfeita do Senhor! Ele foi assaltado por várias vezes pela fúria dos homens e do diabo, a fim de mata-lo, mas a bíblia responde que não havia chegado a sua hora ainda. Não havia poder algum que tirasse a vida do Senhor antes da cruz. Ele era o Cordeiro de Deus, cuja visão antecipada foi mostrada em todo Velho Testamento, para que todos os que amam a palavra de Deus pudessem entender tal verdade. Vemos em Isaque, quando Abraão o levou para ser sacrificado. Ali Isaque era o tipo de Cristo que o Pai entregaria nas mãos de inimigos, a fim de que fosse morto com a terrível morte de cruz. Em nada o Senhor perdeu tempo, seu programa foi agendado desde a eternidade, para que cada dia cumprisse o real objetivo da redenção. Pois é, ele cumpriu sim a vontade Deus e o Pai ficou satisfeito. Que relacionamento incrível! Ele não retornou ao Pai como um derrotado, pelo contrário, ele deixou o mundo perplexo, porque aquilo que este mundo incrédulo e vil jamais esperava, aconteceu. Para o mundo a morte é o fim, a morte desfaz tudo. Mas não foi assim com o Senhor, porque na sua morte ele venceu a própria morte.
        Quando ele retornou ao céu ele derrotou toda hoste inimiga do reino do pecado. Ele subiu e deixou aqui o diabo certo da sua derrocada e do fato que será lançado no lago de fogo. Ele deixou para traz a morte completamente desarmada em seu objetivo de atirar todos os homens no inferno. Na sua morte ele cumpriu aquilo que é dito em João 3:16: “...para que todo o que nele crê não pereça...”. Isso significa que milhares e milhares de homens do mundo inteiro seriam libertados da tirania dessa que tanto pavor causa aos homens. O Senhor deixou para traz um mundo pasmado com todo seu sistema religioso, político e cultural fadado à destruição.
        Onde está o Senhor agora? Assentado! Isso é motivo de perturbação para o mundo, porque a atividade do Senhor foi consumada e nunca mais os inimigos poderão se erguer. Agora o Senhor usa o tempo para salvar os seus eleitos e por seus inimigos debaixo dos seus pés.
                Jesus Cristo está assentado no seu trono de poder.

 

Nenhum comentário: