segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

GRAÇA IRRESISTIVEL- 3

Lucas 19:1-10
    Continuando sobre o assunto de graça Irresistível, voltemos nossos olhos da fé para a passagem de Lucas 19 a respeito da obra salvadora que ocorreu na vida de Zaqueu. Que o Espírito de Deus venha a clarear os olhos do entendimento de todos meus leitores para entenderem a realidade da Soberana atuação de Deus na salvação de Seus escolhidos, e que diante dessa verdade possamos nos humilhar e assim adorar ao que vive pelos séculos dos séculos. Já pude apresentar a vida de Zaqueu e como é bem evidente que não passava de um pobre pecador caído em seus pecados merecendo a punição e o castigo provenientes de Deus. Mas estamos pregando sobre Graça irresistível, e com isso estou apresentando o glorioso ministério do Senhor Jesus, que Ele veio ao mundo a fim de salvar. Ele está salvando pecadores, e esta é a mensagem central das Escrituras sagradas. Não temos outra coisa a fazer neste mundo, senão pregar e pregar incansavelmente a respeito da Graça Irresistível.
    O Senhor Jesus Cristo, o Filho do Deus vivo que foi enviado pelo Pai com a Suprema missão de salvar Seus escolhidos, eis que Ele parou debaixo daquela árvore onde Zaqueu se encontrava e fitou a face de Zaqueu. Ali começou a atuação poderosa da Graça Irresistível. Zaqueu estava morto e Jesus parou perante aquele que estava espiritualmente morto, então veio a ordem da Irresistível Graça: “Desce depressa.” Como Zaqueu poderia desobedecer as ordens daquele que Soberano sobre todo universo? Como havia dito, todas as muralhas da iniquidade, toda resistência do pecado, bem como todo poder das trevas que até aquele momento dominavam e assenhoreavam daquela vida, caíram e sucumbiram perante a  Majestosa ordem daquele que é Rei dos Reis.
    Cristo é o Senhor da Glória, por isso, toda potestade, soberania, poderes, tronos no céu e na terra rapidamente tem que cair aos seus pés e prestar-lhe obediência, querendo ou não querendo. Faraó pensava que fazia o que bem queria quando disse para Moisés que não estava disposto a fazer o que o Deus de Israel estava lhe ordenando. O que Moisés lhe falou? “Ó Faraó, para isso Deus te levantou, para que o Nome dele fosse glorificado em toda terra.” Ao sair em perseguição contra o povo de Deus, Faraó não sabia que Deus estava lhe empurrando para que ele com todo seu exército caíssem na sepultura que Deus lhe havia preparado no Mar Vermelho. Mas perante Zaqueu não estava o Filho de Deus ordenando que Zaqueu fosse atirado no castigo eterno. Ali estava o Bendito Salvador e Senhor que tinha vindo ao mundo para buscar e salvar Zaqueu. Era necessário cumprir esse ministério para que Deus fosse glorificado. Aquela ordem que partiu de seus lábios era para tornar Zaqueu numa alma bem aventurada, num herdeiro de Deus. Isso não é realmente maravilhoso?    
    Em seguida, eis que o Senhor lhe disse: “Hoje me convém pousar em tua casa.” Jesus não perguntou a Zaqueu se podia ficar ou  não em sua casa. Era uma ordem. Devo mostrar ao leitor essa verdade de uma maneira mais profunda. Em primeiro lugar o Senhor está expondo o fato que Ele é dono absoluto de todas as coisas. Dele é a terra e tudo que existe conforme afirma o Espírito de Deus no Salmo 24. Será que o homem é dono de alguma coisa? Não! Deus afirma que Ele tira de quem Ele quiser e dá a quem quiser. O pecado havia seduzido e enganado Zaqueu até aquele momento, e Zaqueu achava que era senhor e dono absoluto de tudo o que havia ganhado. Ele vivia em seus sonhos que logo seria desvanecido com a morte. Em Jericó havia uma casa, a casa de Zaqueu, e ali entrava quem? Somente os inimigos de sua alma. Não é exatamente assim que vivem os homens? Em suas casas entram exatamente aquilo que o pecado quer porque são escravos do pecado. Em suas casas entram pinga, cervejas, imoralidades, e juntamente com essas coisas entram inimigos como resultado. Entra briga, confusão, maldade, discórdia, mentira, idolatria, desonestidade. Na casa de Zaqueu habitavam esses súditos do mal. Mas o Rei da Glória havia de entrar naquela casa, e onde a luz do sol entra, as epidemias são banidas.
    Outra verdade bendita, o Senhor Jesus deveria entrar no coração de Zaqueu para reinar ali.  “Levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória...”  O problema maior não era na casa  onde Zaqueu residia, mas em seu coração onde o pecado reinava. Quando o pecado ainda habita no coração do homem, ele há de servir o pecado onde quer que esteja. Dentro da escola, em sua casa, no emprego, sozinho no quarto, andando na rua, porque ele não passa de ser um escravo e todos os membros de seu corpo serão instrumentos na prática de toda e qualquer injustiça. Mas o Senhor Jesus queria entrar e habitar no coração de Zaqueu, assumindo o trono de sua vida.  Em Apocalipse 3:20 o Senhor Jesus apresenta Seu ministério de salvar quando Ele diz: “Eis que estou à porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu cearei com ele e Ele comigo.” Meu amigo, não deseja receber esse maravilhoso visitante, entrando dentro da casa de seu coração para reinar em sua vida? 
    Então, Zaqueu desceu rapidamente da árvore. Aquela Graça Irresistível contagiou seu coração e jamais poderia resistir. Ele fitou o rosto do Senhor e presenciou Seu amor inaudito. Quem poderá explicar tão Grande Amor? Ali estava o Filho de Deus lhe convidando e a ordem dada pela palavra da Graça lhe impulsionou a descer. Ele obedeceu porque a Vontade Soberana arrancou as algemas que lhe prendiam no pecado; tirou-lhe os grilhões que lhe seguravam os pés; abriu seus olhos para que pudesse fitar e compreender o amor de Cristo; fez com que seu querer que antes era submetido ao pai da mentira fosse agora dirigido para Cristo. Então Zaqueu foi a Jesus. Prezado leitor, eis aí o trabalho da Soberana Graça de Deus agindo e triunfando sobre os eleitos? Se não for pela Graça o pecador de maneira nenhuma pode chegar a Cristo. É essa a maneira que Deus está fazendo em salvar Seu povo comprado com o precioso Sangue do Cordeiro.
    Não fique a pensar que o pecador vai a Cristo porque freqüenta uma igreja; porque ora; porque dá seu dinheiro numa igreja. O pecador é o que é, e será assim enquanto Deus não operar uma mudança em seu coração, arrancando o perverso coração de pedra e pondo ali um novo coração. Jesus não queria apenas repousar na casa de Zaqueu; Jesus não queria levar uma mera bênção para a casa de Zaqueu; Jesus não desejava fazer uma amizade com Zaqueu. Ele não veio a este mundo para mudar socialmente as pessoas. Deus é o Deus que vivifica os mortos, e Zaqueu estava morto, e Deus não é Deus de mortos, mas sim dos vivos. Para que ter um morto? Nós mesmos não queremos uma pessoa morta. Mesmo sendo uma pessoa mui querida. Diante de um morto podemos chorar, lastimar, mas a verdade permanece que o lugar dos mortos é no cemitério. O ministério do Senhor Jesus é conceder vida aos pecadores. Por quê? O que adianta ter um morto?
    Foi isso o que aconteceu com Zaqueu. Ele necessitava receber vida do Alto a fim de ir a té Jesus. Aquele momento em que Ele se encaminhou até Jesus, o milagre já tinha ocorrido porque ele recebera vida. Foi assim com Lázaro no túmulo. Ele estava ali já havia quatro dias e cheirava mal. O Senhor se posicionou em frente ao túmulo de Lázaro e dali deu poderosa ordem: “Lázaro, sai para fora!” Eis aí o milagre. Os homens não entendem o milagre da Graça salvadora. Mas os anjos entendem e por isso fazem festa no céu quando um pecador se arrepende.  Meu amigo, é isso o que Cristo faz com todo pecador que Ele chama. A Graça Irresistível ressuscita, vivifica o pecador.
     A ordem foi dada, então Zaqueu se encaminhou em direção a Cristo. O evangelho hoje está sendo pregado, as Boas Novas de que Cristo veio ao mundo para buscar e salvar perdidos. É você uma alma que deseja beber da fonte da Água Viva para nunca mais ter sede? Se você é um pecador consciente de seus pecados; alguém que não está encobrindo sua situação, mas é alguém que agora sabe que está perante o Deus da Glória necessitado de perdão, desejando pertencer a Cristo para sempre, eis  neste momento pode ser aquele glorioso momento em que o milagre da vida eterna pode acontecer em sua vida. A Graça Irresistível está lhe cortejando e você pode ouvir agora Jesus lhe chamando “Vinde a mim.” É um momento cheio de glória, e pode estar certo que é o amor eterno que lhe espera; é Deus posicionado para lhe conceder o beijo de perdão; é Deus pronto para lhe receber como filho amado na família Dele. Muitas almas, entretanto, permanecem duras, obstinadas, recusando humilhar e confessar seus pecados e se converter ao Filho do Deus Vivo. Tais pessoas apenas estão evidenciando sua rebeldia contra o Filho. A Graça Irresistível nunca lhes chamou, portanto continuarão do jeito que sempre estiveram e nunca verão a Vida.
    Agora convido o leitor para que juntamente comigo contemple o verso 8 de Lucas 19, e veja  o que aconteceu de mudança na vida de Zaqueu. Precisamos saber que, que quando o milagre da salvação acontece na vida de alguém, há de ocorrer uma mudança significativa na sua maneira de proceder. Estamos vendo aqui o milagre da Graça Irresistível, e é uma obra feita Soberanamente por Deus. Há uma mudança que não é feita por Deus; há uma mudança realizada por obra da carne e do mundo, mas que não tem durabilidade, e tende a enaltecer a soberba humana e consequentemente glorificar o homem.
    A sociedade pode mudar o homem. Os homens estabelecem entidades filantrópicas no intuito de tirar homens de certos vícios, mas isso não significa que foi a obra da Graça Irresistível. Religiões colaboram para melhorar as vidas de muitas pessoas. Aquele homem que bebia, parou de beber porquanto agora faz parte daquela religião. Muitos sentem mal em praticar certos pecados. Ele está gastando muito por causa daquele pecado, ou mesmo não está sendo bem aceito na sociedade, ou está destruindo sua família, ou está muito enfermo. Ele quer sair dessa situação, então procura um lugar onde possa ter certa terapia, e assim melhorar sua condição de vida. Algumas pessoas podem até mesmo sentir a presença de Deus, e isso será uma verdadeira terapia para a sua alma. Outros podem se entregar num serviço religioso porque lhes fará bem na alma. Enfim, o mundo oferece muitos serviços de terapia espiritual para beneficiar a alma e o corpo, mas não significa que houve a obra da graça salvadora e transformadora na pessoa.
    Afirmo mais que, o ser batizado numa igreja, o se tornar membro de uma igreja e passar a contribuir e estar debaixo dos costumes de uma igreja, não significa que houve a obra da Graça Irresistível na vida de uma pessoa. Muitos carregam sobre si o bom nome de crente, mas nunca conheceram realmente a vida que há em Cristo. Quando Cristo chama um pecador ao arrependimento, e opera na alma a salvação, há de ocorrer uma mudança na vida daquela pessoa. Meu amigo, a promessa de Deus em Sua Palavra quanto ao trabalho da Graça nos pecadores, é que Ele, o Grande Deus de onde vem a salvação, iria tirar o perverso coração do pecador e colocar um novo coração. Ele faria um verdadeiro transplante espiritual, porquanto daria um novo coração, implantando Sua lei ali. Ninguém pode fazer isso. Eu jamais posso mudar o pecador; minha igreja jamais pode mudar o estado natural e pervertido do coração humano. Podemos enfeitar o homem e adorná-lo de flores da religiosidade externa; podemos lavá-los com a água do batistério, e podemos clamar em volta deles com nossas orações, mas nada disso muda o pecador, e ele continuará do mesmo jeito.
    Mas Deus afirma que Ele faz a obra transformadora no coração, e operando Ele ninguém pode impedir, porquanto Ele faz assim para que a Glória seja somente e tão somente dEle. Esse trabalho tem o nome de Novo Nascimento, e em João 1:13, o Espírito Santo afirma que essa intervenção de Deus naqueles que Ele aprouve em Sua Graça salvar, é algo feito, não por vontade da carne, não por vontade do sangue, não por vontade do homem, mas de Deus. Foi isso o que Deus fez por Zaqueu e em Zaqueu. E a prova clara está revelada nas escrituras de Lucas 19:8: “Entrementes, Zaqueu se levantou e disse ao Senhor: Senhor, resolvo dar aos pobres a metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” Amigo leitor, eis aí a prova clara do milagre da Graça Irresistível! Nós somente damos crédito que um milagre ocorreu, quando vemos a prova do milagre, não é mesmo? Vamos imaginar que Bartimeu chegasse em sua casa e dissesse para sua mãe: “Mãe, houve um milagre, Jesus pôs  sua mão sobre meus olhos e disse que agora posso ver.” A alegria de sua mãe seria bem passageira se chegasse perto de seu querido filho e descobrisse que ele ainda estava cego. A prova do milagre seria o fato que ele, Bartimeu estava enxergando, e isso traria alegria intensa para sua mamãe.
    Amigo leitor, qual foi o milagre da Graça Irresistível na vida de Zaqueu? Está bem evidenciado no verso lido. Ninguém lá fora estava vendo, mas o milagre realmente ocorreu. O mundo não tem que saber daquilo que Deus faz naqueles em que Ele opera a salvação. Quando Cristo salvou o ladrão na cruz, rapidamente levou aquele moço salvo para o paraíso celestial. Não é preciso que o mundo fique sabendo, nem tampouco Deus é obrigado a mostrar isso. Se Deus exibir ao mundo o triunfo da Graça transformando pecadores em novas criaturas, não significa que o mundo irá se alegrar com isso, pelo contrário, irá aumentar seu ódio e desdém contra Deus. Saulo, após a sua salvação, passou a sofrer dura perseguição por parte do seu povo, os judeus. Mas Deus permite que muitos de seus santos fiquem ainda peregrinando por muito tempo neste mundo, a fim de que eles possam irradiar nesse lugar de trevas, expondo em suas vidas as virtudes daqueles que lhes tirou das trevas para a Sua maravilhosa luz.
    Qual foi afinal a mudança ocorrida na vida de Zaqueu? Não houve uma contínua transigência com as trevas, porque claramente podemos ver que ele saiu das trevas para a luz. Ele não falou para Jesus que estava agradecido porque entrou em sua casa e abençoou seu lar e seus negócios. Ele não pediu que Jesus viesse lhe trazer saúde e prosperidades, e que estaria pronto  até mesmo a contribuir melhor com suas finanças para as entidades religiosas de seu país. Ele, em nada ficou procurando lisonjear Jesus a fim de que pudesse assim arrancar favores. Quando Deus opera, nada disso acontece. Espero que o leitor ponha seus olhos diretamente no texto, no verso 8 a fim de que possa entender que aquilo que realmente ocorreu na alma daquele homem foi algo espantoso, algo que ninguém pode fazer, mas tão somente o Deus de toda Graça. Zaqueu se levantou e disse: “Senhor.” Isso é de tremenda importância. Eu lembro ao leitor que nem sempre os judeus chamavam Jesus de “Senhor.” Muitos o chamavam de ”Mestre.” Aquele homem rico do cap. 18 chamou Jesus de “Bom Mestre.” Mas o título de “Senhor” não saía facilmente de suas bocas, por quê? Porque chamar Jesus de “Senhor” estaria lhe chamando de Jeová, e isso para os Judeus era considerado blasfêmia.
    No milagre da pesca no mar da Galiléia, Pedro chamou Jesus de “Senhor” porque percebeu que diante dele estava o próprio Deus. Por intervenção de Deus Zaqueu pode fitar a face do Rei da Glória e perceber que diante dele estava o próprio Jeová que se manifestou em carne vindo ao mundo para lhe conceder salvação. Em Mateus 11:25-27, o Senhor diz que ninguém o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, mas no final do verso 27 Ele diz: ...senão aquele a quem o Filho o quiser revelar.” Zaqueu teve seus olhos espirituais abertos e pode ver perante sua face, dentro de sua própria casa, o Glorioso Filho de Deus. Por isso Ele abriu sua boca e disse: “Senhor.” Ele estava agora perante o Rei dos Reis, infinitamente acima do governo romano; ele agora era súdito do Rei Celestial. No coração Zaqueu estava prostrado perante esse Rei, e pronto para servi-lo de todo coração. Que diferença temos desse outro Jesus que está sendo anunciado no palco religioso em nossos dias. Um Jesus que é ministro do pecado e que está aí à disposição do orgulhoso coração humano para fazer aquilo que todos querem, a ainda pode manter os homens aprisionados em seus pecados servindo a todo tipo de iniquidade.
    Há um “Jesus brasileiro” que segundo a imaginação de muitos está mandando as pessoas declararem: “O Brasil é de Jesus”! Como que se Deus agisse por meio de declarações. Amigo leitor, Deus não age por meio de declarações dos homens, e não existe declaração que venha a mexer com o coração de Deus. O Deus da bíblia faz todas as coisas segundo o conselho de Sua Vontade, e não segundo a vontade do homem. O Brasil não pertence a Jesus, mesmo que os homens declarem isso. O Brasil faz parte do mundo que pertence ao diabo, e enquanto satanás estiver assentado em seu trono de deus, o Brasil será o que sempre foi, o lugar dominado pelo amor ao dinheiro, pelo sexo ilícito, pela idolatria e outras coisas semelhantes. Cristo Jesus não é, e nem pode ser, e nunca será ministro do pecado. Ele mesmo disse para o governador Pilatos que o Reino dele não era deste mundo. Em Gálatas 1:4 Paulo mostra o propósito de Cristo quanto aos salvos, que Ele veio para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade do Pai. Jesus veio tirar pecadores da pena, do poder e da escravidão a satanás e levá-los para morar com Ele no céu.

Nenhum comentário: