quinta-feira, 13 de agosto de 2020

SALVOS PARA AS BOAS OBRAS (8)



“Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de
antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios  2:10)
A ATUAÇÃO DA GRAÇA NO VIVER DESSE POVO: “... para as boas obras...”
        Ah! Nem sequer imaginamos como são belas, santas e úteis as boas obras! Uma vez que foram de antemão preparadas por Deus, então vale a pena examinar de perto essas grandes oriundas da eternidade: “...de antemão preparou...”. Passar por cima é ignorar as joias, cujo valor é imenso. Além disso, a igreja é ornamentada para expor essas grandezas de Deus no mundo e assim a noiva há de enaltecer o Noivo Amado.
        Primeiramente, digo que as boas obras não vêm dos homens e nem podem ser produzidas pelos homens. Já mencionei o fato que os homens podem produzir obras, mas não as boas obras. Aliás, as obras dos homens muitas vezes parecem ser belas e muitas vezes o mundo se encanta com alguns atos de homens em favor de nações e do mundo inteiro. Mas essas obras são marcadas pelo pecado; elas estão carregadas de corrupção e não há uma sequer que tenha qualquer peso de valor perante Deus. Todos os atos de Judas, mesmo sendo feita juntamente com os discípulos e mesmo que foram pintadas do verniz da espiritualidade, elas morreram com ele e foram lançadas no além como lixo, completamente desprezadas por Deus.
        Às vezes as obras parecem ser de homens, mas são provenientes de Deus. Antes da sua conversão, Cornélio foi um homem de grandiosos gestos, mas tudo o que aquele homem fazia era Deus de antemão preparando aquela alma para aquele maravilhoso encontro Salvador. Cornélio não se inspirava em suas obras para a salvação, por isso aceitou com coração sincero a salvação em Cristo (Atos 10). Têm bons homens no mundo, e muitos são amados por parentes, amigos, por causa de seus atos de bondade, educação, respeito e justiça, mas que jamais foram salvos. Normalmente as obras feitas pelas atividades da carne já recebem suas recompensas aqui mesmo. Elas não foram preparadas de antemão na eternidade por Deus. Portanto, cuidemos bem em discernir o que significa “obras” e “boas obras”.
        Outra verdade digna de nossa atenção é do fato que as boas obras exibem determinados traços, jamais achados aqui. Um desses traços é que nelas brilha a glória de Deus, por isso não podem ser produzidas nem sequer imitadas. Temos que avançar no conhecimento dessas verdades. Por exemplo, vemos que nas boas obras estão os traços do amor de Deus, e nisso os homens não podem sequer imaginar. Homens amando perdidos pecadores? É impossível! Todos nós juntamente nos afundamos na areia movediça deste mundo encharcado do pecado. Se estendermos as mãos para os outros, certamente afundaremos mais. As boas obras mostram que o grande Deus amou um povo na eternidade e veio aqui para exibir Seu amor por esses pecadores.
        Notemos o quanto santos no passado mostraram isso. A reação deles em face da perseguição e até mesmo da morte, foi de completa submissão a Deus, sem qualquer atitude retaliativa. Por que isso? A resposta foi que esses homens, após conhecerem o amor salvador do Senhor em suas vidas, não mais passaram a agir com ódio e com vingança. Vemos isso na vida de Estêvão, porque mesmo sob os alvos das pedradas de seus algozes, ainda orou por eles: “Senhor não lhes imputes esse pecado”. Ora isso é o que? “Boas obras”. Quem no mundo faria isso?
        Ali perante o corpo morto de Estêvão estava Saulo de Tarso que se dispôs a se erguer em procurar outros crentes para mata-los com profunda ira. Mas o que aconteceu? Ao ser achado pelo Senhor e ser levado à conversão, eis que incrivelmente amou aqueles que lhe perseguiram cruelmente. Isso revela as boas obras, as quais jamais foram conhecidas pelo mundo, porque elas expressam o amor de Deus em Cristo.

Nenhum comentário: