segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

“ANGÚSTIAS DO INFERNO” (2)


“Laços de morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; caí em tribulação e tristeza” (Salmo 116:3).
CONHECENDO O INFERNO “...do inferno...”
Agora entraremos sim no exame dessa declaração impressionante do salmista acerca da experiência tão terrível que ele teve do inferno. É claro que ele não foi jogado lá, porque quem cai nesse abismo de terror é porque estava debaixo da ira de Deus e de lá não pode mais retornar. O que o salmista experimentou foram as angústias do inferno que se apoderaram dele, de tal maneira que ele não teve aqui nenhum lugar de socorro, por isso apelou para Deus e foi socorrido. Tendo isso em mente é importante para nós o fato que o único livro que pode nos mostrar as realidades do inferno é a bíblia. Aqui neste mundo jamais encontraremos qualquer informação, em nenhuma literatura nem em qualquer escola ou faculdade.    
Que as misericórdias do Senhor venham sobre nosso pobre ser, quando agora lutaremos para encarar verdades terríveis acerca do sofrimento eterno, bem como daquilo que muitos santos experimentam aqui e até mesmo de pecadores que passam por essas angústias, para depois receber a salvação que há em Cristo. O fato é que nós mesmos desconhecemos o real significado de “angústias do inferno” e a razão disso é que estamos acostumados com o sofrimento aqui. Poucos dias atrás minha irmã perdeu sua filha que sofreu um acidente e veio a falecer. Pude perceber quanta angústia passou aquela mamãe, quanto choro, tristeza pela perda da única filha. Com a graça de Deus, Nilza, minha irmã poderá com o tempo esquecer toda essa aflição que Deus permitiu que ela passasse, assim como ocorreu com Jó e outros santos do Senhor. As aflições e dores que enfrentamos aqui normalmente são passageiras, por essa razão fica difícil entender a linguagem do Salmista acerca das angústias pelas quais ele passou.
Mas preciso agora tomar as Escrituras, a fim de entregar esta mensagem acerca das angústias do inferno. Analisemos o que diz nosso Senhor, porque perfeitamente ele conhece o inferno e nós como alunos devemos humildemente aprender dele e com ele. Conforme o que vemos em Mateus 10, nosso Senhor descreve o inferno como um lugar de sofrimento físico e psicológico. Aquele capítulo é notável, porque nosso Senhor está orientando seus servos para a pregação do evangelho nas cidades israelenses. Então nosso Senhor adverte aos pregadores acerca do sofrimento que eles enfrentariam, por causa do seu Nome. Então, nessa circunstância nosso Senhor exorta seus servos a não temer os homens aqui com suas ameaças, mas sim a Deus. Examinemos o texto de perto: “Não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno, tanto a alma como o corpo” (verso 28).
Então, podemos ver que o Senhor deixa bem claro o fato que o inferno é o lugar onde os pecadores que caem ali sofrem física e psicologicamente os terrores e dores eternais. Não me pergunte acerca desse corpo que eles têm ali, porque eu creio que cada homem e mulher que ali são atirados recebem corpos adaptados para aquele lugar. Sendo assim, entendemos que não é apenas um sofrimento mental, mas sim homens completos em seus corpos e almas sofrendo para sempre sem qualquer esperança de melhoras e recuperação, como acontece aqui. Por exemplo, vemos como aquele homem rico que foi para o inferno roga ao pai Abraão que mande água por causa de sua intensa sede.
Minha esperança é que essas verdades abalem nossos corações tão dominados pelo orgulho do pecado. Que humildes sejamos para reconhecer nossos incontáveis débitos perante Deus e que somente o Salvador bendito é capaz de salvar pecadores dessa terrível condição que aguarda os culpados.

Nenhum comentário: