quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

O QUE SE ESPERA DESTE MUNDO (8)

“Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se” (Apocalipse 22:11)
ESPERAMOS A AÇÃO NORMAL DOS HOMENS.
        Não somente os homens são chamados de injustos, como também de “imundos”: “continue o imundo ainda sendo imundo...”. Apesar dessas palavras tão definidas do Senhor, eis que a mensagem evangélica de hoje quer pular sobre essa verdade, a fim de dizer que há aqui meios de mudar os homens. Então, o que vemos é uma proliferação de pessoas que afirmam serem evangélicas, mesmo que nada houve de mudança no viver em relação a Deus e sua palavra. O mundo quer usar o meio “evangélico  “ moderno, a fim de encobrir as trapaças e perversidades do coração.
        Mas a verdade é que, sendo os homens injustos, certamente vão manifestar essa condição deles no fato que serão vistos por Deus como imundos. Não há como mudar isso. A palavra traduzida como “imundo” não se refere à imundície conforme nós concluímos acerca de pessoas viciadas, adúlteras, e que praticam outras coisas semelhantes. A ideia que o termo transmite é de que, sendo a pessoa injusta ela se torna inadequada para servir a Deus. Tal verdade nos reporta ao sistema de culto no Templo do Velho Testamento. Sabemos que somente alguém da família de Arão podia entrar e servir no templo. Sendo assim, os outros eram considerados imundos. Vamos lembrar do rei Uzias, o qual achava que era tão importante a ponto de entrar no templo para oferecer sacrifícios, e sua insistência lhe custou caro, pois foi detido e atingido por Deus com a lepra (2 Crônicas 26). Por que isso aconteceu? Porque para tal serviço aquele homem era considerado imundo.
        Espero que a ilustração acima tenha servido para nos orientar no texto de Apocalipse, porque vemos que qualquer homem, qualquer mulher, qualquer religioso, não importa a idade, a igreja que frequenta, etc. Se não foi salvo e justificado pelo sangue do Filho de Deus, então é considerado completamente imundo e inadequado para o serviço do Senhor. Muitos pensam que levando alguém para uma igreja, batizando aquela pessoa, ensinando as músicas e os louvores, bem como outras atividades, então tal pessoa será “uma bênção”. Quanto engano envolve aqueles que pensam assim. Os injustos não herdarão o reino de Deus, não entrarão no céu, estão completamente fora, por isso aqui são desqualificados para o serviço do Senhor. Suas orações não servem; seus cânticos não serão sacrifícios agradáveis ao Senhor; eles ainda estão debaixo da terrível ira, porque não foram purificados pelo sangue do Salvador. Eles são vistos por Deus em Adão e não em Cristo; não são ainda nova criação de Deus, por isso estão no pecado.
        Que não brinquemos com isso! Que fujamos de toda tentativa em manipular Deus. Já lidei com muitos assim, que diziam serem crentes, membros de igreja e participantes do trabalho do Senhor, mas eram imundos, porque jamais foram salvos e justificados. Não esqueçamos que os princípios bíblicos são imutáveis, pois primeiro vem o sangue, depois o azeite. Em Adão, eis que os homens, por mais atraentes, educados, polidos e humildes que sejam não passam de imundos e inaceitáveis aos olhos de Deus. Deus não contempla os homens como nós, segundo a aparência. Ele vê o coração. Ele sabe que o problema do homem está ali; que é ali no coração que reside o mal; que a liderança do pecado vem do coração; que sendo os homens por natureza imundos, eis que estão prontos a mergulhar nas imundícies da carne e do mundo.
       Nós não mudamos os homens; podemos fazer com eles se tornem participantes de nosso clube religioso; que eles falem o nosso linguajar, mas o fato é que seus corações continuam os mesmos diante de Deus – arrogantes. Eles vão gostar de nós; vão idolatrar os pastores preferidos; vão lutar pela causa de sua religião, mas continuarão sendo imundos e completamente inadequados para servir a Deus.

Nenhum comentário: