quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

GRAÇA IRRESISTIVEL-5


Lucas 19:1-10

         Amigo leitor procurei até agora mostrar o trabalho irresistível da Graça atuando na vida de Zaqueu, invadindo o santuário sagrado de sua alma que estava sendo usado para prestar cultos e serviço ao deus mamon. Mais eis que o Rei da Glória ali chegou e ordenou que os portais eternos os quais se encontravam completamente fechados, e ali ele o Senhor entrou para reinar. Pudemos ver o poder transformador da Graça e como isso foi demonstrado na maneira tão voluntária que Zaqueu se ofereceu para ser também um servo, procurando doravante ser obediente à lei de Deus que agora estava gravada em seu coração por obra do Espírito Santo. Hoje quero concentrar em expor ao amigo ouvinte o verso 9, porquanto veremos o trabalho bem direcionado da Graça Irresistível: “Hoje, houve salvação nesta casa, pois que este também é filho de Abraão.” Tenho dois assuntos revelados nesse precioso verso para apresentar a todos em forma de mensagem agora, em primeiro lugar veremos que a Graça atua para salvar e verdadeiramente salva. Em segundo lugar veremos como a Graça também exibe a descendência santa, e saberemos a respeito disso quando Jesus diz: “Pois este também é filho de Abraão.”

         Primeiramente quero mostrar como a graça atua para salvar e verdadeiramente salva. O alvo de Deus quanto ao evangelho é alcançar seus eleitos, e somente aos eleitos é que a graça de Deus se direciona. Deus não opera em vão; Deus não tenta realizar uma obra para ver se vai dar certo ou não vai dar. Deus age conforme o que foi decretado, e Sua palavra há de ser cumprida. Pedro quando proferiu aquela primeira mensagem em Jerusalém no dia de Pentecostes, ele falou que os judeus crucificaram e mataram o Senhor, sem saber que estavam apenas cumprindo aquilo que já tinha sido pré-determinado. A palavra de Deus é a exibição do poderoso e triunfante evangelho, e não há ninguém que possa estorvar o avanço da Graça Irresistível em chegar aonde quer chegar a fim de atrair pecadores arrependidos para Cristo. Não há conselhos humanos, nem tampouco do inferno que possam impedir o trabalho glorioso do Senhor. Cristo veio e se entregou a Si mesmo na cruz tendo em vista limpar e purificar pecadores e tornar essas almas num povo exclusivamente Dele.
         Então, todo pecador que arrependido for a Cristo, crendo que Ele morreu e ressuscitou para lhe salvar, pode estar certo que Cristo lhe salva naquele momento. Jesus diz na casa de Zaqueu: “Hoje houve salvação nesta casa...” A salvação é algo que Deus garante para todo pecador que de coração sincero for ao Filho, crendo na suficiência do sangue remidor para a purificação de todos os seus pecados. Todo pecador que realmente confessar seus pecados, Jesus “...é Fiel e Justo para perdoar-lhe seus pecados e purificar-lhe de toda injustiça.” (l João 1:9) Há Nele suficiente provisão para salvar o pecador para sempre. Jesus afirmou que a salvação de Zaqueu aconteceu de uma vez para sempre. A graça quando opera no pecador, realmente salva. Eis aí na vida de Zaqueu a prova clara da redenção eterna de uma alma. Todos os pecadores que neste mundo foram visitados pela ação poderosa da Graça Irresistível estão salvos para sempre. São essas almas que vão  morar no céu; são esses os herdeiros de Deus, e milhares ainda não foram alcançados, e eles se encontram espalhados pelo mundo inteiro, mas o evangelho poderoso há de lhes alcançar, e Deus tem comissionado homens e mulheres, heróis da fé que tem se colocado nas mãos de Deus para buscarem essas almas.
         Caro leitor pode crer agora mesmo na suficiência do sangue vertido pelo Filho para tratar com todos os seus pecados. Pode confiar naquilo que Deus tem falado em Sua Poderosa palavra, jamais esquecendo que Ele, o Deus que falou, é o Deus que não pode mentir. Se Deus tem lhe concedido a bênção da fé, essa fé não é outorgada para outra coisa, senão para que você venha a ser salvo por meio daquele que se tornou o único Sumo-Sacerdote perfeito, que agora se encontra assentado ao lado do Pai nas Alturas, e está pronto para realizar essa tão grande salvação. Meu amigo por que não aproveitar dessa tão grande e maravilhosa oportunidade em que Deus está usando de compaixão para com os perdidos? Não fique aí preocupado em saber se você é ou não é um dos eleitos. Aproveite a chance que Deus lhe tem dado e entre pela porta da Graça que se acha aberta agora. A sua conversão a Cristo buscando Nele a salvação eterna de sua alma é a prova que você é um dos eleitos. Não adianta ficar procurando conhecer os mistérios de Deus fora da família de Deus.
         Na escuridão nada você pode enxergar. Se você se acha nas trevas e contente nesse caminho largo e fácil, é certo que perigos eternais lhe ameaçam jogar no sofrimento eterno a qualquer momento. Tem lugar para pecadores arrependidos. Será que você prefere esse paraíso ilusório e temporário deste mundo do que a gloriosa cidade celestial construída por Cristo no céu, lugar buscado e procurado pelos santos de Deus? Não é uma notícia maravilhosa essa que Deus está atuando neste mundo para salvar? Não é uma notícia de primeira mão saber que, o Deus Todo-Poderoso capaz de destruir esse mundo maligno somente com uma palavra do seu poder, ainda se encontra exibindo Sua longanimidade concedendo aos homens a oportunidade do arrependimento? O Grande Redentor continua com seu ministério de salvar; Ele ainda não assentou-se no trono de Juízo para executar justa vingança contra seus adversários; brilha ainda neste mundo de trevas a glória de seu chamamento. Ele chama pecadores continuamente pelo evangelho.
         Essa notícia deve alegrar corações arrependidos! Não importa quantos pecados você tem cometido, porque a Graça é infinitamente maior do que todos os seus pecados. Não esqueça que Cristo veio ao mundo e levou sobre Si todos os pecados do Seu povo, por isso jamais vai olhar com desdém para um pecador que se chega a Ele pedindo salvação. Nós seres humanos por vezes atendemos um pedido feito por alguem que nem mesmo conhecemos, um mendigo, por exemplo, agora imagina o Deus que provou Seu amor enviando Seu Filho ao mundo para redimir pecadores! Deus jamais irá exigir qualquer coisa de sua parte, meu amigo, porque a salvação não pode ser comprada, pois o Filho de Deus pagou com o alto preço de sangue. Não há nada que o homem possa fazer que possa atrair o favor de Deus. Deus salvar perdidos porque quer salvar, e age livremente. Sua chamada ao arrependimento prossegue, e se você continua surdo para não ouvir esse chamado de salvação, estará apenas demonstrando sua situação de perigo em que você se encontra.
         Será que hoje Cristo poderá dizer que houve salvação em sua vida? Será que você hoje poderá ser exemplo da poderosa atuação da Graça Soberana? Não importa em que pecado satanás lhe aprisionou, pois quando a Graça de Deus lhe chama todas as algemas e prisões do pecado são desfeitas. Cristo chama os pecadores para a verdadeira liberdade. Sabemos que neste momento milhares enganados acham que estão livres para viverem na bebedeira e na orgia, sem saber que são prisioneiros do mal, e que seus corpos estão consagrados para as paixões e que isso vai lhes custar caríssimo. Desconhecem que o dono da terra é o Grande Deus Santo, e que por isso não vão passar impunes, que hão de prestar contas, porquanto não á nada que possa passar despercebido aos olhos do Grande Deus.. Ninguém vai passar imune neste mundo, porquanto estão caminhando para o terrível dia de juízo, e a única maneira de escapar é se for salvo por Cristo, porquanto na salvação Cristo livra o pecador do juízo: “”Não entrará em juízo.”
         Meu amigo, Deus não mudou e nem mudará mesmo com essa falsa imagem a respeito de Deus que tem sido difundida em nossos dias. Sua palavra continua firme e segura, não importa o ódio de satanás e do mundo contra a verdade, tudo está acontecendo como está escrito e determinado, só resta para os pecadores a humilhação e arrependimento. Que privilégio para esse mundo mesquinho, ingrato e mau ter o evangelho da Graça de Deus para salvar pecadores. Será que o pecado tem lhe enganado tanto assim ao ponto de você pensar que não é tão pecador assim lhe mantendo altivo e orgulhoso sem querer reconhecer miséria de estar já condenado prestes a cair para o lugar de desespero onde nunca mais você verá qualquer raio de esperança em sua frente? Mas hoje é o dia da salvação, é o momento oportuno, o dia da salvação, dia que pode dar início a sua verdadeira vida, dia em que você poderá ser colocado na glória de Deus. Renda-se agora mesmo ao Senhor que tanto amou os pecadores com amor eterno

         Ainda no verso 9 podemos ver algo ainda mais impressionante com relação ao ministério triunfante da Graça irresistível. Logicamente, é de se esperar que todo ensino sobre a soberania de Deus terá um sabor realmente amargo para a natureza humana, porque tira o homem de sua soberba em achar que perante Deus ele é alguma coisa e que pode fazer algo que chegue a impressionar a Deus. Mas no final do verso 9, o que Jesus diz a respeito de Zaqueu? “...pois este também é filho de Abraão.” Parece incrível! Zaqueu era um judeu, e como todo judeu ele também pertencia à descendência do famoso patriarca Abraão. Será que Jesus não sabia que Zaqueu também era um judeu? Claro que sabia. Jesus é Deus. Mas o que ocorre é que Jesus mostra com clareza o ensino exposto em toda escritura que há duas descendências de Abraão, uma física e outra espiritual. Uma que é proveniente do sangue, outra que vem da fé. Todo judeu é proveniente de Abraão no sangue, mas nem todos eles são provenientes de Abraão quanto à fé.
         Paulo trata desse assunto eminentemente importante no famoso cap. 9 de Romanos. Ele afirma ali que nem todos os judeus são realmente filhos de Abraão, e acrescenta: “Em Isaque será chamada a tua descendência.” O que a bíblia está querendo ensinar com respeito a isso? Espero que essa poderosa doutrina chegue com todo poder ao entendimento do amigo que me ouve, e que leva à sério a verdade da palavra como ela é. O Senhor Jesus afirmou quanto à Zaqueu que ele também era filho de Abraão. Todos os que moravam em Jericó achavam que eram descendentes de Abraão, e que automaticamente seria recebidos no Reino de Deus, e assim pensavam todos os judeus, e essa mentalidade errada era resultado do engano natural de seus corrompidos corações. Cristo várias vezes confrontou com os orgulhosos judeus e lhes mostrou que eles nada tinham de ligação espiritual com Abraão, apesar que eram descendentes no sangue. Eles estavam prontos a brigar, e até mesmo a matar para sustentar essa falsa idéia.
         Abraão era considerado por eles como alguem sobrenatural, capaz de até mesmo rogar por eles junto a Jeová e assim lhes garantir um lugarzinho no tão seguro e almejado paraíso celestial. Abraão tornou-se uma idolatria em seus corações. O cap. 8 do evangelho de João apresenta um devastador confronto entre Cristo e os judeus que carregavam em seus corações essa concepção claramente humana e extremamente perigosa. Eles estavam prontos a atacar, perseguir, maltratar e aviltar qualquer pessoa que não fizesse exatamente o que eles ensinavam e achavam que eram super espirituais porque não praticavam certas coisas erradas que muitos praticavam, e assim viviam os fanáticos e assassinos judeus, por isso atacaram e chegaram a matar o Senhor Jesus por que este lhes falou a verdade. Naquele tão impressionante cap. 8 de João Cristo mostra claramente a diferença entre a descendência espiritual e a descendência no sangue de Abraão. Abraão é pai espiritual de todos os que verdadeiramente crêem no Senhor Jesus e assim são salvos.
         Abraão foi o modelo da verdadeira fé que todos os eleitos de Deus no mundo inteiro receberiam para serem salvos. Os judeus não entendiam a verdade sobre a descendência espiritual, porque seus olhos estavam cegados e jamais podiam entender algo que só pode ser ensinado pelo Espírito Santo. Esta verdade esmaga o ego humano, e exalta o Deus vivo e verdadeiro. Ali estava Zaqueu, um homem desprezado por seus patrícios, mas Deus tinha seus olhos de misericórdia fitos nessa alma escolhida, atraindo ciúme dos arrogantes judeus, mas expondo assim sua sobreexcelente graça que verdadeiramente salva. O que Jesus disse? “Aí está um verdadeiro descendente de Abraão.” Deus tem a linhagem santa dEle, o povo escolhido, e a Graça Irresistível opera de forma triunfante em todos aqueles que participam dessa Bem-aventurada descendência. Deus descobre Seus escolhidos e eles são realmente alcançados pelo poderoso evangelho. Ali estava Zaqueu, o Espírito Santo operou em seu coração a viva fé, a mesma que atingiu Abraão, e com essa fé salvadora, Zaqueu pode fitar Jesus, e o Senhor em Sua infinita Graça fitou Zaqueu e esse encontro foi de tão glorioso que transformou em salvação para aquela alma, e Deus foi assim glorificado, satanás foi despojado em seu próprio império de trevas. Não foi porque Zaqueu estivesse querendo, porque realmente ele não queria, mas a graça agiu naquele rebelde coração e o conquistou totalmente.
         Eis aí como Cristo exibe no verso nove a descendência santa. Zaqueu pertencia à linhagem espiritual de Abraão, Ninguém podia entender nem explicar isso. A doutrina da Graça Irresistível atraiu a fúria daqueles judeus, mas a vontade Soberana foi feita na vida de Zaqueu como está sendo feita em nossos dias, e será feita para a Glória dEle. Amigo espero que tal verdade chegue como um gostoso e cheiroso bálsamo espiritual para seu coração. Deus tem a descendência santa dEle, e todos aqueles que são chamados pelo evangelho e são salvos pela graça, são a manifestação dessa semente escolhida antes da fundação do mundo. Elias foi profeta nos dias de maior idolatria e depravação do reino do norte em Israel. O rei Acabe havia casado com a perversa Jezabel, e parecia que toda nação estava totalmente envolvida na adoração ao deus baal. Elias teve poderosa vitória quando desafiou toda nação para mostrar no Monte Carmelo a futilidade em adorar baal.
         No dia seguinte à grande vitória, eis que Jezabel a perversa rainha estava pronta a perseguir e matar Elias. Elias foge e Deus fala com Ele no Monte Horebe, e pergunta ao profeta por que estava fugindo, Elias desconsolado e deprimido responde ao Senhor que estava sozinho em Israel como o único que adorava o Deus vivo e ainda queriam matá-lo. O Senhor responde para o profeta como que dizendo: “Pode ficar sossegado Elias porque tenho em Israel sete mil que não se curvaram diante de Baal.” Foi uma espantosa resposta vinda de Deus para o profeta. Aos seus olhos puramente humanos Elias parecia sozinho na luta contra a idolatria e perversão da nação de Israel. Mas o profeta não entendia quanto aos mistérios de Deus na salvação do Seu povo. É Deus quem salva aqueles que Ele mesmo em seu decreto eterno tem escolhido, e não há ninguém que possa bloquear os propósitos eternos.
         A fúria tempestuosa de Jezabel nada era senão mais um tiro de satanás que saiu pela culatra. Deus ri dos poderosos; Deus zomba das ameaças de todas as nações, porque os homens nem sequer imaginam que na ameaça deles estão apenas fazendo aquilo que Deus quer que seja feito. Os planos eternos de Deus estão sendo cumprido, e os que pertencem a descendência santa estão sendo alcançados. Mesmo que leve muitos e muitos anos, mas   importa que o amigo entenda que os anos nem sequer fazem “cócegas” na eternidade. Deus em nada está dependendo da decisão dos homens, porque os homens em Adão já decidiram rejeitar e submeter ao diabo. Mas o Grande Senhor que faz todas as coisas segundo o conselho de Sua vontade, está agindo com glória e majestade no oriente, no ocidente, no norte e no sul chamando seus escolhidos e na eternidade Ele vai exibir o maravilhoso poder de Sua Irresistível Graça.
         Caro leitor a verdade a respeito da salvação de Zaqueu mostrando que aquele homem era um participante da descendência espiritual de Abraão, mostra o perigo dos homens confiarem em sua igreja, achando que pelo fato de serem religiosos, praticantes dos costumes e tradição de sua religião irá adentrar-lhe no céu. Os judeus eram bem religiosos e seus costumes criavam uma falsa paz em seus corações. Mas eles estavam indo para o inferno. Muitos confiam nos ritos externos praticados por suas religiões, como o uso de roupas, e outras coisas semelhantes. Nada disso pode trazer paz e segurança eterna ao perdido pecador. Muitos confiam no fato que tem seus pais crentes, ou mesmo qualquer outro parente achegado, mas parentesco de sangue em nada indica que há ligação espiritual. A Graça Irresistível opera em chamar perdidos pecadores ao arrependimento, o ministério de Cristo é atrair aquele que vêem seu estado de perdição eterna e não querem outra coisa, senão o perdão de Deus e a paz que vem mediante o sangue remidor.
         Saulo era um judeu extremamente zeloso de sua religião judaica, mas para ser salvo teve que ser encontrado pela graça e assim teve seu coração transformado. O evangelho Bendito entra com seu poder em todos os recantos deste mundo, chama os escolhidos e opera neles o milagre do novo nascimento, e assim revela ao mundo que Deus jamais pode ser derrotado, e que em salvar perdidos ele, o Grande Deus está sendo glorificado. Meu amigo, você quer saber se pertence à semente santa como Zaqueu? Hoje mesmo reconheça seus pecados e se converta a Cristo Jesus rogando que Ele tenha misericórdia de você.

Nenhum comentário: