terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

GRAÇA IRRESISTIVEL-4

Lucas 19:l-10
         Amigo leitor, ontem dei início em mostrar no texto lido O PODER TRANSFORMADOR DA GRAÇA. No verso 8 vimos como Zaqueu começou a exibir os sinais da nova vida que recebera. Ele levantou  perante Jesus e disse: “ Senhor”. Ao chamar Jesus de “Senhor”, Zaqueu estava realmente mostrando ter conhecido Jesus, não como uma mera pessoa, mas sim como o glorioso Messias prometido no Velho Testamento. O Espírito de Deus registrou esse fato em seu coração. Ao expressar com sua boca o Senhorio de Cristo, Zaqueu estava fazendo a sua declaração de fé, e revelando que era, agora, uma nova criatura nascida do Alto. Mas, continuando vislumbrando o verso 8, vemos que Zaqueu ainda diz para o Senhor: “...resolvo dar aos pobres metade dos meus bens...”.
Aí está a prova clara da mudança ocorrida na vida daquele homem. Deus imprimiu a Sua lei no coração de Zaqueu. Parece algo inacreditável! Como pode o ganancioso Zaqueu falar assim?  O que ocorreu foi que o trabalho da Graça Irresistível operou nele a verdadeira emoção, o sentimento de pensar nos outros. Ao contemplar Cristo e Sua Glória, toda brilho dos tesouros terrestres apagou. Para quem está na escuridão, a luz de um palito de fósforo aceso tem algum valor. Enquanto Zaqueu estava servindo cegamente ao pecado, o brilho dos tesouros deste mundo encantava sua alma iludida. Mas agora Ele está perante o Rei da glória, então o ouro deste mundo perdeu seu encanto, ele percebera que estava sonhando, mas é acordado para enxergar as maravilhas de Cristo. Ao conhecer Jesus, tudo aquilo que o homem dá valor nesta vida perece. Tudo o que o pecador recebe quando é visitado pela Irresistível Graça tem supremo Valor Eterno, e o mundo que antes era seu paraíso, torna-se agora uma pobre casa feita de barro.
Antes Zaqueu estava prostrado aos pés do deus mamon e tentava agarrar nas asas das riquezas para ver se podia voar ainda mais alto e alcançar o pináculo da Babel da soberba da vida. Mas agora, as riquezas mundanas ficam para traz, colocadas ao desprezo. Antes, todos os membros de seu corpo funcionavam em prol do amor ao dinheiro. Sua mente trabalhava computando seus lucros desonestos; suas mãos eram estendidas para tomar dos outros e multiplicar seus bens; seus pés eram usados para perseguir as pessoas e levá-las aos tribunais a fim de arrancar seus bens se não pagasse fielmente seus impostos. Seu sorriso e amizade eram estendidos para quem lhe fizesse companhia nessa prática maligna, e seu ódio aumentava quando pessoas se colocavam em seu caminho tentando barrar seus intentos. Mas agora, quando a Poderosa Graça Irresistível apodera desse maligno coração revestido de moedas e carimbado com cifrões, eis que todo aquele castelo cai como caíram as muralhas de Jericó dois mil anos antes, e perante os olhos do crente Zaqueu está o Maravilhoso Jesus.
Ele era tudo o que anelava sua alma. Sua mente parou de somar seus lucros e viu que Cristo ocupava toda a sua capacidade de pensar; suas mãos soltaram aquilo que tanto agarrara a fim de apoderarem daquele que é maravilhoso; seus pés tomaram um novo rumo e caminharam em direção aquele que veio para dar Vida e Vida em abundância. Agora Jesus pertencia a Zaqueu, bem como Zaqueu pertencia a Jesus. Foi o encontro entre a Graça e a fé. Ali estava Zaqueu alguém cuja cidadania era no céu, e cujo nome já estava no rol do povo de Deus desde a eternidade, portanto era agora infinitamente mais rico, porque se tornou herdeiro de Deus e possuía agora tesouro no céu. O que Zaqueu faria agora? Ele passa a sentir com os mesmos sentimentos de Deus e então se propõe a pensar nos outros. Ele não estava querendo servir aos pobres porque almejava ganhar o favor de Deus. Não! Ele não queria comprar salvação praticando caridade. Ele já tinha sido alcançado pela Graça; ele achou Graça aos olhos de Deus. Agora era o momento de preocupar-se em servir. Perante Zaqueu estava aquele que desceu do céu e veio a este mundo, não para ser servido, mas para servir e dar Sua vida em resgate de muitos.
Neste mundo Zaqueu se consagrou como servo. Ele havia servido ao pecado anteriormente, mas agora seria servo do Deus vivo. O que foi que a Graça Irresistível fez? Foi e implantou a lei do espírito em seu coração. Eis o resultado: “resolvo dar aos pobres a metade de meus bens.” O santo de Deus se apresentou voluntariamente para servir. Agora queria glorificar Cristo em seu viver, e isso é maravilhoso, porque revela o poder atuante desse Deus que salva e transforma homens rebeldes em homens úteis neste mundo para Sua glória. É verdade que este mundo mal ignora isso e até mesmo despreza essas jóias preciosas colocadas por Deus aqui. Amigo leitor, eis aí o triunfante trabalho da Graça Irresistível no coração de um rebelde pecador. Enquanto o homem se acha debaixo do jugo do pecado, não passa de ser uma pobre alma escravizada fazendo exatamente aquilo que a iniquidade quer. Caro leitor não fiquemos a pensar que a escravidão do pecado se restringe apenas ao setor financeiro. É vastíssimo o campo de servidão onde o pecado domina e reina.
Mas onde quer que a Graça Irresistível chega para arrancar o pecador das trevas para a luz, haverá perfeito livramento. Algumas almas estão aprisionadas nas algemas da imoralidade. Todo seu corpo ficou marcado para servir ao pecado nessa área e dali não podem escapar. Alguns estão presos no adultério, outros estão presos na fornicação. Alguns acham que são livres suficientes para viverem nessa prática maligna, e ainda não perceberam que não passam de almas amarradas no mal. A verdadeira liberdade consiste em poder amar, servir e edificar o meu próximo. Mas essas almas estão presas e todos os membros dos seus corpos serão usadas como instrumentos do mal a fim de destruir outras vidas preciosas. Muitos já se deram contas de que estão envolvidos em densas trevas, e agora clamam por livramento: “Que devo fazer para ser salvo?” Esse é o clamor das almas aflitas, necessitadas de livramento, perdão e reconciliação. Mas Cristo chama tais pecadores ao arrependimento, e a mensagem do evangelho anuncia a todos que Cristo Jesus veio ao mundo a fim de salvar essas almas, e que todo aquele que nEle crê de todo coração será salvo.
Amigo ouvinte, o que ocorreu na vida de Zaqueu ao ponto de trocar o servir ao dinheiro para servir a Cristo, pode ocorrer em sua vida, não importa em que tipo de iniquidade sua alma se acha aprisionada. Cristo chamou Zaqueu para que Zaqueu encontrasse o verdadeiro e pleno livramento. Eis aí a mensagem do evangelho. É uma só mensagem. Não existe o “Evangelho da Elite” isto é, o evangelho preparado para alcançar a alta classe social; não existe um outro evangelho para alcançar a classe discriminada; não existe o evangelho para os drogados, para os alcoólatras, etc. Todos estão em pé de igualdade no pecado. A morte não chega com carro de luxo para o rico, nem chega com carriola para o pobre. A famigerada morte está aí fazendo seu macabro serviço para levar mais fregueses para o Hades, e o inferno nunca diz: “Basta!” Meu amigo, a maior tragédia deste mundo é o pecado, e Cristo Jesus se entregou a Si mesmo ali na cruz por causa do pecado. O objetivo dEle é arrancar pecadores da triste escravidão do pecado. Ele entrou neste mundo tenebroso e armou uma operação Resgate e está assim tirando pecadores das mãos tiranas de Satanás a fim de levá-las para Seu Reino de eternal. O pecado tem consequências eternas.
Satanás quer embutir na mente do homem que a consequência  do pecado é aqui somente, mas eis que o Grande Deus tem deixado Sua gloriosa palavra a fim de abrir a cortina da eternidade e mostrar os terrores eternais advindos do pecado. Quão bondoso é esse Deus! Você nunca terá qualquer motivo para atribuir a Ele injustiça. Ele tem lhe avisado mediante a palavra, e você continuará desprezando a sabedoria revelado do Altíssimo? Hoje o convite da Graça Irresistível continua ecoando, é Jesus convidando pecadores ao arrependimento. ”Quem tem ouvidos para ouvir, ouça!” Não é um privilégio saber desse recado que vem do céu, quando Deus está oferecendo perdão, reconciliação, justificação, tudo mediante Sua Graça ao pecador que se arrepende? Será que o amigo vai agir como um louco, recusando o paraíso celestial, por causa do transitório e miserável gozo que o pecado oferece?  Lembre-se meu amigo, que Deus está agindo assim porque Ele quer agir. O mesmo Deus que agora estende Sua misericórdia para a salvação de pecadores, é o Deus que também endurece o coração a fim de almas nunca cheguem a se converter. Não fique brincando com o tempo adiando sua conversão. Apodere-se agora mesmo dessa tão preciosa oportunidade que a misericórdia do Alto lhe oferece para que você possa encontrar livramento eterno que sua alma precisa. “Eis agora, o tempo sobremodo oportuno, eis agora, o dia da salvação!”  Pode está certo que a sua conversão a Cristo será a prova de que você foi visitado pela poderosa atuação da Irresistível Graça.
         Amado leitor, voltando nossos olhos da fé para o texto lido de Lucas 19 verso 8, continuemos ali vendo a respeito da poderosa atuação da Graça Irresistível na vida de Zaqueu, provando assim que essa é a maneira de Deus atuar naqueles que aprouve em sua graça o conceder vida eterna. Zaqueu era agora uma alma consagrada ao seu Senhor, e agora estava apto para servir a Deus de uma maneira que chegaria a impressionar os fanáticos judeus que confiavam na lei. Mas Zaqueu foi mais adiante, porquanto ele disse para o Senhor: “...se nalguma coisa tenho defraudado alguém, restituo quatro vezes mais.” Podemos ver nisso o poderoso trabalho do Espírito Santo em tirar o depravado coração e colocar um novo coração, implantando a lei de Deus ali. Zaqueu foi um homem que desde sua infância fora criado nos ensinamentos da lei de Moisés. Sem dúvida alguma Zaqueu sabia todos os dez mandamentos bem memorizados.
Mas devemos entender que a lei de Deus não foi dada para que os homens obedecessem. Não existe um homem no mundo que consiga cumprir os rigores e exigências da lei. Pedro diz em Atos que a lei é um jugo que ninguém pode suportar. Na preciosa carta de Paulo aos Romanos, o Espírito Santo deixa bem claro que a função da lei é revelar no homem o pleno conhecimento do pecado. A lei serve como se fosse um Raio X espiritual para mostrar a miséria espiritual em que se encontra os homens, e ela não tem em si mesma o remédio para sanar o problema da alma. O mais que o homem se coloca do jugo da lei, mas verá o estado amaldiçoado em que se encontra, porque a lei só traz maldição. Zaqueu experimentou isso, e sem dúvida alguma procurou desvencilhar muitas vezes do amor ao dinheiro, mas não conseguiu. Toda tentativa foi inútil. Zaqueu sabia o mandamento: “não furtarás”, e sabia que pela lei, se alguém fosse apanhado em algum roubo, era obrigado a restituir o que furtou quatro vezes mais. Se alguem havia roubado uma ovelha, teria que devolver quatro ovelhas. Amigo ouvinte, a própria lei de Deus prova o estado desgraçado do coração humano, pronto a transgredir. Nós já quebramos a lei de Deus, somos culpados e a perfeita lei nos coloca perante o Grande Juiz como malditos e merecedores do castigo eterno. Esse aparelho de Raio X da alma não falha, e já diagnosticou nosso estado espiritual. Paulo quando se colocou perante a lei e viu sua própria miséria só pode exclamar: “Miserável homem que eu sou, quem me livrará do corpo desta morte?” 
Quantas pessoas estão procurando agradar a Deus vivendo debaixo do jugo da lei. Tais pessoas não entenderam que estão simplesmente desagradando a Deus, porque ao estar debaixo da lei, a própria lei estará xingando essas pessoas de “malditas!” Essas pobres almas vão viver sempre enganadas, porque as obras feitas debaixo da lei agradam a carne, mas não a Deus. A lei é perfeita e exige perfeição, e o que é o pobre pecador, senão um contínuo escravo do pecado. Quando o Espírito Santo convence o homem do pecado, eis que a alma sente o peso esmagador da maldade de seu coração, e fica sabendo o quanto está distante de Deus. A alma debaixo do jugo da lei ficará sempre num estado doentio e nunca terá o gozo da paz com Deus, porque não é alguem justificado, e a lei não pode justificar a ninguém. Se não houver o trabalho operante da Graça Irresistível, o pecador seguirá sua carreira de transgressor. A palavra de Deus mostra que a maldade do coração humano está marcada com ponta de ferro na parede de seu coração. Desde o seu nascimento o homem já se encontra predisposto à maldade. Seus pés estão de prontidão para percorrerem o caminho da perversidade em direção contrária aquilo que Deus tem ordenado. Ele pode estar numa igreja, mas se o coração não foi regenerado pelo poder da Graça, estará amando o mundo e associado ao mau. O coração é enganoso e desesperadamente corrupto.
Meu amigo, sua humilhação, seu quebrantamento prova que Deus está agindo em sua vida para lhe salvar e mudar seu coração assim como aconteceu com Zaqueu. A lei nada pode fazer no homem e pelo homem, mas a Graça Irresistível faz, porquanto Cristo Jesus veio ao mundo para libertar os que estão aprisionados. Foi assim o que ocorreu com Zaqueu. Ninguém poderia tirá-lo da prisão onde se encontrava. Ele era uma alma que aguardava a chegada da misericórdia. Até aquele momento triunfante quando Cristo chegou e ordenou seu livramento. Agora Zaqueu estava livre da maldição da lei e com sua alma livre podia voar as alturas da glória e buscar o poder do alto para servir a Deus, fazendo de coração aquilo que Deus queria. Eis o que ocorreu com Zaqueu quanto a mudança de sua vida, mudança feita por obra da graça e não da lei, Zaqueu tinha agora a lei do Espírito impressa agora em seu coração. Ele disse: “Se nalguma coisa tenho defraudado alguem restituo quatro vezes mais.”
Eis aí a prova do maravilhoso trabalho do Senhor Jesus em seu coração. Ninguém pode realmente afirmar ser um salvo por Cristo se não houver em sua vida uma gloriosa disposição para andar em justiça e santidade. Cristo não salva pecadores e ainda os mantém no pecado. O andar na obediência à palavra de Deus será algo normal no viver daquele que foi salvo. Ele não será alguem amoldado por costumes externos de uma religião; não será alguem que viverá da aparência procurando mostrar algo religioso  por fora quando nunca houve mudança interior. Zaqueu era o que era, um pecador. Ele jamais se submeteu aos caprichos fanáticos dos fariseus. Os fariseus mostravam na aparência que eram extremamente zelosos na prática dos rituais da lei, mas aquilo não passavam de hipocrisia para impressionar as pessoas a fim de que elas pudessem pensar que eles eram realmente santos, e também satisfazer a carne. A vida cristã autêntica tem a palavra de Deus escondida no coração e uma inteira disposição de andar neste mundo para glorificar Cristo.
Quando a Graça Irresistível opera a salvação no homem, essa pessoa há de procurar sempre crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Enfrentará fraqueza em sua própria carne, verá que o mundo lhe atrai com suas paixões, terá discernimento das astutas ciladas do diabo para lhe destruir, mas em tudo isso mostrará ser vencedor. Será sempre humilde e autêntico, jamais querendo impressionar com uma falsa vida cristã. Não irá ter uma religião para ver se recebe as bênçãos de Deus. A pessoa que Cristo salva, é religioso no coração, porquanto o temor de Deus domina sua vida. Ele será autêntico crente na igreja, mas será também em sua casa no trato com a esposa e com os filhos. Será autêntico crente no coração odiando o mal e apegando-se ao bem, procurando fugir da aparência do mal. Ele há de abandonar de coração toda prática da maldade e jamais haverá de viver manchando sua vida e assim desonrando a Deus. O falso religioso vai dizer que abandonou os bares, mas o vício continuará fazendo a festa às escondidas em sua casa. O falso religioso procurará uma religião para se sentir bem com Deus, mas estará sempre de mãos dadas com a iniquidade da mentira, do roubo, da infidelidade, da desonestidade. É isso o que Deus faz quando Ele imprime sua lei no coração de um salvo. Quando é o homem e a religião quem controla, nunca haverá autêntica transformação, e logo quando os vendavais deste mundo surgirem, a pessoa manifestará aquilo que está oculto.
Prezado leitor, o propósito desta mensagem não é atacar qualquer religião ou mesmo qualquer pessoa, mas sim mostrar a inutilidade da reforma externa do homem. O pecador é o que é, e já nasceu com sua natureza pronta para toda prática do mal. A minha religião não muda o homem, nem qualquer outra religião pode produzir novo nascimento, pelo contrário, a religião tende a piorar ainda mais a situação do pecador porque esconde a realidade de sua situação perante Deus, e amplia seu orgulho e tende a lhe levar à meras fantasias. Não tem outro caminho para o pecador, senão o caminho da cruz, porque o Filho do Deus vivo veio a este mundo, não para promover uma reforma religiosa no homem, mas sim para buscar e salvar perdidos pecadores. Meu amigo, Deus tem um só método para lidar com o pecado, é o sangue remidor. Quando o pecador reconhece sua miséria; quando fica sabendo de seu estado desesperador de condenado, merecedor do castigo eterno, réu que se encontra debaixo da Ira de Deus, e quando o pecador fica sabendo que Cristo Jesus veio ao mundo para lhe salvar, e crê Nele, no sangue remidor para sua salvação eterna, eis aí o poderoso trabalho transformador de Deus em sua vida.
















Nenhum comentário: