quinta-feira, 13 de outubro de 2016

DEUS QUER O BEM DO HOMEM? (3)




“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (MATEUS 23:37)
A BOA VONTADE DE DEUS PARA COM OS HOMENS NA HISTÓRIA BÍBLICA.
        Deus sempre comunicou sua bondade aos homens, não há quem possa acusá-lo de qualquer ato perverso ou injusto, mesmo que a injustiça perversa e impiedosa dos homens requer que eles sejam punidos. O Senhor não é obrigado a comunicar sua bondade, seu amor e seus atos compassivos à raça caída, mas ele o faz com prazer, porque seu reino em toda face da terra é uma grandiosa demonstração do quanto o Rei da glória é amável, gentil e misericordioso para com uma raça caída, indigna e merecedora do castigo.
        Vemos também sua bondade através da sua perfeita lei. Mesmo que a lei seja perfeita e que ela exige perfeição de todos, mesmo assim a lei de Deus é santa, pura e boa. É verdade que a lei desperta a fúria arte de pecar no homem, mas esse despertamento reflete não problema na lei, mas sim no homem. Um bom médico pode usar seus equipamentos modernos a fim de descobrir uma enfermidade letal e ninguém pode acusá-lo de que foi sua ferramenta de trabalho que trouxe o problema. O que foi descoberto já estava ameaçando a existência do paciente antes da sua chegada ao médico. Assim é a lei de Deus. Nós podemos olhar para ela em todas as suas exigências e ver o quanto seríamos felizes neste mundo, se pudéssemos obedecê-la em toda sua perfeição. A lei diz: “faça isso e viverás”. Ela não diz que haverá morte ao obedecê-la, mas sim, que haverá vida.
        Aliás, o mundo inteiro deve completa gratidão a Deus, porque mesmo os homens sendo malignos, vis e rebeldes, Deus tem acionado sua lei, a fim de preservar os homens de tantos males trazidos pelo pecado à raça. Então, concluímos que não há qualquer ato de crueldade da parte de Deus em relação ao homens; vemos que mesmo diante da santa e justa lei são os homens que revelam sua hostilidade e prontidão para rebelar contra o Senhor tão bondoso, paciente e amável. Encaremos por exemplo a nação de Israel, pois o Velho Testamento mostra como foi que Deus agiu com aquele povo; como foi que Deus arrancou a nação da tirania egípcia e levou para Canaã, dando-lhe tudo, toda fartura, todo bem, todo conforto, todo livramento dos perversos inimigos.
        Sejamos sensatos e examinemos tudo ao nosso derredor. Somos donos de alguma coisa neste mundo? O que temos que realmente veio de nossas mãos? Não é verdade que tudo recebemos de Deus? Olhemos nossos corpos, nossos bens, nossa família, nosso emprego, nossas capacidades intelectuais, etc. Vejamos bem se houve qualquer coisa mínima ou grande que veio de nós mesmos! Mas porventura, temos nós capacidade de entender isso? Somos diferentes dos judeus? Temos por natureza uma disposição de render graças ao Senhor e devotar-lhe naturalmente adoração? Claro que não! A nossa atitude por natureza é sempre desviada da verdade; é sempre inclinada à rebelião. Se houver qualquer disposição de gratidão, devoção, respeito e temor, tal atitude não vem de nós mesmos, mas sim da operante graça de Deus.   Quão maravilhoso é o Senhor! Não houve, nem haverá qualquer ser humano ou anjo que possa apontar qualquer ato perverso da parte dele. Os homens vão para o inferno porque querem ir para lá; homens escorregam no abismo de pecado porque a natureza deles é propensa a isso e eles mesmo estão convencidos de que são poderosos, espertos e sábios nesse caminho tão perigoso no qual andam dia a dia.
        A mensagem do evangelho realmente é manifestação das riquezas incríveis da misericórdia de Deus em relação aos homens; a boa vontade sempre foi dele e nunca dos homens. E a eternidade há de mostrar que mesmo no inferno e lago de fogo, os homens estão sempre prontos a mostrar seu ódio e disposição de caluniar Deus.

Nenhum comentário: