sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (1)



SALMO 91 

         Prezado leitor, que prazer no meu coração em abrir as páginas sagradas com a finalidade de trazer aos corações a exposição da Palavra de Deus e assim glorificar o meu Deus, porque eu sei que Ele é glorificado na pregação da Sua Bendita  Palavra, Palavra que Ele exaltou acima de tudo. Estarei pregando nesse Salmo 91, primeiramente porque é a Palavra do próprio Deus, e Ele ordena que preguemos a Palavra Dele. Paulo escrevendo a Timóteo ordenou-lhe: “Prega a Palavra...”.
Então, o Salmo 91, sendo a Palavra de Deus é uma mensagem preciosíssima. Se você tem seus olhos espirituais abertos, um coração voltado para o livro Santo, irá perceber o quanto o Espírito de Deus, o Autor da Palavra tem de tesouro para sua própria vida, tesouros que podem enriquecer muitos corações, edificar muitas vidas e trazer muitos pecadores aos pés do Bendito Salvador, Senhor e Rei. Além do fato que esse Salmo traz nele seríssimas advertências para muitos que estão longe do Deus Vivo.
Segunda razão que aqui apresento porque devo pregar nesse Salmo 91, Creio eu ser bem óbvia, é devido ao fato que multidões hoje têm se apoderado desse salmo 91 para fazer desses versos como se fosse uma corrente de segurança para suas vidas, e assim continuarem vivendo em seus pecados usando esta tão preciosa passagem bíblica como um calmante para suas almas. É como se este Salmo fosse deixado por Deus fim de servir de encorajamento para todos os homens em seus caminhos tortuosos. Milhares hoje acham que Deus vai livrá-las de perigos e das adversidades desta vida somente porque elas tomam este Salmo para si como se fosse o trevo da sorte. O que acontece ultimamente é eles levam consigo no carro, põem num quadro para expor em sua casa, ou deixam a bíblia aberta nesse salmo na sala de sua casa. Mas, tomar o salmo 91 com esses pensamentos é uma invasão em terreno sagrado; é entrar em lugares proibidos por Deus, lugares onde o homem não deve entrar a não ser com a atitude de temor e tremor. Tomar o Salmo 91 com uma mentalidade mundana e materialista é verdadeiramente uma profanação da Palavra inspirada.
Prezado amigo, toda Escritura é inspirada por Deus. Não é somente o salmo 91, ou o salmo 23 que são inspirados pelo Espírito de Deus. Não são aquelas passagens bíblicas que eu mais gosto que são as inspiradas por Deus. Toda Escritura é inspirada por Deus, é esta a afirmação bíblica, e temos que ser dogmático quanto a esse assunto. Estarei trazendo meditações neste Salmo nos próximos dias aqui. A explanação neste  Salmo não tem como finalidade atacar qualquer pessoa, longe de mim pois isso é covardia. É preciso que eu ataque as trevas com a Palavra de Deus; que eu ataque o pecado com a Palavra de Deus, mas atacar qualquer pessoa, não é uma atitude correta.
Porém, estarei usando este salmo na pregação com o principal e santo propósito tornar conhecido o puro e santo evangelho, o mistério da salvação em Cristo, e o Salmo 91 mostra esse evangelho de uma maneira bem clara e prática. Então, estarei usando esse Salmo com essa finalidade para apresentar a mensagem salvadora em Cristo, o Deus que esconde o pecador debaixo do que Ele chama “Asas do Altíssimo” a fim de livrá-lo de terríveis perigos, perigos que pecadores fora da salvação não os conhecem.
Que o Senhor nos proporcione bênçãos inefáveis para nosso enriquecimento espiritual no pleno conhecimento da verdade revelada a nós pecadores numa tão bela e fulgurante linguagem como esta deste Salmo 91.
Tenho ainda uma razão maior que me impulsiona a pregar neste salmo, é que esta impressionante passagem inspirada tem sido preciosa lição em minha própria vida, e dou glória a Deus por isso. Sua palavra é a verdade, e ela tem sido uma aplicação constante em meu próprio viver. Posso ver nesse Salmo um Deus de infinitas misericórdias que, me amando estendeu Sua mão salvadora, de compaixão para me acolher quando eu era um inimigo Dele. Ele tocou em meu coração; implantou a genuína fé em meu peito; abriu os olhos do meu entendimento para que pudesse ver o perigo no qual me encontrava; clamei para Ele e Ele me acolheu nas Suas asas de misericórdia; tirou-me das trevas quando eu vivia em plena rebelião contra Sua justa lei e assim me concedeu eterna e gloriosa salvação. A obra da graça não parou na salvação da penalidade eterna. Nesse Salmo 91 vejo também que esse Deus me garante uma proteção inimaginável para o dia a dia neste mundo. Estou certo que fui e estou sendo livre de muitos perigos em minha vida e posso ver nesse salmo a maneira que Deus usa para proteger os Dele.
         Agora quero me dirigir aos meus leitores que têm seus ouvidos atentos para a Palavra da verdade. Meu amigo, nunca você deve esquecer que é importante achegar-se à palavra da verdade, em primeiro lugar, com o CORAÇÃO HUMILHADO. É importante que “tiremos o calçado” do preconceito a fim de que entremos realmente nesse lugar Santo da Palavra de Deus no Salmo 91. Não esqueçamos que é Deus que está falando, e você quer ouvir a voz daquele que é chamado de Santo? A palavra de Deus é um livro fechado, selado, trancado para aquele que em atitude de soberba, orgulho próprio, ousa desafiar o próprio Deus. É importante prezado leitor que você aproxime desse Deus que fala no salmo 91, em atitude de oração, querendo aprender, e que esse Deus aplique a Palavra Dele, a verdade Dele, em seu coração.
Examine com Se você lê com prazer pela palavra, com a bíblia aberta, com os olhos da fé desvendados para enxergar o que Deus está falando, examinando para ver se é realmente isso a verdade que o pregador está pregando; se você é uma pessoa crente em Cristo, zelosa pela causa da verdade, que leva a palavra de Deus à sério, que não brinca com essas coisas, peço que você ore em meu favor. Tenho essa incumbência tão privilegiada, vinda de Deus de trabalhar em preparar essas mensagens. Custa-me muito tempo, dedicação, oração, para poder falar puramente a verdade como Deus quer, para que Ele seja glorificado.
         Em segundo lugar, ouso dar ouso dar outra sugestão para que essas mensagens fiquem mais gratificantes à sua alma. Sugiro que você mantenha sua bíblia aberta no salmo 91 enquanto estiver lendo esta mensagem, acompanhando com a alma, de todo coração, examinando com sabedoria, usando a inteligência que Deus lhe concedeu, não permitindo que as emoções intrometam porque elas podem atrapalhar. Você deve se emocionar, mas quando entender a verdade. Mas não permita que as emoções invadam para retirar a capacidade de avaliação. Não esqueçamos que o Deus da bíblia requer um CULTO RACIONAL, e isso significa que o homem deve usar a razão, o raciocínio.
Estou tentando preparar o terreno para isso afim de que corações escutem o Salmo 91 com santa reverência. Espero que o amigo leitor esteja entendendo o que quero dizer, porque toda palavra de Deus deve ser escutada com reverência, com apreço, com cautela. Devemos cuidar naquilo que ouvimos claro, não suspeitando da Palavra de Deus, mas sim por causa dos falsos profetas. A cautela é para não acolher em nossos corações qualquer mensagem recheada de mentiras.
 Reitero que a Palavra de Deus é Deus falando. Ela é a revelação de Deus. Não tem outra maneira pela qual Deus venha a lhe falar, meu amigo, porque Ele fala pela Sua Palavra escrita. Ele não vai mudar o método para lhe falar. A Palavra escrita é a comunicação misericordiosa Dele. Quando Deus fala, Ele comunica ao coração da pessoa. Então, se não houver humilhação e reconhecimento da grandeza desse Deus, a Bíblia nunca jamais será um livro que se achegará ao seu coração.
        


Nenhum comentário: