quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A VERDADEIRA FELICIDADE (42)



Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó justos; exultai, vós todos que sois retos de coração” (verso 11)
A MANIFESTAÇÃO DA FELICIDADE
         Caro leitor, a Palavra de Deus aponta o Senhor como a razão suprema da nossa felicidade. Fora Dele tudo é periférico e enganoso. Mas, eu sei que nossa tendência natural é afastar dessa verdade, por essa razão creio que devo dar forte ênfase nesse assunto de vital importância para nosso viver. É vitalmente importante, também que entendamos que esse é um território somente da fé, porque os crentes conquistam mediante a obediência. Parece que estou sendo redundante, mas veja a ordem: “Alegrai-vos no Senhor...!”. Percebe-se que os santos tiram suas riquezas da fonte certa; que eles vão até o cofre e recolhem aquilo que precisam. Veja bem leitor, que os santos não dependem da carne nem do mundo para sua felicidade, porquanto eles sabem bem que o tesouro certo e infalível está na Palavra e no coração: “Alegrai-vos no Senhor...!”.
         Ora, uma vez removido todo e qualquer obstáculo, posicionemo-nos na verdade. Se houver qualquer falha, nunca será do Senhor. Todo nosso problema é gerado pela nossa infame incredulidade, porque desviamos da verdade revelada e queremos como Israel cavar cisternas rotas em busca das ilusões carnais (Jeremias 2:13). Por que alegrar somente no Senhor? Veja caro leitor como o mundo se afasta da fonte! Veja como os homens correm para longe do amor! Os santos devem tomar o rumo contrário e voltar para aquilo que é axial e não periférico. Onde vamos achar felicidade fora do amor eterno? Miremos bem nosso Redentor, como foi que Ele se entregou a Si mesmo, a fim de ter Sua igreja, Seu povo eleito para sempre consigo: “...Cristo amou a igreja e a Si mesmo se entregou por Ela” (Efésios 5:25). Veja, caro leitor, que não houve nenhuma iniciativa por parte dos salvos; que quando Ele se entregou por nós ali na cruz éramos rebeldes, arrogantes, profanos. Sua ida e entrega voluntária ali na cruz foi por causa das nossas transgressões; o Pai O esmagou por causa das nossas iniqüidades (Isaías 53:5).
         Veja bem que se afastarmos do triunfo do amor eterno ali na cruz, certamente beliscaremos os atos ludibriadores da carne. Não gostamos de ver nossa humilhante condição quando fomos achados, porque continuamente achamos que temos muito para dar ao Senhor e causar-Lhe emoção. A poderosa mão do Senhor constantemente nos puxa de volta, colocando-nos no lugar certo. Às vezes Ele usa circunstâncias difíceis a fim de fazer com que nossos olhos mirem Seu infinito amor. Ele usa as aflições para retirar nossa inquietação, murmuração e temor, porque precisamos saber que Seu amor provado e aprovado é excelência em riquezas e que nada de nós é capaz de adicionar qualquer bem a mais nesse oceano de amor eterno onde fomos chamados e abrigados ali.
         Caro leitor, as maravilhas da graça em Cristo precisam ser conhecidas pelos santos. Além de entregar-Se a Si mesmo na cruz, nosso Senhor é diariamente nosso Pastor. Ele aprouve habitar em nós pelo Seu Espírito (João 14:18). Mais do que isso, nosso Senhor é zeloso em estar conosco, sendo nosso amigo, conselheiro, supridor das nossas constantes necessidades (Salmo 23:6) e Forte defensor das Suas frágeis ovelhas.
         Portanto, santos de Deus “Alegrai-vos no Senhor...!”. Voltem seus olhos da fé para a triste história da nossa condição tão triste! Veja que fomos achados na imundície e que foi Sua misericórdia que nos abraçou, a fim de nos lavar e purificar (Tito 3:5)! Permita, caro leitor que essa velha história do grande Salvador seja contada e aceita como a mais bela história já ouvida! “Alegrai-vos no Senhor...” ó remidos! Façam dessa verdade a base do seu viver, do seu cântico, da sua humilhação aqui! Certamente, a natureza carnal é posta no pó, mas a alma é erguida em glória e forte sensação de felicidade que irradia o viver, fazendo com que a vida seja cheia da real felicidade que vem do céu!

Nenhum comentário: