quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

GRAÇA IRRESISTIVEL-6



Lucas 19:1-10
         Caro leitor, que grande prazer vem aos nossos corações quando podemos enxergar as maravilhas da Graça Irresistível! É muito vasto o conhecimento de tal maneira que nós não podemos enxergar tudo. Já pude mostrar até no verso 9 a maneira como a Graça de Deus foi e alcançou Zaqueu, fazendo dele possessão eterna de Deus. Aí está amigo, uma breve história da redenção do pecador. Deus não mudou nem mudará seu método de agir em relação às almas pelas quais Cristo morreu. Hoje pretendo concluir a explanação sobre Graça Irresistível na vida de Zaqueu. Cheguei até o verso nove quando pude explicar como a Graça atua diretamente sobre o aquele o eleito de Deus e opera triunfantemente nele atraindo-o com todo poder, fazendo com que toda rebelião caia por terra e a alma tome o rumo de obediência a Cristo.
         Vimos ainda no verso nove a apresentação da linhagem santa, a descendência espiritual de Abraão. Cristo apresentou Zaqueu como sendo Filho de Abraão. Deus tem um povo, uma descendência santa no mundo inteiro, e esse povo está sendo alcançado mediante a poderosa apresentação do evangelho da graça, e assim cada um deles é chamado e arrependido vem a Cristo. Chegamos finalmente ao verso 10, e concluo mostrando nesse verso a apresentação do ministério da graça irresistível: “Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o perdido.” Para que eu possa ajudar melhor, vou dividir o verso lido em três assuntos, primeiro veremos O AGENTE SALVADOR DA GRAÇA- O FILHO DO HOMEM. Em segundo lugar veremos O SEU OFICIO MINISTERIAL- VEIO BUSCAR E SALVAR O PERDIDO. Em terceiro lugar veremos: O ALCANCE DESSE MINISTÉRIO- O PERDIDO.
         Creio que o Espírito de Deus que é o Sumo professor da palavra haverá de guiar o leitor no entendimento da verdade para que o amigo possa enxergar aquilo que Ele mesmo tem revelado em toda Escritura sagrada, a doutrina da salvação, que é a principal mensagem da bíblia, e é exatamente essa mensagem que todo pecador precisa ouvir. Voltemos nossos olhos para o verso lido, porque em primeiro lugar veremos ali o Agente Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Pedro diz em Atos 4:12 a respeito Dele que “...não há salvação em nenhum outro...” A natureza humana enganosa e enganada luta para produzir outro salvador; os falsos profetas lutam para vilipendiar a glória de Cristo procurando colocar na mente dos homens uma idéia errônea a respeito de Jesus; satanás procura de todas as maneiras imitá-lo e assim lançar o Glorioso Nome ao descrédito. A luta em comum de todos os inimigos do evangelho é difundir outro Jesus; é manchar o nome glorioso, ou criar outros mediadores entre Deus e os homens.
         Mas amigo, eis aí a apresentação do Grande Salvador e Senhor. Jesus realmente é odiado por todos aqueles que amam e vivem no pecado, mas a verdade sublime e gloriosa é que Ele é o Bem amado de todos os eleitos. Ele é o desejado de todas as nações, por quê? Porque nos quatro cantos deste mundo tem pecadores que serão salvos e assim atraídos pela Sua graça. Mas convido ainda o ouvinte para ver no verso 10 que Ele se intitula de Filho do Homem. Que amor Glorioso do Senhor! Eis que Ele se identifica com todas as Suas ovelhas nesse título que Ele dá a Si mesmo. Eis que o Senhor da Glória, o Todo Poderoso, criador do céu e da terra, majestoso e excelso manifesta Sua identificação com as almas pelas quais Ele veio dar sua própria vida para salvá-las. Ele chega até ao pó para conversar com vermes caídos no pecado; ele mostra Suas mãos humanas para socorrer e livrar os cativos do diabo e assim lhes conceder a verdadeira libertação. Ele mostra seus pés humanos e pisa nesse solo amaldiçoado pelo pecado, e  toma o rumo da cruz e assim pela Sua obediência conquista gloriosa salvação para Seu povo. Na posição de Filho do Homem Ele pode conversar face a face com o pecado, e comunicar-lhe Seu infindo amor que fê-lo descer do céu e adentrar-se nesse Vale de terror e dizer ao perdido que Ele verdadeiramente lhe ama com amor eterno, e que com seu sangue pode lhe perdoar e apagar todas as suas culpas e lhe conceder o direito de ser também um cidadão do céu. O Filho do Homem pode com olhos humanos fitar diretamente nos olhos do pecador culpado e dizer-lhe que ele é Bem-vindo, que foi tirado o juízo, e que o lar eterno está à disposição.
         Meu amigo, eis aí o Filho Glorioso do Deus Vivo, a segunda pessoa da triunidade, Deus em plena igualdade com o Pai e com o Espírito, Cheio de toda Glória, Ele se achega ao pecador dizendo: “Eu sou Filho do Homem.” Estou plenamente certo que Ele se identifica com todo pecador arrependido que agora pode ouvir a apresentação desse santo e glorioso evangelho da Graça. Caro leitor o Senhor não está chegando com o dedo apontando seus pecados e sua culpa que é grande. A terrível lei faz isso muito bem. Ela diz que todo pecador é culpado e condenado ao inferno e Lago de Fogo merecidamente. Mas o Filho do homem chega com o convite da Graça: “Vinde a mim.” Será que hoje o amigo está podendo compreender tão Grande amor? Será que o Espírito Santo está mostrando a luz da gloriosa salvação de Graça? Pode achegar-se ao Filho do Homem, meu amigo, pois Ele veio ao mundo para salvar perdidos, e Ele se identifica com o perdido. Ele agora está assentado ao lado do Pai, no ofício de Sumo-Sacerdote intercedendo em favor do Seu povo. Ele é o mesmo que entrou na casa de Zaqueu e fez com que Zaqueu encontrasse graça aos seus olhos. Pode estar certo que esse Santo Senhor se tornou homem por amor dos perdidos.
         O livro aos Hebreus mostra essa identificação dele deixando o lar na Glória para salvar um povo e levar esse povo para ser participante celestial. Ele veio aqui e se fez carne, em tudo foi Ele semelhante a você e a mim, somente com a exceção que Ele não conheceu o pecado como eu e você conhecemos, porque se Ele fosse manchado pelo pecado jamais poderia ser o Salvador perfeito. Os judeus confiavam em Abraão, mas Ele, Jesus, é infinitamente maior que Abraão. Ele mesmo diz para os judeus que antes de Abraão nascer Ele já sempre existia. Os judeus confiavam em Moisés, mas Jesus é maior do que Moisés e foi este grande líder do povo de Israel profetizou a respeito da vinda do Senhor. O próprio Moisés viu o Senhor na Sarça ardente.
         Meu amigo, você não pode nem um pouco avaliar a grandeza e a glória daquele que se fez carne por amor do Seu povo. Ele se tornou Filho do Homem, não porque tenha nascido como nós, de Adão. Nós viemos de Adão e somos culpados como Adão e sofremos o resultado da nossa queda no pecado, e a morte está aí para todos provando a igualdade de nossa culpa, e de nossa rebelião contra Deus. Quando o Senhor se intitula de Filho do Homem, é para dizer que Ele assumiu a nossa humanidade a fim ir até a rude cruz e pagar ali o preço tão terrível dos pecados do Seu povo. Como Filho do Homem, todo pecado arrependido pode entender Seu amor; pode achar aceitação em Seus olhos carregados de compaixão. Mas, tem outra lição a respeito de Jesus como Filho do Homem. Ele também é o escolhido por Deus Pai para ser o Juiz. Milhares de homens e mulheres têm agora seus ouvidos tapados e não ouvem o chamar Dele para receberem vida; seus pés estão paralisados e recusam assim prestar-lhe obediência; seus olhos estão cegados pelo fulgor do encantado príncipe das trevas; líderes neste mundo recusam ajoelhar e beijar os pés do Rei da Glória. Eles verão aquele dia, dia já marcado na agenda de Deus, quando o Senhor irá vestir-se de Sua Toga de Juiz do Universo e todos os que agora vivem no pecado prestando serviço voluntário ao deus deste mundo chegarão perante a Face do Filho do Homem, varão que eles rejeitaram, e ouvirão de seus lábios a Grande ordem: “Amarrai-os e lançai-os nas trevas exteriores...” 
         Continuando na explicação do verso 10 veremos agora o ofício desse grande Salvador, porquanto no verso lido Ele mesmo apresenta seu ministério: “Ele veio buscar e salvar.” É realmente precioso conhecer o trabalho de nosso Salvador, e devemos dar louvores ao nosso Deus, porquanto ao apresentar seu glorioso trabalho, mostra-nos também que Ele em nada é comparável com o falso cristo forjado por satanás para ser a atração deste mundo nos últimos dias. Tem o cristo deste mundo cujo trabalho consiste em preparar os filhos da desobediência para servirem ainda melhor o príncipe deste mundo em sua investida de fazer deste mundo o palco adequado para a apresentação de seu paraíso ilusório e também do seu anticristo.
         Eis que o espírito desse falso cristo está aí neste mundo e já podemos ver como ele está sendo difundido no palco religioso em nossos dias. Está aí à disposição de todos aqueles que realmente querem um mundo melhor, adequado para todos sentirem o prazer transitório que o pecado oferece. Esse falso cristo tira momentaneamente os dissabores da maldição que paira neste mundo. Ele está aí para oferecer a todos os que estão à procura de uma vida materialmente melhor, sem problemas de enfermidades nem falta financeira. Mas o Senhor da glória apresentado nas escrituras mostra Sua perene missão: Ele veio buscar e salvar. Isso é realmente maravilhoso! Ele não veio a este mundo com o propósito de melhorar este mundo, nem tampouco melhorar os homens aqui e torná-los mais solidários. Ele veio buscar e salvar o perdido. O Pai em seu decreto eterno deu um povo para seu Filho, e o Ele se ofereceu para vir aqui neste palco de trevas para arrancar essas almas das mãos do inimigo.
         Esse povo não poderia ser conquistado a não ser que alguem derramasse o sangue para assim pagar o preço e remisse esses pecadores. Ele deixou a glória que sempre teve com o Pai e assim desceu até aqui na terra para conquistar esse povo para Si. Ele afirma no texto que veio fazer duas coisas: “Buscar e salvar”. Ele não só veio buscar, veio também salvar. Ele não só veio salvar, veio também buscar. Ele veio buscar essas almas porque elas pertencem a Ele. Ele veio buscá-las porque o lugar dessas almas não é este mundo. Ele vai encher os céus com milhares e milhares de pecadores dos quatro cantos da terra. Essas almas remidas e compradas com o precioso sangue do Cordeiro encherão a Nova Jerusalém, a cidade celestial. Ele veio buscar essas almas, porque elas serão nascidas de novo, receberão nova natureza e nem mesmo terão prazer de ficar aqui neste mundo. Deus vai derramar sua Ira sobre este Reino de trevas e mentiras, portanto jamais vai permitir que os objetos de seu amor eterno fiquem aqui para receberem qualquer punição. Cristo afirma também que veio salvá-las.
         A salvação desses pecadores indica que eles estão em perigo. Eles estão em perigo no pecado, porquanto o pecado lhes colocou numa triste e deprimente situação, eles ficaram mortos em relação a Deus e em relação ao mundo e ao diabo eles se tornaram escravos. Eles estão na condição de filhos da Ira prestes a serem jogados na condenação, em pé de igualdade como os outros. Eles estão à mercê de ferozes e poderosos inimigos que lhes espreitam para lhes jogar no castigo eterno. A morte jogou o laço e amarrou-lhe e agora está pronta a dar o bote fatal; o inferno clama pedindo que essas almas sejam jogadas lá. Mas Jesus veio salvá-las, e para isso Ele cumpriu todas as exigências necessárias para pagar o preço dessa salvação. Ele mesmo é o perfeito Sumo Sacerdote e ali na cruz ofereceu Seu próprio sangue. Por isso Ele pode agora salvar perfeitamente todo pecador que se achega a Ele pedindo a salvação de sua alma. Ele ainda  está buscando e salvando pecadores. Em todos os lugares deste planeta o evangelho bendito está sendo proclamado e essas almas estão sendo atraídas pela Irresistível Graça.
         Agora mesmo estou pregando esse evangelho tornando conhecido aos pecadores que me ouvem a história desse Grande e Suficiente Salvador. Estou plenamente certo que Ele é capaz de chamar pecadores agora mesmo para serem salvos, porque o poder não está na decisão dos pecadores, mas sim na decisão do Grande Salvador. Ele conhece Suas ovelhas, e sabe onde cada uma delas se encontra. Dou glórias ao meu Deus porque o poder está em ele mesmo chamar esses pecadores. E hoje pode ser o momento do Grande Poder desse conquistador tão desejado e amado pelo Seu povo.
         Finalizo esta série de mensagens sobre A Graça Irresistível na história de Zaqueu, para mostrar o alcance dessa Graça. Jesus afirma no texto que veio buscar e salvar, quem? “O perdido.” Temos duas lições para aprender aqui, primeiro, é que nem todos os pecadores estão enquadrados nessa palavra: “perdido”. A segunda lição que temos é que essa palavra fornece um facho de esperança para as almas que me ouvem e que sentem sua perdição.
Primeiramente, digo que nem todos os homens se encaixam na palavra “perdido” porque simplesmente eles não foram iluminados pelo Espírito para ver seu estado de perdição. São todos seres humanos, caídos no pecado, condenados à morte física e à morte eterna, estão vagando neste mundo e experimentam a cada dia o terrível efeito desastroso que o pecado trouxe a este mundo, mas não se vêem perdidos. Estão contentes neste mundo sem saber dos perigos que ameaçam suas almas. Estão contentes e aproveitam bem do gozo transitório do pecado. A mensagem do evangelho é tratada com desprezo por eles, ignoram as advertências divinas; muitos estão contentes porque não podem enxergar tantos males assim em suas almas, porquanto não se vêem assim tão pecadores como muitos. Outros estão felizes gozando esta vida perigosa usufruindo do prêmio da injustiça que o pecado lhes oferece a cada dia e andam assim deslumbrado com o caminho largo e com a facilidade com que o mundo chega até eles trazendo e colocando aos seus pés tantas luxúrias e prazeres. Esses pecadores não vêm seu estado de perdição até que a morte chega e põe um ponto final em sua vã maneira de viver.
Mas têm no meio dessa massa humana os verdadeiros pecadores, não importando sua condição social, essas almas são convencidas pelo poder do Espírito Santo e da palavra, elas reconhecem o vazio deste mundo e suas almas clamam por salvação. Essas almas têm sede da água viva e tem fome do pão celestial. Essas almas reconhecem que nada podem fazer para salvar a si mesmas, muitas já tentaram, mas descobriram que todo seu esforço foi em vão, por isso clamam pedindo como o carcereiro de Filipos: “...que devo fazer para ser salvo?” Cristo veio buscar e salvar essas almas, e Ele pela pregação do evangelho chama esses pecadores e eles vão  de todo coração ao Filho de Deus, e são salvos. Meu amigo, eis aí a história bíblica a respeito da atuação da Graça Irresistível que ainda está atuante neste mundo. Será que nesta noite tem uma alma que anseia a salvação pela Graça? Cristo está chamando pecadores perdidos. O Espírito Santo pode lhe conceder viva fé para que você possa crer em Jesus agora mesmo para a Sua salvação eterna.

Nenhum comentário: