segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (6)



Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” (verso 3)
         No texto lido, no verso 3 do salmo 91 o Espírito de Deus mostra triunfantemente a vitória daquele que é crente; mostra de forma clara que o Senhor há de livrar aquele que é salvo da peste perniciosa que é a morte. “Ele te livrará”. Que lição impressionante! Que vitória triunfal do crente! O Apóstolo Paulo afirma na segunda carta aos Coríntios que “Dia após dia, ele Paulo experimentava sofrimento que quase o levava ao desespero, mas aquele fiel servo do Senhor mostra com uma fé bem definida que a confiança dele era naquele que podia livrá-lo de tão grande morte: Veja o que ele diz em 2 Coríntios 1:10 a respeito de Deus: “O qual nos livrou e livrará de tão grande morte, em quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos”.
Então, o verso 3 do Salmo 91 constitui no verdadeiro ensejo, numa  motivação de ânimo para aquele que é um verdadeiro crente em Cristo. É uma informação de que há um caminho de perfeita confiança para seguir, porquanto o verdadeiro crente pode estar convicto de que tem uma jornada terrível, perigosa pela frente; ele terá que enfrentar inimigos terríveis enquanto peregrina em direção ao lar celeste. O Caminho é perigoso e cheio de armadilhas por todos os lados; há perigos que podem derrubar o salvo em qualquer lugar, mas é nessa vereda por onde transita o verdadeiro crente que o Senhor afirma que há de livrar do laço do passarinheiro e da peste perniciosa.
Amigo leitor, não há como ficar isento dos inimigos que açoitam este mundo. Quando a pessoa torna-se salva por Cristo, ela é reconciliada com Deus, mas torna-se um alvo terrível de ódio dos vorazes inimigos de Deus. E Deus não prometeu, e pode estar certo que não verá isso em lugar nenhum das Escrituras, que Deus há de tirar as provações do caminho, pelo contrário, Ele não prometeu facilitar o andar do crente; ele não prometeu dar um caminho melhor para determinados crentes; ele não prometeu uma jornada fácil para o céu; ele não diz em sua palavra que o caminhar até à Nova Jerusalém é um caminhar agradável e fácil; ele não prometeu que nós teríamos um lugar melhor para andarmos aqui; ele não falou que pelo fato de tornarmo-nos crentes o mundo seria um lugar mais aprazível, mais fácil para viver.
Prezado irmão em Cristo, é muitíssimo bom, para o bem de sua vida espiritual, que você fique conscientizado desse fato. Meu desejo é que todos os verdadeiros crentes venham a aprender a respeito disso. É para que nós que professamos o Nome do Senhor, confessamos o Nome de Cristo, apoiamos no Sangue redentor, jamais venhamos a cair em desespero quando tivermos que enfrentar dias maus, dias terríveis. A Bíblia diz que os dias são maus, mas esses dias podem mostrar suas garras de terrores a qualquer momento. Nas promessas divinas, conforme a bíblia apresenta, não vemos que satanás será amarrado a fim de que fiquemos livres dele. Não há meios de amarrar esse leão para que possamos atravessar o caminho. Satanás não pode ser amarrado, pois ele é livre no reino dele. Também não vemos nas escrituras que estaremos livres dos terrores da morte. A bíblia apresenta claramente o fato que a morte está solta. Nós sabemos disso porque está bem evidente aos nossos olhos. A bíblia afirma que a morte é o último inimigo a ser lançado no Lago de Fogo. As promessas dadas na palavra é que o Senhor estará conosco e nunca, jamais nos abandonará.
 Imbuído dessa confiança homens e mulheres no passado enfrentaram e desafiaram a própria morte. Eles foram colocados como heróis da fé, porque o triunfo do salvo está no fato da ressurreição. Os verdadeiros santos do passado jamais encararam este mundo como um paraíso. Aqueles santos de Deus que atravessaram por este vale aqui, jamais encararam este mundo como o lugar do galardão. Eles não acharam o tesouro aqui, não foram premiados com o prêmio deste mundo. Alguns tiveram conquistas preciosas com galardões terrenos, mas jamais seguraram essas coisas, soltaram-nas.  Moisés recusou as riquíssimas ofertas do Egito, ofertas tentadoras de riquezas, de alta posição que o levariam para torná-lo um Faraó. Mas, por que Moisés rejeitou isso? Em Hebreus 11 o Espírito Santo dá a resposta: “Moisés contemplava o galardão”. Ele olhava para além da morte, Moisés segurava em promessas de coisas que jamais se acabarão, pois são eternas.
Será que tal verdade não enche seu coração da profunda alegria vinda do Alto? Creio que não somente isso pode trazer alegria para o coração de um salvo; uma expectativa de uma vida triunfante aqui, como também pode trazer repentinamente um regozijo para um pecador não salvo que anela a salvação em Cristo; alguém que está procurando a verdade porque grande é a salvação que o Filho de Deus conquistou na cruz a fim de dar ao pecador perdão dos seus pecados. Então meu amigo, aquele que é verdadeiro crente, salvo por Cristo tem uma visão a respeito daquilo que está além do véu. Ele não vê o que está no lado de cá, mas sim o que está do lado de lá, pela fé. Ele segura nas promessas de Deus e baseia-se na esperança dada por Deus. Isso é algo que somente aquele que é salvo pode entender. Então, quem ainda não alcançou a salvação jamais poderá entender esses fatos.
Bendita verdade que se encontra infinitamente fora da compreensão da mente       daquele que ainda está nas trevas, que não passou da morte para a vida. Ainda que tenha muita capacidade intelectual, nunca ele há de entender as coisas do Espírito de Deus porquanto serão consideradas loucas em seu raciocínio. Ele não possui a vida que há em Cristo, por isso a sabedoria de Deus em nada serve para o chamado homem natural, porque para tais pessoas as coisas de Deus reveladas em Sua Palavra não passam de loucuras. O mistério da ressurreição é precisamente aquilo que assegura ao crente o prazer de viver por Cristo e batalhar pela fé. Isso dá o ânimo para a vida vitoriosa daquele que é salvo andar com Deus neste mundo. Não há qualquer razão para que o crente sinta-se amedrontado e tenha uma vida tímida  numa vereda correta, caminho que o Pai nos consagrou pela graça. E o Grande Senhor, Grande Pastor das ovelhas assegura que está conosco. Lembra que Ele é chamado de “Emanuel” que significa “Deus conosco”?
Além de nos livrar do “laço do passarinheiro”, também há de nos livrar da “peste perniciosa”. Esse Deus sabe perfeitamente quão frágeis nós somos e a promessa do Salmo 91 é fundamentada na Sua Graça. Foi pela Graça que fomos salvos e é pela Graça que somos conduzidos também. E se Ele fez a promessa pela Graça significa que fará isso, pois Ele é Fiel. Então, quando Deus faz uma promessa baseada na fidelidade de Sua Graça, podemos assim andar tranqüilos, porquanto Deus jamais voltará atrás.
Voltando para o salmo 91no verso 3, a promessa que temos ali é que o Senhor há de livrar o salvo da “peste perniciosa”, e isso nos leva a averiguar e confirmar que o crente é e será até o fim, um vencedor, por isso ele é chamado de vencedor na bíblia. Quem pode vencer a morte? E se existe alguém capaz de vencer a morte, o diabo e o pecado essa pessoa é mais do que vencedora. E devo acrescentar aqui que o perigo maior não está no poder da morte física, essa morte que está a cada instante ceifando vidas no mundo inteiro. O perigo maior está no poder da segunda morte. E ai daquele que for abraçado por esse inimigo cruel que toma a alma para lançá-la no terror do Lago de Fogo. Mas a vitória do crente está assegurada porquanto é bem clara em Apocalipse 2: “O vencedor de modo algum sofrerá o dano da segunda morte”.
Será que tal verdade não enche seu coração da profunda alegria vinda do Alto? Creio que não somente isso pode trazer alegria para o coração de um salvo, uma expectativa de vida triunfante aqui, como também pode trazer repentinamente um regozijo para um pecador não salvo que anela a salvação em Cristo; alguém que está procurando a verdade porque grande é a salvação que Ele conquistou na cruz a fim de dar ao pecador perdão dos seus pecados.
Se você ainda não foi salvo, Cristo Jesus veio ao mundo buscar e salvar perdidos pecadores; e Ele pode e quer salvar o pecador arrependido neste momento. Creia Nele agora pedindo que Ele perdoe todos os seus pecados e que lhe dê vida eterna.















]




Nenhum comentário: