sábado, 11 de fevereiro de 2012

GRAÇA IRRESISTÍVEL – I


Lucas 19:1-10
    Prezado amigo leitor, com a suficiente ajuda do Senhor Deus autor da palavra, desejo abordar sobre o tema GRAÇA IRRESISTÍVEL. É bem provável que o tema escolhido parece ser um assunto desconhecido para muitos, mas procurarei explicar e assim deixar bem esclarecido às mentes o que significa GRAÇA IRRESISTÍVEL. Muitos são aqueles que ousam afirmar que todos os  homens tem livre arbítrio e assim tem poder para resistir a graça de Deus. Muitos argumentam que sendo os homens livres, isto é, tendo eles domínio sobre seu poder de tomar decisão própria, no que tange a obedecer ou desobedecer a Deus, então podem dizer sim ou não para Deus. Segundo esse ensino, Deus está esperando a decisão dos homens, e se os homens mantiverem com uma atitude de obstinação, nada querendo saber de tomar uma decisão para Cristo, então eles serão condenados.
     A pregação do evangelho, segundo esse ensino, é Deus convidando e aguardando uma decisão de cada ser humano para ver se os homens querem ou não receber a Cristo. Meu propósito aqui é mostrar que tal ensino não é bíblico, pelo contrário trata-se de um ensino destruidor, que enaltece o orgulho humano, e não concede a Deus a glória que somente a Ele é devida. O evangelho verdadeiro tem em vista a glorificação do Deus soberano e glorioso. O meu propósito não é criar contendas nem discussões, mas sim poder pregar o verdadeiro e glorioso evangelho como exatamente é ensinado nas páginas das escrituras sagradas, a fim de que o grande Deus seja conhecido como Ele realmente é. Não fiquemos pensando que estaremos beneficiando os homens quando estamos deixando de pregar-lhes a verdade. Se afastarmos das escrituras em toda Sua glória, estaremos afastando da luz, e o mais distante que ficarmos da luz, penetraremos ainda mais em profundas trevas. O que temos visto acontecendo em nossos dias chamados “movimentos evangélicos”? Avança mais e mais a mentira, triunfa a maldade, prospera a iniquidade, e os homens navegam neste mar tenebroso conduzindo suas vidas em profundo orgulho, achando que Deus está a favor deles, pilotando suas vidas enquanto eles mesmos  estão vivendo em seus pecados.
    Amigo leitor, o afastamento da autoridade infalível das escrituras, expõe os homens ao perigo do juízo de Deus, porquanto Deus retira Sua glória convencedora por meio do Seu Espírito. Quando retiramos a glória da palavra, deixando de pregá-la como ela verdadeiramente é, Deus se afasta em Sua glória convencedora e os homens ficam entregues para que o deus deste mundo apareça e lhes mostre toda sua formosura a fim de lhes arrastar em seus malignos planos de estabelecer seu paraíso transitório neste império dele.
    Ao tratar sobre GRAÇA IRRESISTIVEL, dou início com uma pergunta bem perscrutadora: Será que os homens podem resistir a Deus? Podem sim! Aliás, o estado natural dos homens é de contínua rebelião contra Deus. Desde a queda em Adão os homens continuam como sempre, afastados da glória de Deus (Rom. 3:23). Não mudaram nem vão mudar, e não há aqui nada que possa mudar tal situação. Deus mesmo afirma que os homens estão mortos em seus delitos e pecados.(Efésios 2:1). Não fiquemos a pensar que podemos mudar a tão triste situação em que se encontra a raça pecadora. Mas a teologia moderna, afastada da bíblia, com seu caráter apóstata, tem procurado mudar a situação dos homens achando que através da livre decisão de cada um, a raça humana pode assim chegar a Deus. Mas, quero dar louvores ao Senhor por Sua palavra. Continuarei pregando o que a bíblia ensina.
Persisto em perguntar: Os homens resistem a Deus? Sim! Todos, desde o mais velho até o mais jovens, todos estão juntamente unidos contra os céus, contra o reino de Deus, contra a santa lei, etc.(Salmo 2). Eles não estão voltados contra os crentes, eles estão armados e apontam suas armas contra os céus e sendo inimigos de Deus, estão em pé de guerra contra Deus e contra o povo de Deus, o Espírito Santo mostra esse fato no salmo 2. Eles estão a serviço do pecado, são escravos do pecado e diariamente servem ao pecado assinando novos compromissos de trabalharem mais e mais para construírem o império maligno. Seus olhos estão fechados e não podem enxergar a glória de Deus; todos os membros de seus corpos estão inteiramente aptos para a servirem a iniquidade.
    Os homens resistem a Deus? Sim! Eles estão mortos, e se você chegar para um morto, falar com um morto, gritar com um morto, chorar para um morto, mexer com um morto, ele vai continuar como morto. Ele vai lhe resistir. É assim os homens no tocante a Deus. Em seus corações nada há de sentimentos para amar a Deus; nada há de vontade inclinada para obedecer a Deus, o Senhor Jesus disse para os rebeldes judeus: “E não quereis vir a mim para terdes vida.” (João 5:40) Os homens tem seus pensamentos perdidos na escuridão, portanto, nada sabem, e nada entendem quanto às realidades espirituais. O Senhor Jesus jamais foi atrás das multidões para ver se elas estavam querendo segui-lo. As multidões iam à Sua procura não porque o amavam, não porque o admiravam, não porque estavam deslumbradas com Sua glória, por ser Ele o Filho de Deus, não porque estavam com fome da verdade, e anelavam a justiça de Deus. Elas queriam ver espetáculos, queriam que Jesus trouxesse prazeres terrenos; queriam que Jesus fosse como um político, tendo assim os votos necessários para elegê-lo a fim de que fosse um rei que lhes trouxesse favores materiais. A mesma multidão que corria à Sua procura, estava pronta para ouvir o conselho das autoridades a fim de que matasse a Jesus, e libertasse o criminoso Barrabás.
    Será que os homens resistem a Deus? Resistem sim. Eles correm dando as costas para a misericórdia, sem saber que estão indo em direção ao juízo. Eles odeiam o caminho para o céu, e prontamente de boa vontade andam pelo caminho largo indo para o abismo. Os homens resistem a Deus? Sim. Resistem e desafiam o Poder de Deus. Eles vagueiam no pecado achando que Deus não é poderoso suficiente para puni-los e lança-los no castigo eterno; acham que Deus é como os homens, fraco e incapaz. Eles desafiam também a onipresença de Deus, entendendo que Deus nada vê do que eles estão fazendo às escondidas, crendo que estão sozinhos e que nada haverá de punição contra os seus erros. Eles desafiam a onisciência de Deus, achando que Deus é um ser que está evoluindo e aprendendo como os homens. Nada podem entender quanto a um Deus que sabe de todas as coisas, e até mesmo antes que suas palavras saem de suas bocas, Deus já as conhece todas. Eles resistem a verdade de Deus; eles dão as costas para a verdade que pode libertar, preferindo a injustiça. Estão prontos para dizer amém para as mentiras deste mundo e abraça tudo isso como se fosse verdade. Eles resistem a justiça de Deus, porquanto não podem aceitar as perfeições de Deus, procurando estabelecer a justiça deste mundo em lugar da justiça celestial, além do fato que estão todos voltados contra os verdadeiros crentes, aqueles que neste mundo exibem a justiça de Cristo. Eles resistem a santidade de Deus, porque amam e preferem o pecado, e jamais podem aceitar a idéia de um Deus perfeitamente puro que não pode tolerar o mal, assim eles estabeleceram um deus segundo a imaginação de seus próprios corações, um deus que esteja plenamente de acordo com seus maus caminhos.
Será que os homens resistem a Deus? Sim! Eles resistem a idéia de um paraíso celestial, a nova Jerusalém, porque amam e estão apaixonados por este paraíso terreno, transitório enfeitado de tudo aquilo que é atrai as paixões de seus olhos, os famigerados desejos da carne, e ainda fomentam a idéia que subirão cada vez mais a um alto grau de deidade humana. Eles resistem a realidade do inferno, porque preferem sustentar a mentira colocada em seus corações que o inferno é aqui mesmo.
     Assim entram em contradição, porquanto chamam o paraíso terreno de céu e ao mesmo tempo de inferno. Será que os homens resistem a Deus? Resistem sim. Resistem ao evangelho bendito, porquanto a mensagem da cruz é loucura para a sabedoria terrena deles, e assim fabricam o evangelho deles, que é segundo o coração humano. O evangelho da glória de Cristo cheira mal como se fosse um veneno para eles. Assim é o quadro apresentado na bíblia em relação aos homens e assim eles prosseguem sua jornada pelo caminho de trevas, aumentando mais e mais a ira de Deus.
Então, prezado leitor, quando estou tratando aqui sobre o assunto dos homens resistirem a Deus, apenas apresento o estado natural e mórbido de todos os seres humanos caídos em Adão. Eles vão continuar resistindo a Deus, e nada pode mudar o triste estado normal de seus corações. Mas o que venho apresentar a todos aqui é sobre a GRAÇA IRRESISTIVEL. Não vou tratar sobre a LEI IRRESISTIVEL, porque não existe isso. Todos os homens resistem a lei de Deus. Não vou tratar sobre a JUSTIÇA IRRESISTIVEL, porquanto todos os homens em Adão resistem a justiça Deus preferindo a injustiça. (Romanos l:18). Tampouco vou tratar aqui sobre a VERDADE IRRESISTIVEL, porquanto o homem em seu estado natural vai resistir a verdade, preferindo de coração a mentira.(João 8:44). Também, não vou falar aqui sobre o IRRESISTIVEL ESPÍRITO SANTO, porquanto é obvio que todos os homens em seu estado natural resistem sempre o Espírito Santo (Atos 7:51)
 O que passo a tratar aqui é sobre GRAÇA IRRESISTIVEL. A graça de Deus sempre foi e sempre será irresistível, simplesmente porque é graça. Nesta série de mensagens mostrarei pelas escrituras o que significa o Assunto Graça irresistível. Creio que não tenho uma melhor maneira de explanar a esse respeito senão mostrando nas vidas de algumas pessoas nas escrituras o trabalho glorioso da Graça. O Espírito Santo fez com que ficasse registrado, especialmente no livro de Lucas alguns exemplos do poder atuante da graça desse Deus em algumas vida, a fim de que ficássemos sabendo que é exatamente assim que Ele opera em todos quantos Ele vai salvar. Ele não opera da mesma maneira em todos. A maneira que Ele atuou na vida de Zaqueu foi usando circunstâncias diferentes da que Ele usou para salvar Saulo de Tarso. O que importa é que o poder atuante é o mesmo em todos.
Quero aqui dar uma definição, procurando ser o mais claro possível quanto a esse assunto. Por GRAÇA IRRESISTIVEL, estou querendo dizer que não há nenhum pecador que essa graça chame que possa resistir ao Seu chamado. Pelo contrário, aquela alma que é visitada pela Graça salvadora atenderá sim, e irá de todo coração, com alegria, com prazer e se submeterá a essa graça. A primeira pessoa que tomarei aqui para exemplificar o que significa a operação da livre graça é Zaqueu. Sua  história está relatada pelo Espírito Santo em Lucas 19:1-10).
 Mas, antes quero explicar o porquê a Graça de Deus é Irresistível. Em primeiro lugar a atuação da graça é irresistível porque é Deus atuando em chamar aqueles que em Cristo Ele aprouve salvar. Deus tem aqueles que Ele, em Seu decreto eterno escolheu em Seu Filho (Efésios 1:4), e o objetivo de Deus quanto ao evangelho é alcançar seus escolhidos.         Em segundo lugar, claramente vemos especialmente no evangelho de João, que o Filho de Deus veio a este mundo por causa dos seus. Em Sua oração sacerdotal (João 17), vemos que o Senhor ora em favor daqueles que o Pai lhe deu. Ele diz em Sua oração: “Não rogo pelo mundo...” Cristo apresenta em João o fato que todas as suas ovelhas serão alcançadas, e que nenhuma haverá de se perder. Ele ainda confronta os falsos religiosos do seu tempo, os fanáticos judeus, mostrando que eles nem podiam crer nEle, porque não eram ovelhas dEle (João 10:26).
    Em terceiro lugar, afirmo que a Graça é Irresistível, porquanto, tendo em vista que Deus chama seus escolhidos, a Poderosa Graça chega e de maneira gloriosa fita diretamente o pecador que há de salvar, e naquela alma opera o milagre da salvação, e nós vamos ver que exatamente assim que Deus faz, como ocorreu nas vidas de alguns homens no passado, conforme narra o próprio Espírito Santo. Em quarto lugar, a Graça é Irresistível, porque alcança seu objetivo, triunfando sobre todo poderoso efeito que o pecado exerceu naquele pecador. Essa graça ela vem adornada do Poder do Onipotente, capaz de levantar o pecador de seu estado de morto (Efésios 1:19, lhe concedendo vida eterna; essa graça chega trazendo a justiça de Cristo para cobrir o pecador e torná-lo perfeitamente aceitável; essa graça chega cheia do glorioso amor e chama o pecador, e ele, com seus olhos espirituais abertos pelo poder vivificador do Espírito Santo, contempla pela fé admirado aquele que tanto lhe amor, tem seus ouvidos abertos para ouvir o seu “Vinde a mim”, então acontece aquilo que encanta os céus, paralisa o inferno, faz tremer o império de satanás. O pecador é levantado de sua situação e vai sim de coração para Cristo. “Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim...” (João 10:37).
Ninguém vai a Cristo porque um amigo lhe fez com que ele fizesse uma decisão; porque foi forçado pelos pais; porque ficou encantado com a música; porque foi atraído por um milagre que ocorreu, ou mesmo porque gostou do ambiente alegre de uma igreja, ou porque assistiu o coral cantar e achou bonitas as músicas. O pecador só pode ir a Cristo porque a Graça de Deus lhe atrai por meio da mensagem da palavra da verdade, pregada com fidelidade. Amigo ouvinte, é isso o que significa GRAÇA IRRESISTÍVEL. Estou plenamente convicto que será um tempo sumamente precioso para minha própria vida ao discorrer a respeito desse tão precioso assunto, por isso o farei isso com alegria porquanto estou bem certo do quanto é necessário que levemos a todos os amigos a mensagem certa para que as almas sejam tiradas dessa nuvem de confusão que paira no mundo hoje. O alvo de tudo é a glória de Deus, e estou certo que Ele está sendo glorificado quando pregamos com fidelidade aquilo que Ele ordenou que fosse pregado. Quando buscamos a glória dEle, Ele mesmo fará com que Sua palavra conquiste os frutos preciosos na salvação das almas, e na edificação do Seu povo.
Quero agora concluir essa introdução, afirmando que a GRAÇA IRRESISTÍVEL está em perfeita atuação salvando almas. Em todos os lugares, no mundo inteiro, pessoas de todas as raças e de todas as nações estão sendo atraídas pelo poder transformador da graça. Deus fala aos corações das almas que verdadeiramente estão arrependidas e que querem acima de tudo o perdão de Deus e almejam pertencer a Cristo. Você é uma alma que anseia a salvação?  Confesse seus pecados e clame ao Senhor pedindo que Ele venha lhe salvar agora mesmo.

Nenhum comentário: