sexta-feira, 21 de outubro de 2016

DEUS QUER O BEM DO HOMEM? (7)

                       
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (MATEUS 23:37)
TODO PROBLEMA NÃO É COM DEUS, MAS SIM COM OS        HOMENS: “...vós não quisestes”.
        Eu sei que se não trouxer uma abordagem dinamicamente bíblica acerca desse assunto, certamente os homens irão procurar meios para acusar a Deus, para dizer que ele é injusto e cruel em relação à raça. Aliás, foi sempre assim, desde a entrada do pecado. E a situação em nada mudou, e a apostasia atual é a multidão de ímpios em grandes gritos contra Deus, declarando guerra contra ele, mesmo em face de tanta demonstração de bondade do Senhor em todos os detalhes. Mas o texto acima é grandemente revelador, porque nosso Senhor mostra onde está o problema. Está com Deus? Claro que não! O Senhor enfatiza bem que sua bondade, em meio às reações criminosas de uma nação que tanto benefício recebeu de Deus: “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados!...”.
        Essa é a forma normal como os seres humanos retribuem a Deus; ao invés de adorá-lo humildemente, eis que eles se inclinam para pegar pedras e matar os emissários celestiais. Ao invés de acolher o recado de amor com atitude de humilhação, eles expõem seu ódio, com satânica disposição de exterminar os servos do Senhor da face da terra. E nosso Senhor cheio de ternura, paciência e compaixão deixa a conclusão certa e bem definida: “...e vós não quisestes”. Não é algo aterrorizante? Tal verdade não nos leva à humilhação? Será que nós mesmos não podemos ver que somos da mesma natureza? Que nós temos as mesmas atitudes vis e hostis contra esse maravilhoso Deus? Diante desse fato eu mesmo me sinto envergonhado de mim mesmo, porque sou tão pecador quanto qualquer israelita. Por isso vou me empenhar a mostrar essas verdades à luz da doutrina bíblica.
        Eles nunca quiseram porque sempre a disposição deles foi para fugir de Deus. Incrível, mas aquele povo que tanto recebera benefícios extraordinários, partindo da poderosa mão de Deus, sempre estiveram prontos a gritar, brigar, discutir e rebelar contra a liderança santa, bendita e sábia de um Deus perfeito em amor. Os homens sempre agiram e vão agir assim em relação a Deus. Não importa se são religiosos ou não, e parece que quanto mais se apegam às suas tradições religiosas, piores ficam. Encaremos firmemente a situação do homem no mundo inteiro. Sua história é de amor a Deus? Claro que não! Sua história é de humilhação, arrependimento e obediência ao Senhor? Claro que não! Sua história é de busca ansiosa pela bíblia, com santo desejo de conhecer o Deus da revelação? Claro que não! Têm eles desejo de santidade, piedade e misericórdia? Claro que não! Carregam eles em seus corações o temor do Senhor que lhes impulsiona a fugir do mal e a buscar o bem do próximo? Claro que não!

        Os verdadeiros crentes humildemente consideram isso e confessam que eles são o que são pela graça; que se não fosse a intervenção compassiva de Deus eles mesmos agiriam como rolo compressor para esmagar seu próximo. Será que a religião tão nobre de Saulo de Tarso o levou a amar a Deus? Claro que não! Ei-lo pronto a guerrear contra o Senhor e exterminar da face da terra todos os seus seguidores. Nossa história é de terror e não de amor; nossos motivos ocultos era o de agir com malícia, maldade e criar tropeços para os outros; nosso orgulho nos levava a ignorar Deus e agir como se ele não existisse ou estivesse por perto. Nunca houve na história da raça qualquer geração que agisse melhor do que outra, porque todos nós viemos do pecado, caímos em Adão e precisamos encarecidamente dessa visitação de amor de Deus para nos libertar.

Nenhum comentário: