quarta-feira, 19 de outubro de 2016

DEUS QUER O BEM DO HOMEM? (5)

                        
“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (MATEUS 23:37)
A BOA VONTADE DE DEUS PARA COM OS HOMENS NA HISTÓRIA BÍBLICA.
        A história bíblica claramente mostra o quanto o Senhor prova sua bondade aos homens. O destaque maior é a obra da salvação. Eu sei o quanto destaco aqui a poderosa doutrina da graça eletiva, do fato que Deus elegeu um povo para si antes da fundação do mundo. Destaco o fato que não fosse essa eleição, jamais qualquer ser humano chegaria a Deus por decisão própria, e a razão óbvia é que a doutrina da depravação total declara quem o homem é; que no pecado seu ser é completamente avesso à vontade de Deus. É simplesmente impossível para qualquer nascido de Deus querer saber de Deus,  pelo contrário, seu ódio contra o bondoso Senhor é revelado em todos os seus atos, nos pensamentos, nas emoções em todos os detalhes desta vida.
        Mas o fato que Deus há de salvar uns e rejeitar outros, não diminui a força da bondade de Deus ao mundo perverso e caído em Adão. É claro que nem todas as nações que viveram na terra e que ainda vivem puderam ouvir a mensagem do amor salvador do Senhor, e a razão é que Deus, em seus atos de misericórdia não é obrigado a transmitir sua misericórdia aos homens. O que nosso Senhor fez em toda história foi transmitir a alguns o fato que ele é tão bondoso, a ponto de enviar sua doce salvação ao mundo. Vemos essa história revelada a Israel em todo Velho Testamento e a maior parte das nações no mundo já pode ouvir e ainda estão ouvindo acerca da história do amor de Deus enviando seu Filho ao mundo, a fim de trazer salvação aos homens. Milhões e milhares um dia saberão que um dia ouviram a verdade do grande amor de Deus, mas que rejeitaram (2 Tessalonicenses 2).
        Mas o que quero ressaltar aqui é o fato que se serão salvos ou não, milhares ouviram e ouvem a mensagem da cruz. Mesmo a presença de falsos mestres indica que satanás trabalha arduamente, a fim de que a mensagem seja confundida, mas tudo isso significa que a verdade habita; que há guerra contra a verdade; que há batalha das trevas contra a luz, da mentira contra a verdade. Sempre foi assim e milhões e milhares jamais poderão negar o fato que ouviram e que a condenação deles será ainda pior. Vemos o quanto homens e mulheres ouvem a verdade e rejeitam; muitos recebem conhecimento bíblico; muitos recebem ensinos bíblicos, mas seus corações ficam mais endurecidos contra Deus e contra a verdade de Deus. Eu mesmo já lidei com muitos que morreram conhecendo a verdade, mas que permaneceram com seus corações endurecidos até à morte. Muitos estão vivos e ainda mais indispostos à conversão a Cristo.
        Tais pessoas podem negar o amor e bondade de Deus? Claro que não! Homens naturais recebem a luz do céu e mesmo sendo naturais, com seus ouvidos e mentes ligadas ao mundo, podem sim saber que Deus enviou seu Filho ao mundo; que quem crê de todo coração é salvo e quem endurece vai ficando ainda pior à cada dia. Lembramos de Israel nos dias anteriores à conversão de Saulo de Tarso, como aqueles líderes religiosos, fanáticos e arrogantes estavam dispostos a matar Estevão, mesmo ouvindo uma mensagem tão clara, conforme aquele homem de Deus pregou (Atos 7). Houve conversão? Houve uma reação positiva a esse ato de bondade de Deus? Claro que não! O resultado foi o apedrejamento e morte de um homem santo e justo.
        O mundo age assim, mesmo sabendo de tudo o que foi feito, a fim de que pecadores se convertam e sejam salvos. Nada modifica o fato que Deus é bondoso e que age assim, notificando ao mundo essa tão grande salvação. E quanto mais ouvem a verdade, a tendência é que corações fiquem ainda mais endurecidos e obstinados contra Deus.


Nenhum comentário: