quinta-feira, 20 de outubro de 2016

DEUS QUER O BEM DO HOMEM? (6)


“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (MATEUS 23:37)
A BOA VONTADE DE DEUS PARA COM OS HOMENS NA HISTÓRIA BÍBLICA.
        O fato é que a salvação de Deus em Cristo está exposta aos homens e milhares já tiveram oportunidades de ouvir acerca da tão grande salvação. O plano da eleição não remove o fato que os homens precisam se humilhar perante Deus; a eleição indica que Deus está agindo misericordiosamente em relação a uma raça que jamais quis nem há de querer a provisão celestial de Deus. A salvação em Cristo é a prova mais clara e contundente de que Deus amou os pecadores e que em sua graça quer aquilo que é infinitamente melhor do que qualquer bênção material. O fato que os homens não querem a mais poderosa e graciosa dádiva do céu não os isenta de sua responsabilidade, aumentando ainda mais a culpa e declarando que, se odeiam a excelência de Deus, então é óbvio que estão detestando o que Deus tem dado diariamente de suas bênçãos materiais. Noutras palavras, tudo está refletindo o fato que o homem se mantém em seu estado de rebelião contra Deus.
        Mas também, os juízos de Deus sempre mostraram e mostram o quanto o Senhor é um Deus de bondade. O fato que os falsos mestres encheram as mentes e emoções dos homens com uma ideia errada de Deus, mostrando uma imagem irreal, mundana e cheia de fantasia. Se os homens ignorarem as Escrituras, serão ainda mais culpados por não conhecer melhor o que elas dizem acerca do verdadeiro Deus. O mundo mostra os espetáculos dos juízos de Deus em todos os detalhes, e o fato é que Deus assume tudo o que faz porque é soberano, Senhor e Rei, tendo o direito de fazer o que ele bem quiser fazer na face da terra.
        Os atos punitivos de Deus são revelados em todos os aspectos da vida. Deus está atuando no meio dos homens, e por meio da criação e outras maneiras ele tem trazido punição às nações; homens e mulheres são julgados; nações são destruídas; elementos perigosos são acionados para destruir; o sol, a chuva e outros elementos usados por Deus para trazer-nos benefícios diários, são também usados para mostrar o quanto ele reina e dá suas ordens, conforme ele mesmo fala em Amós 4. Tudo isso é feito por Deus para trazer temor aos homens; para que os perversos saibam que eles não podem conviver com o bem e com suas maldades ao mesmo tempo. Quando os homens pensam que a vida está boa, que tudo é belo e próspero ao derredor, eis que de repente tudo muda e o cenário torna-se sombrio e mortal. Por que isso? Porque ele reina e pune os povos. Mas, os homens precisam saber que os atos punitivos de Deus não aparecem antes que ele mostre sua imensa e indescritível bondade. Gerações e gerações passam cometendo seus atos torpes e vis, mas mesmo assim homens e mulheres não deixam de receber das mãos provedoras de Deus tudo o que eles precisam para viver dia a dia. É claro que a punição final e eterna dos homens é a morte eterna e que o inferno aguarda os impenitentes. Que manifestação de amor desse santo Senhor! Que reino de misericórdia desse Deus todo-poderoso que é capaz de  destruir toda essa raça num só instante.

        O que ele requer dos homens? Não é humilhação? Claro! Só isso! É o orgulho do coração que faz os homens agirem assim, como se a terra fosse deles; como se eles tivessem todo direito de andar como andam de forma irresponsável perante o Criador e Senhor. Glórias ao seu nome! Ele vai infinitamente além, pois prova o quanto sua bondade é algo que os homens não podem explicar. O fato é que agora mesmo ele está expondo aos homens do mundo inteiro o fato que eles estão perante um cenário de amor, de justiça, de pureza, etc. Então, cada homem é de fato responsável.

Nenhum comentário: