quarta-feira, 26 de outubro de 2016

DEUS QUER O BEM DO HOMEM? (10)


“Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintainhos debaixo das asas, e vós não quisestes! (MATEUS 23:37)
QUAL A ESPERANÇA PARA O HOMEM?
        Diante de tudo aquilo que pude mostrar usando as Escrituras, pergunto se há qualquer esperança no homem? Mas, sei o quanto a força da mentira é impetuosa e dinâmica nos corações rebeldes; sei o quanto os homens querem desafiar a verdade e declarar que há nos seres humanos um lampejo de bênção e de esperança; que Deus espera do homem uma decisão melhor para um mundo melhor. Ò, quão enganoso e corrompido é o coração! Ò, quão sensível e cheio de autocompaixão é o homem no pecado! Não é necessário que esses sintomas do mal sejam expostos? Não é necessário que toda tentativa de manipulação seja revelada?
        Primeiramente, não há esperança para o homem, porque Deus nada espera do homem. Eis o que Jó pergunta: “Quem da imundície poderá tirar coisa pura? Ninguém” (Jó 14:4). Será que o coração do homem é um depósito do bem? Claro que não! Ele é enganoso (Jeremias 17:9) e ateísta (Salmo 14:1). Além disso, quando foi que Deus esperou do homem alguma coisa? Deixado solto, exposto a tudo e sem os laços da potente mão do Senhor, eis que os homens são agem como feras correndo à busca de satisfação das paixões infames que habitam em seu coração e que queimam em seus corpos. Não fosse a intervenção misericordiosa de Deus, eis que os homens marchariam neste mundo para destruir uns aos outros.
        Vou além para afirmar que em nada Deus espera qualquer coisa do homem, porque nada tem para dar a Deus, bem como em nada quer saber de Deus. Não adianta querer provar aqui ou ali, nas experiências desta ou daquela pessoa. A verdade já nos foi comunicada que ali no Éden nós simplesmente confessamos nosso ódio ao criador, passamos a detestá-lo, voltamos as costas para fugir do seu amor e bondade, a fim de ouvir “doce” voz do pai da mentira. Mudamos de lá para cá? Será que os anos trabalham para limpar os corações de toda impureza? Claro que não? Será que uma casa fechada por muito tempo terá em si mesma o poder de limpar-se de toda sujeira? É de se esperar que uma máquina quebrada há de consertar-se com o passar do tempo?
        Outro detalhe que aqui acrescento é que o pecado tornou os homens em defuntos espirituais (Efésios 2:1), e sendo assim, o que se espera de defuntos? Será que os dias na sepultura vão modificar e aperfeiçoar um corpo fadado à putrefação? Que sejamos cheios de sabedoria e de bom senso ao examinar as coisas. Todos os verdadeiros crentes confessam sim, que não fosse a compaixão de Deus estariam sim atirados nos atos mais terríveis do pecado e até mesmo dispostos a saudar o inferno com um “bem-vindo”. Que esperança tinha as irmãs de Lázaro? Porventura, as duas inconsoláveis irmãs queriam que Jesus trouxesse o corpo de seu irmão na condição que estava na sepultura?

        Oh! Quero ser o mais persuasivo, a fim de que meus leitores compreendam essas verdades tão humilhantes. Seremos mais fortes quando nos sentimos quebrantados por Deus em face da verdade. Se recusarmos ouvir o que nos foi entregue, então seremos humanistas e não bíblicos. Sendo assim seremos incapazes de amar verdadeiramente as pessoas e não estaremos aptos para engrandecer o nome do Senhor em nosso viver. E devemos saber mais que tal atitude é de extremo perigo, porque se estivermos neste mundo para lisonjear os homens, então é certo que desprezaremos ao Senhor. E qualquer crente que dispuser a agir assim certamente terá sua vida ceifada bem cedo, porque o Senhor não tolera tal atitude da parte dos seus servos.

Nenhum comentário: