sexta-feira, 28 de outubro de 2016

DEUS QUER O BEM DO HOMEM? (12 de 13)


“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (MATEUS 23:37)
QUAL A ESPERANÇA PARA O HOMEM?
        Não há qualquer esperança no homem, porque nada há de mudar nele.  Sua natureza para o pecado é como a de um leão para carne. Ele está tão distante de Deus e Deus é para ele tão estranho, que nada mexe com seu ser no que tange ao conhecimento do Senhor e da sua palavra. Ao mencionar-lhe acerca da bondade de Deus, sua reação será a mesma de uma serpente quanto a um bem que lhe foi feito. A divindade será bem aceita por ele, se estiver revestida de promessas para seu bem-estar  neste mundo, por essa razão as maravilhas do evangelho e da salvação em Cristo serão motivos de desprezo. Quanto a decisão deles é buscar no mundo tudo o que eles tanto almeja, sonham e ambicionam, por isso se houver alguma divindade, que esse suposto deus venha trazer-lhes sorte para um viver melhor aqui.
        Também, não há qualquer esperança no homem, mesmo que toda oferta da preciosa salvação em Cristo esteja perante seus olhos. Se falar da cruz, eles a tomarão como uma espécie de idolatria; se falar de Jesus, este será para eles motivo de dó; se falar do céu, tal lugar será desprezado, porque lá não tem os encantos mundanos que tanto lhes atraem; se falar do inferno, eles acharão que o sofrimento de lá é comparado ao que eles têm aqui; se mencionar a morte, eles a verão ainda distante e se ela chegar, eles a terão como fonte de descanso; se falar acerca do diabo, seus pensamentos imaginarão um ser da mitologia e das crenças mentirosas;  se abrir as Escrituras, eles a desprezarão porque a incredulidade tapou-lhes os ouvidos e cegaram seus olhos, além do fato que o pecado lhes tornou preguiçosos  e indispostos a examinar aquilo que Deus tem falado aos homens.
        Olhemos para os homens e lembremos bem do que ocorreu conosco. Esse foi o tipo de vida que eu tinha na minha ignorância. A luz veio a mim porque só havia escuridão em meu ser. Eu não cria e nem tinha intenção de crer em Deus, conforme seus ensinos; eu não tinha qualquer vontade de dar sequer um passo para ele. Aliás, todos os sinceros crentes falarão a mesma coisa e eles têm a mesma confissão de que foi o Senhor quem lhes arrancou da triste condição. Mas, vamos ver a linguagem de Paulo aos Colossenses, em tom de louvor ao Senhor: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” (Colossenses 1:13). Encaremos de perto o que Paulo diz aos Efésios, que eles viviam sem esperança e sem Deus (ateus) no mundo (Efésios 2:12). Olhemos o que a bíblia fala da lei, como sendo perfeita lei de Deus. Vejamos como ela revela a malignidade do coração do homem; como ela declara que todos, sem exceção são culpados e estão debaixo de maldição (Romanos 3).

        Diante dessas verdades temos razão para pregar e pregar constantemente sobre a bondade infinita de Deus; temos razão sim para dizer o quanto o reino de Deus é acima de tudo um cenário de amor, das riquezas de sua bondade; de que Deus não fica abrindo seu arsenal para mostrar as armas de sua vingança. Ele mostra aos homens no mundo inteiro o quanto sua mesa é farta, que tudo está estendido a todos, a fim de servi-los com o bom, o melhor e o excelente da sua criação. Que a luz está acesa e que não há qualquer desculpa para ninguém; que todos, homens e mulheres são responsáveis em ver tudo isso. Não há lugar para a ignorância deles; não há desculpas para o fato que eles pecaram. Tudo agora indica que cada um deve sim, se humilhar perante esse grande e maravilhoso Senhor, Rei dos reis e digno de toda adoração e temor.

Nenhum comentário: