sexta-feira, 14 de outubro de 2016

DEUS QUER O BEM DO HOMEM? (4)




“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (MATEUS 23:37)
A BOA VONTADE DE DEUS PARA COM OS HOMENS NA HISTÓRIA BÍBLICA.
        Posso afirmar, também, que a criação de Deus prova o quanto o Senhor é tão bondoso, benigno; que seu reino é de extensa compaixão por homens vis, idólatras, rebeldes e arrogantes. Vemos como em toda criação nada falta aos homens e que em tudo eles têm como preparar a refeição de cada dia. O Salmo 104 mostra a criação como um imensa mesa bem arrumada e preparada por Deus, a fim de suprir aos homens e aos animais tudo o que eles precisam para viver seus dias aqui. Em nada o Senhor mostra ser mesquinho e cruel para com suas criaturas. Mesmo quando homens se dispõem a manter arrogantes e dispostos a marchar contra Deus, a fim de ampliar seus bens aqui, mesmo assim o Senhor tem usado de muita compaixão com alguns deles, como foi o caso de Nabucodonosor e Jeroboão.
        Acha algo assim entre os homens? Jamais! Os homens são cruéis, perversos e ditadores no trato com seus semelhantes; a história prova tudo isso e mundo atual em nada é diferente daquilo que ocorreu no passado. Mas no que tange ao Senhor e criador, ele é o mesmo, jamais mudou. Os homens colhem o que eles plantam; suas vidas cheias de presunção e de ódio contra Deus marcam o fato que eles sofrem os resultados de seus próprios pecados. Se não fossem os decretos divinos para diminuir o tempo de vida dos homens aqui, eis que eles usariam a saúde e seus dias aqui, a fim de se fortalecer ainda mais na maldade que lota seus corações. Quando o Senhor se ergue para executar sua fúria contra nações, como ocorreu com Sodoma e Gomorra e com outras nações na história, é porque os homens passaram do limite e suas práticas pervertidas e dissolutas. Ninguém poderá acusar Deus de qualquer ato cruel, porque ele sempre agiu e age tendo como base sua santidade, justiça e juízo. Mas mesmo assim eis que ele se apresenta como um Deus que é cheio de compaixão e que é tardio em irar-se (Naum 1:3), assim como ele agiu com Nínive (Jonas caps. 3 e 4).
        É claro que a criação de Deus está cercada de seus santos juízos; por todo lugar onde os homens pisam está cheio de armadilhas perigosas que podem arrancar os homens deste mundo a qualquer instante. Mas por outro lado vemos a providência de Deus a fim de trazer livramento para muitos. Tenho um amigo e ele me contou que viveu na selva amazônica e que ali é um lugar de fartura em tudo o que o homem precisa para viver. Gosto muito de assistir programas que ensinam como sobreviver em lugares difíceis e tais lugares mostram que quando tudo parece perdido, Deus tem deixado meios para que homens escapem da fome e da sede. Não há lugar neste mundo onde Deus não tenha deixado as marcas preciosas de sua imensa bondade. É claro que ao mesmo tempo ele concede aos homens a capacidade e sabedoria para adquirir as coisas. Também vemos com destaque o fato que para seus servos o Senhor tem feito coisas incríveis, mostrando como tudo está à disposição para suprir suas necessidades, como o caso de Elias sendo sustentado por corvos; como o caso dos discípulos que pegaram aquele peixe de cuja boca acharam a moeda que foi usada para pagar o que deviam.
        Minhas palavras são poucas, mas elas ajudam aqueles que querem compreender o quanto o Senhor quer o bem dos homens e não o mal deles. O quanto aquele que veio ao mundo realmente amou os homens porque se fez Homem. Podemos esquecer seus atos de cura e de multiplicação dos pães? Claro que não! Não devemos nós humildemente prostrar perante ele e exaltar essa majestade santa?

Nenhum comentário: