terça-feira, 25 de outubro de 2016

A MARAVILHOSA IGREJA DE CRISTO II (10)


                A IGREJA E A SUA POSIÇÃO:  “...formosa como a lua...”
 “Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, pura como o sol e formidável como um exército com bandeiras?”” (Cantares 6:10)
OS TRAÇOS DA BELEZA DE CRISTO NO SALVO.
        Creio que é de grande proveito aos que são sinceros crentes saber quais são os traços da beleza de Cristo naqueles que um dia foram achados pela graça e que foram salvos. É claro que a lua não resplandece como sol, porque se fosse assim não teríamos noite. Assim também a igreja ainda parece apagada e sua luz parece ofuscada; o mundo ainda está mergulhado em escuridão e muitas vezes, acontece que a igreja nem sequer aparece com sua fulgurante luz. Mas o fato é que os  traços perfeitos da perfeição de Cristo serão vistos na eternidade, porque somente e tão somente após a ressurreição que a igreja será vista na semelhança do Senhor.
        Mas os traços da beleza de Cristo são espirituais e não naturais, por esse fato esses traços o mundo não as verão, porque o mundo se interessa por aparência, por aquilo que é meramente físico, assim como Israel se interessou pela beleza de natural de Saul e desejou tê-lo como rei (1 Samuel 9). Mas estou dirigindo-me aos crentes e eles realmente querem saber o que Deus fala acerca deles; eles querem e devem conhecer os tesouros da graça e como a salvação ligou-os eternamente a Cristo. O que o mundo pensa dos crentes não interessa, porque não tem valor, mas importa para nós o que Deus fala a nosso respeito, devido a nossa posição em seu Filho. Por essa razão me empenharei para dar aquilo que foi passado a nós pelo Espírito da glória.
        A posição da igreja é vista no modo como vivem os crentes, como eles estão ligados no coração ao Senhor. Ora, é isso o que a Palavra transmite a nós: “Vós em Cristo”. Quando estamos ligados a alguém então seu viver passa a ser nosso viver, assim como acontece num viver conjugal, quando o casal passa a pensar juntos como se fosse uma só pessoa. A ligação dos crentes com Cristo é um mistério completamente insondável para o mundo, mas os crentes entendem isso no íntimo, porque o mundo torna-se um lugar para que essa ligação eterna manifeste. Os crentes querem e anelam que Cristo seja glorificado no viver deles, e às vezes isso custa sofrimento, angústia, tristeza e solidão.
        Quem pensa que ser crente é ter a multidão consigo e o mundo lhe apreciando, está redondamente enganado. Não têm pessoas mais isoladas e abandonadas pela sociedade mundana do que os crentes. Eles pensam diferentes e seus sentimentos são opostos ao mundo. Os crentes estão ligados ao céu, enquanto o mundo está ligado à terra; o deus dos mundanos são seus ídolos feitos por mãos ou aqueles que são criados em suas mentes enganadas. Normalmente o mundo está perguntando aos crentes: “Onde está o vosso Deus?” (Salmo 115:2), porque o Deus dos crentes é invisível, enquanto seus deuses são feitos por eles e vistos por eles. Mesmo as pessoas mais chegadas aos crentes, como um cônjuge, filho, mãe, pai, amigo ou parente, não importa, o fato é que eles ficam distanciados e passam a odiar os crentes.

        É claro que essa situação pode trazer sérias provas à nossa fé. Muitos crentes tendem a afastar-se porque não querem ficar sozinhos e tachados como anacoretas. Mas a verdade é nossa ligação com os crentes nos faz pessoas que amam o Senhor e que não conformam com o estilo de vida deste mundo. Nosso Deus nos chamou para que fôssemos santamente dele; nosso Senhor nos ensina como o mundo é corrompido e inimigo de Deus. Por essa razão sofremos o que sofremos porque queremos obedecer ao Senhor e não aos homens; andamos para cima e não para baixo; nossa pátria é o céu e não a terra.

Nenhum comentário: