sábado, 25 de fevereiro de 2012

A PROTEÇÃO DE DEUS AO SEU POVO (5)



 Pois Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa” (verso 3)
CONVERSA ÍNTIMA COM O SALVO
         Prezado leitor, dando continuidade ao estudo no Salmo 91, devo entrar hoje no verso 3. E se o amigo ouvinte prestar atenção poderá perceber que há uma seqüência de assuntos, que há uma ordem. Tendo essa ordem em mente, entendendo a organização deste Salmo, sem dúvida o ensino será algo encantador para os corações daqueles que já encontraram em Cristo o Refúgio Eterno, conforme o verso 1, Refúgio que tanto sua alma aflita buscou. Nos dois primeiros versos, além de nos mostrar a porta de acesso, a entrada do entendimento correto desse salmo, o Espírito de Deus, Autor da Palavra, também nos fornece ali a gloriosa doutrina da salvação pela graça. Ali temos a pregação da doutrina da salvação, e essa doutrina é publicada avisando a todos que é assim que Deus faz com todo pecador que pela fé, em sincero arrependimento, corre para Jesus Cristo, buscando Nele o Abrigo, a garantia da salvação, a segurança eterna que tanto precisa. Em outras palavras, Deus está anunciando a todos neste Salmo: “Eis o Caminho de salvação!”.
Nos dois primeiros versos vimos o princípio geral, Mas ao entrar no verso 3 o ouvinte pode perceber ali que a linguagem de Deus muda. Ele agora está conversando com a pessoa intimamente. Ele está travando um diálogo com a pessoa que já entrou no Esconderijo do Altíssimo. Essa pessoa é alguém Bem-aventurada; é alguém que já encontrou em Cristo a salvação; é alguém que foi visitado pela misericórdia de Deus.
Uma das três pessoas da trindade está falando com a alma que já entrou no Esconderijo do Altíssimo. É uma conversa particular e aquele que é verdadeiramente um crente em Cristo pode entender esse linguajar de Deus, porque Deus está falando com esse que agora é crente. Ele pode como que dizer: “Deus está falando comigo”. Então, o que temos a partir desse verso é algo que somente e tão somente os verdadeiros crentes em Cristo podem entender.
Digo mais, que essa conversa há de proporcionar alegria aos corações desses que foram salvos. É a comunicação de Deus ao seu povo; é Deus transmitindo Seus cuidados aos eleitos Dele; É Deus, em forma de amor, carinho, num verdadeiro pastoreio, comunicando ao Seu povo, o que Ele faz e há de fazer em favor do seu povo individualmente a cada dia até aquele momento quando o salvo entrará no céu.
Em primeiro lugar o que vemos nesse verso é Deus se posicionando como a proteção do salvo. Vemos Deus se colocando como alguém que vai à frente, pronto para defender sua ovelha; Ele é a própria defesa crente. A partir do verso 3 vamos compreender o quão frágil, fraquíssimo, completamente incapaz diante do pecado, diante do mundo e diante do diabo é o ser humano. Vamos aprender à partir desse verso que o ser humano não passa de ser um vaso completamente fácil de ser quebrado e que os poderes do pecado são terrivelmente poderosos perante o homem.
Prezado leitor, se você é um crente em Cristo, verdadeiro crente, este Salmo pode lhe dar uma idéia bem nítida de quem você é, e de que o homem sem salvação, sem Deus neste mundo não passa de um fracote, de um verme totalmente escravizado, algemado e amarrado no pecado incapaz de livrar-se a si mesmo. Então, não há qualquer razão para um genuíno crente se gloriar achando que pode andar do jeito que quiser. O caminho pelo qual peregrina o verdadeiro cristão não é um caminho fácil, não é um caminho enfeitado de flores; não é um caminho agradável aos olhos. O caminho por onde peregrina o verdadeiro crente é um caminho perigoso, é um caminho difícil, é cheio de armadilhas, de laços, de inimigos por todos os lados, e o verdadeiro crente em Cristo, sincero crente deve estar ciente e consciente desses fatos para que possa andar com Deus humildemente.
Amigo leitor, se você é esse crente sincero é sumamente importante para seu andar normal, que você encare o trajeto até a Nova Jerusalém a cidade celeste, olhando pela perspectiva que Deus dá no salmo 91 a partir do verso 3 porque temos ali uma apresentação do caminho por onde anda o verdadeiro crente. Não fique a pensar que uma mera decisão verbal de “aceitar Jesus” fará com que tudo vai se tornar em belas cores neste mundo e que de agora em diante os portais do sucesso aqui neste mundo serão abertos de par em par. Isso é engano meu amigo. A salvação de uma alma, conforme a descrição bíblica é Deus abrindo os olhos do pecador para que este passe a ver o por onde andava e assim corresse para o Esconderijo Eterno, e achando ali em Cristo a segurança eterna, passou a habitar ali, passou a descansar sua alma ali, tendo esse Deus como o seu Deus a fim de andar com esse Deus aqui tendo esse Deus como seu Guia até a morte.
No verso 3, o crente se depara então com os dois principais perigos deste mundo: “Laço do passarinheiro e peste perniciosa” conforme Deus fala nesse verso: “Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa”. Afinal, o que será isso? Tem um laço armado, e quem foi que armou esse laço? Será que esse laço foi armado para todos os homens? Creio que não, porque é fato que as pessoas que ainda não foram a Cristo Jesus para encontrar Nele a salvação de suas almas, estão deitadas no maligno conforme é falado em 1João 5:19.
Laço do passarinheiro” claramente trata das atividades no seu ódio mortal contra o povo de Deus. Então, conforme a descrição bíblica, as pessoas que ainda não foram a Cristo, são escravas do pecado neste mundo; servem ao príncipe deste mundo, mundo que é chamado de império de Satanás. O povo eleito de Deus é, portanto, alvo de perseguição, e para isso satanás põe armadilhas no caminho onde trilha o cristão verdadeiro, a fim de que o crente venha a cair em suas garras de terror.
Vejamos o que Paulo diz a Timóteo em sua segunda carta: “Quem viver piedosamente sofrerá perseguição”. Jesus diz ainda em João: “No mundo tereis aflição”. Ele não diz: “No mundo tereis prosperidades, sucessos, etc.” Se o leitor é alguém atencioso para o que diz a palavra de Deus, poderá perceber que especialmente no livro do salmo os escritos ali mostram exatamente uma idéia de perigos que o justo enfrenta enquanto peregrina aqui; que há inimigos por todos os lados os quais lançam tudo para que o crente venha a tropeçar e cair. A idéia transmitida é que o viver do crente neste mundo é cheio de aflições, perseguições e que o crente está sofrendo, e o crente clama a Deus por socorro e livramento porque há grupos e grupos formados com a finalidade de derrubar aquele que é crente. Tomemos um exemplo no salmo 11 onde o salmista diz: “No Senhor me refugio, como dizeis, pois a minha alma: foge como um pássaro para o teu monte? Porque eis aí os ímpios, armam arcos, dispõem as suas flechas na corda para as ocultas dispararem contra os retos de coração”.
Dei apenas uma idéia tirada da bíblia do que significa perseguição sofrida aqui neste mundo pelo crente. E tendo esta verdade em mente, creio que agora podemos entender o que o Espírito de Deus quer dizer no verso 3 do salmo 91: “Ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa”.
Esta verdade deve fazer do crente uma pessoa alerta, alguém voltado para os avisos solenes da palavra de Deus; esta verdade deve fazer com que o crente venha a se posicionar numa maior dependência de Deus em oração, uma vez que não podemos e não devemos de maneira nenhuma confiar no homem, porquanto a bíblia diz: “Maldito o homem que confia no homem”. Diz mais que “Aquele que confia no homem arma ciladas para si”. Creio que a verdade desse verso deve fazer do crente um verdadeiro soldado de Cristo no combate contra o mal, ele deve se armar como um verdadeiro soldado uma vez que ele está ciente e consciente de um Deus que se tornou seu escudo e proteção. Quem poderá fazer qualquer coisa contra a alma que está protegida pelo Deus Vivo e Verdadeiro?

Nenhum comentário: