segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (36)


 “Muito sofrimento terá de curtir o ímpio, mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá” (Salmo 32:10)
A APRESENTAÇÃO DO HOMEM FELIZ: “...mas o que confia no Senhor...”
    Caro leitor, nesta meditação pretendo encerrar os comentários em torno desse verso 10, na frase onde o homem feliz é apresentado: “...mas o que confia no Senhor a misericórdia o assistirá”. Veremos que a mesma misericórdia que salva o perdido é a misericórdia que o acompanha dia após dia. O salvo é consciente disso: “... bondade e misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida...” (Salmo 23:6). O leitor atento e meticuloso no exame das Escrituras verá que o segredo da nossa felicidade consiste num entendimento, não somente da condição da natureza pecaminosa na qual o crente ainda carrega, como também da situação deste mundo mergulhado em trevas e dominados pelas forças do mal. Como é que Deus lida com Seus santos enquanto peregrinam neste mundo? A resposta é clara e objetiva: “... a misericórdia o assistirá”.
    Em nossos dias a teologia da prosperidade tem ganhado muita força e tem enchido corações até mesmo de crentes com a idéia fantasiosa de uma vida confortável para o crente neste mundo. A super fé tem sido exaltada acima da própria graça e Deus tem sido visto de forma distorcida, como alguém ocupado agora em satisfazer nossos desejos e ambições terrenas. Uma teologia errônea coloca as pessoas numa situação terrível e embaraçosa no viver. Caro leitor, permita que eu explique essa frase: “...a misericórdia o assistirá”, com três argumentos, creio eu suficientes para nosso entendimento do que significa a verdadeira felicidade no viver do crente.
    O primeiro é que a misericórdia assistirá os crentes nas suas necessidades. Deus jamais prometeu que nos dará aquilo que queremos, mas sim aquilo que necessitamos. Qualquer coisa a mais do que realmente precisamos vem como peso e obstáculo na jornada. Nunca o salvo há de passar fome. Talvez não tenhamos aquilo que gostaríamos de ter em nossos costumes. Mas, o Senhor tem dado muito mais do que aquilo que realmente precisamos. Ele prometeu suprir nossas necessidades de alimentação e de roupa (Mateus 6:25), e Ele o faz em abundância. Ele não somente supre, mas enfeita nossas mesas enchendo-as de farturas. Caro leitor, o Senhor faz isso na misericórdia Dele e muitas vezes Ele permite que seja tirada a fartura, mas nunca deixa de manter a provisão necessária.
    Ó ovelhinha, o Bom Pastor jamais falha! Ó ovelhinha frágil e indefesa, Aquele que te amou, com um amor que se deu a Si mesmo, porventura, há de faltar em cuidar te ti? Aquele que conduz Seu povo pela estrada estreita até a chegada no céu é Fiel em Suas promessas! A infidelidade é sempre nossa, porque sempre estamos falhando em render-Lhe graças e glórias: “Rendei graças ao Senhor por Sua bondade e misericórdia” (Salmo 107:1). Ele age de tal maneira conosco para que aprendamos que a sabedoria e prudência não chegam a nós se recebermos tudo aquilo que em nossa infantilidade espiritual desejamos possuir. Não esqueçamos que é a misericórdia que nos assiste; temos um dom precioso continuamente à nossa disposição, enquanto o mundo caminha para a perdição.
    Digo mais, que o Senhor está ocupando em nos tornar mais santos em nosso viver (Hebreus 12:14). As instruções da palavra de Deus nos mobilizam a buscar maior conhecimento do Senhor, mais caráter semelhante ao de Cristo, porque aí está o segredo de um viver realmente abundante e feliz. Vou mais longe ao afirmar que é num viver santo que conheceremos mais maturidade e demonstração do amor de Cristo em favor de nossos semelhantes. Quanto mais servirmos uns aos outros, mais alegria e felicidade irradiarão em nossas vidas. Portanto, digo que ganharemos mais quando damos de nós, quando gastamos nosso ser em busca da glória de Cristo em nosso viver e do bem-estar de nosso próximo.

Nenhum comentário: