quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (2)



Salmo 91
Quero ir de encontro ao Salmo 91 agora, e lhe convido a vir comigo conhecer esse Salmo. Ele é um verdadeiro manancial de bênçãos, uma mina de riquezas, onde Deus se apresenta como aquele que tem se colocado como verdadeiro escudo e proteção para determinadas pessoas.
Vamos examinar isso. Ele revela neste Salmo perigos e mais perigos invisíveis, perigos que ameaçam milhares e milhares de pessoas que andam neste mundo, dormindo o sono mais perigoso que existe que é o sono espiritual, sem, contudo perceberem tal perigo. Esses perigos estão à disposição do próprio Deus, são instrumentos de vingança divina contra aqueles que aqui vivem em manifesta atitude de inimizade contra Ele.
Outro detalhe nesse salmo, é que podemos ver alguém falando nesse Salmo; tem alguém que se coloca como se fosse um repórter vindo do céu, e esse repórter Santo está falando em intimidade com alguém, é uma conversa particular, ele está trazendo preciosas notícias para essa pessoa a respeito dos paternais cuidados desse Deus Santo.
 Quem será esse que traz a reportagem celestial? Quem será Esse que fala com tanta intimidade? Quem será Esse que está comunicando notícias do céu para alguém? Esta é a pergunta, e deverei responder. Não é o Salmista que está falando, não é homem nenhum. A Palavra de Deus é proveniente da boca de Deus que fala por intermédio do profeta. É Deus quem está falando, por isso devemos cair humilhados diante desse Grande Senhor; devemos ficar impressionados e cheios de temor reverente.
O Salmista é apenas o instrumento que Deus está usando, mas quem fala é o próprio Deus. Claramente podemos perceber neste Salmo que é uma das três Pessoas da tri unidade, e se o leitor prestar atenção verá nos versos 14, 15 e 16, que essa Pessoa que fala se posiciona como o próprio Deus. Preste atenção na linguagem usada ali: “Porque a mim se apegou com amor”; “pô-lo-ei à salvo”; “livrarei”; glorificá-lo-ei”. Deu para o leitor compreender a linguagem? Dá para perceber que o Salmo 91 é um Salmo de profunda intimidade entre Deus e a pessoa para a qual Ele está falando.
         Outra lição admirável neste Salmo é a pessoa para quem Deus está falando com tanto carinho e ternura e com tanta intimidade. Tenho uma pergunta: O Salmo 91 é para qualquer pessoa? Não! Se o amigo observar no verso 8 vai compreender que tem um grupo de pessoas no mundo, homens e mulheres denominados de “ímpios” para as quais o próprio Deus decretou um castigo.
Quem será essa pessoa para quem Deus fala neste Salmo? Ela não se encontra no meio daqueles que pela vingança de Deus caem à direita e à esquerda. Você precisa saber se verdadeiramente é alguém que se encaixa neste Salmo 91como uma pessoa que consegue ouvir a voz do Espírito de Deus. Você consegue ouvir? Se não consegue, esse Salmo não terá nenhum efeito de bênção eterna em seu viver. E mesmo que você apodere do Salmo 91, achando ser um belo Salmo; mesmo que você tenha decorado todos esses versos, você há de tomar esta passagem bíblica para servir os propósitos mundanos.
             Para descobrirmos quem é a pessoa para quem Deus está falando, é somente ler e compreender os dois primeiros versos do Salmo: “Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente”. Somente esse primeiro verso. Será que o Espírito de Deus tem começado a levar esclarecimento ao seu coração? Para quem é o Salmo 91? A resposta está no verso 1, é para aquele que habita no Esconderijo do Altíssimo e que por isso descansa à sombra do Onipotente. Isso significa que se você ainda não tem tido a experiência do verso 1, de nada vai adiantar o restante do Salmo.
         Meu amigo a Bíblia é Deus falando com quem tem ouvidos para ouvir, e são aqueles que primeiramente correram para Cristo, Autor de uma tão grande Salvação, buscando Nele o esconderijo para suas almas. Se você é alguém que já foi ao Salvador Bendito, este Salmo é inteiramente seu.
        
Ao introduzir a pregação em torno desse salmo que hoje considero o salmo mais conhecido, devo mostrar, agora, nos versos 1 e 2 quem é essa pessoa com quem o Espírito de Deus, Autor da Palavra está conversando, e lhe passando os perigos invisíveis que cercam o ser humano neste mundo, mas lhe garantindo completa proteção.
Como disse anteriormente, Deus não está passando o cuidado dele, esse cuidado anunciado por Ele nesse salmo, promessas Dele para qualquer um. Não! Deus não está prometendo cuidar de alguém porque a pessoa aprendeu a citar este Salmo; ou mesmo porque memorizou toda esta passagem. Deus não está passando estas promessas para alguém só porque a pessoa deixou a bíblia aberta nesse salmo lá na sala de sua casa ou em qualquer outro lugar, ou até mesmo porque a pessoa sentiu que recebeu qualquer bênção em sua vida.
A Palavra de Deus deixa bem claro que a pessoa para quem Deus se projeta como o Onipotente Protetor, como escudo, como defesa, é alguém que “Habita no esconderijo do Altíssimo” e que “descansa à Sombra do Onipotente”. O que precisa para que alguém corra para Deus, vendo esse Deus como um verdadeiro Esconderijo? É a respeito disso que devo pregar a partir de agora.
         Alguém só busca um refúgio para se esconder quando percebe que está em grande perigo. Veja como as pessoas correm em busca de refúgio quando está no meio de um um tiroteio. Deus se apresenta em Sua Palavra como alguém que é a PROTEÇÃO DA ALMA. Ele se apresenta como o ESCONDERIJO DA ALMA. Mas Deus se torna o Esconderijo quando a alma se vê em perigo sério e corre para esse lugar de segurança e passa a habitar ali.
Quais são esses perigos? Tem perigos terríveis; tem perigos eternos; tem perigos invisíveis; tem perigos que cercam os homens neste mundo, e os homens estão cegos no coração e não podem enxergar tais perigos. Têm inimigos tão terríveis; tem inimigos tão vorazes, tão cruéis; inimigos que trabalham incessantemente, eles não param; trabalham contra Deus; inimigos invisíveis que usam os homens e mulheres no mundo inteiro em seus malignos projetos.
         Prezado leitor, somente e tão somente quando uma alma dá conta desses perigos; somente quando há um despertamento na alma; somente quando o Espírito de Deus faz o homem enxergar o que o homem naturalmente não pode ver por si mesmo; somente quando Deus mostra ao homem tais perigos, e a alma vê o lastimável estado no qual ela se encontra; a pessoa vê que está separada de Deus e da Glória de Deus; a pessoa vê que está sob as maldições e imprecações da lei, perigos eternais, perigos que ameaçam seu destino eterno; quando a alma se vê assim, ela busca e clama por socorro. Esta é a mais importante lição deste maravilhoso Salmo.
         Meu amigo, nós nos encontramos num verdadeiro campo de batalha; o mundo é um verdadeiro campo de guerra; aqui não é o lugar de repouso; aqui jamais poderá ser um paraíso; aqui jamais será um lugar para que sua alma tenha descanso, e você vive achando que a vida que você tem aqui é uma vida normal, no íntimo, lá dentro, você ate fica pensando que há um meio de continuar navegando no barco de sua vida em plena paz consigo mesmo até à morte. Desejo aqui lhe conduzir, direcionar pelas veredas das Escrituras sagradas, pelas verdades benditas, e qual é meu objetivo? É para que você veja coisas que nunca foram mostradas para você. São coisas que não podem ser aprendidas aqui neste mundo, que nenhuma faculdade pode ensinar.
E que alegria para mim saber que há um perfeito professor capaz de guiar o pecador na verdade! O Espírito Santo, o Espírito de Deus, Autor da Palavra, é o único de ensinar o homem e direcioná-lo no conhecimento de Sua Santa e Bendita Palavra. Quando Jesus prometeu o Consolador, falou a respeito Dele, Ele falou que o Espírito Santo viria para conduzir homens na verdade. Então, eu lhe convido a visualizar a clareza desse Salmo 91.













Nenhum comentário: