quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (45)



Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração” (verso 11)
         A MANIFESTAÇÃO DA FELICIDADE “Alegrai-vos... regozijai-vos...exultai...”
         Caro leitor convido-lhe a manter os olhos da fé abertos nesse salão de festa da graça do verso 11. Conheçamos o verdadeiro ouro, as pérolas celestiais que adornam os santos de Deus neste mundo. Que maravilhosa graça! Que riqueza envolve o viver dos santos neste mundo! Por isso devemos esforçar em saber o que significa essas palavras ditas pelo Espírito de Deus nesse Salmo: “alegrai-vos...regozijai-vos...exultai...”.
         A verdadeira sabedoria evidenciará em força: “Alegrai-vos no Senhor...”. Como essa felicidade se manifesta em força? Digo e afirmo que há de manifestar-se em verdadeira adoração, porque são corações gratos e tementes; são homens e mulheres que conheceram o amor eterno que lhes salvou, por isso podem adorar a Deus de maneira sábia e cheia de emoções. A riqueza da graça é forte no coração de um salvo, por isso supera todo mal e toda aviltação que envolve as aparências físicas e mundanas. Os salvos podem render graças e o fazem em qualquer ocasião, mesmo enfrentando as ondas do mal, porque a fé obediente enxerga a grandeza e soberania de Deus usando todas as coisas para o bem eternal dos santos (Romanos 8:28).
         Mais do que isso, os santos agora estão motivados no coração e também por fora, porque toda criação impulsiona os santos. São como súditos que preparam o caminho dos filhos do rei: Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas. Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará” (Isaías 55:12,13). Caro leitor, os salvos são os sacerdotes neste mundo, e por meio deles é que toda criação realmente louva a Deus!
         Prossigo em afirmar que a felicidade que brota dos corações santificados evidencia-se em sabedoria: “...regozijai-vos...”. Percebe-se que o Espírito de Deus nos instrui a avançar à medida que obedecemos; que quando conquisto a vitória sobre a carne e sobre toda aparência é que percebo que maiores tesouros da graça podem ser retirados, a fim de que sirvamos ao Senhor neste mundo. “Alegrar no Senhor” é apenas o passo inicial e não podemos ficar apenas nessa condição, porquanto temos muito para dar, os santos carregam as maravilhas da graça neste mundo e o mundo precisa conhecer essas preciosas e úteis bênçãos neste mundo tão carregado de miséria. Quando estamos alegrando no Senhor, a luz da felicidade ainda não brilha tanto, por isso que imediatamente aparece a ordem: “...Regozijai-vos...”, e é sobre isso que aprenderemos agora.
         “...Regozijai-vos...” indica que os santos de Deus adornam o mundo com as maravilhas dos céus! Aonde chegam os santos de Deus levam consigo as luzes da graça, porque por onde andam presenciam miséria, tristeza, dores e todo tipo de destruição causado pelo pecado. Por isso os salvos levam vida onde há luto. A morte chega em todos os lugares para por um ponto final em toda esperança, alegria e felicidade inútil deste mundo, mas eis que os santos de Deus chegam para exibir as maravilhas da graça; somente eles chegam para afirmar que Cristo triunfou sobre a poderosa morte e que venceu soberanamente o inferno. Os santos de Deus mostram que crêem naquilo que os olhos não vêem; que esperam aquilo que o mundo ignora; que sabem que a morte é apenas o começo da realidade eterna.
         A presença dos santos, também traz a lume a realidade do desespero eterno e mostra aos pecadores que a única esperança para a salvação deles está em conhecer o Salvador bendito! Milhares são tirados da morte para a vida, e têm seus olhos abertos para o conhecimento daquele que veio ao mundo para destruir as obras do diabo!

Nenhum comentário: