quinta-feira, 20 de agosto de 2020

QUANDO DEUS FECHA A PORTA (6)



“E os que entraram eram macho e fêmea de toda carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro (Gênesis 7:16)
DEUS FECHA A PORTA
        Tenho mostrado o quanto a porta dessa arca da salvação está aberta. É a linguagem que ilustra o coração do grande Deus em Sua impressionante compaixão pela raça caída. Mas tenho que pregar também que Ele fecha a porta. Foi por muito tempo que a porta da arca ficou aberta, mas foi de forma rápida que a porta foi fechada definitivamente. Creio que são muitos os meios que Deus usa para trancafiar a porta da graça, de modo tal que não haverá mais possibilidade de ser aberta. Ele faz isso na Sua santa ira e provou isso com Israel, porquanto na insistência rebelde em não querer prosseguir no caminho rumo a Canaã, sob a liderança de Deus, eis que gritaram, querendo voltar para o Egito, após ouvir o relatório incrédulo dos 10 espias. Mas quando Deus em Sua ira jurou que eles não entrariam na terra prometida e que ficariam rodeando pelo deserto durante 40 anos até que perecessem todos, eis que resolveram mudar de ideia, mas foi tarde demais (Números 14)
        Venho afirmar aqui que um dos instrumentos que Deus usa a fim de fechar definitivamente a porta é a morte física.  Vejo hoje o quanto milhares brincam com isso, pois acham que a morte está distante. Especialmente em nossos dias, vemos como jovens e adultos brincam com o pecado e se tornam surdos quantos aos perigos que ameaçam suas vidas neste mundo. As palavras de Jesus: “Louco, esta noite te pedirão a tua alma” nem sequer fazem a alma tremer. O caminho dos ímpios sempre vai mostrar que há mais distância à frente para ser percorrido. É impressionante ver a quantia de jovens morrendo por causa de drogas, assassinatos e especialmente por causa da vaidade em cuidar exageradamente dos corpos. A morte vindo repentinamente é a forma como que Deus fecha o caixão e o tranca de vez por todas. Um jovem morreu quando festejava o sucesso de ter passado no vestibular, mas na brincadeira alguém jogou um vaso em sua cabeça. Moças têm perdido a vida na mesa de cirurgia, a fim de manter seus corpos belos.
        Também Deus tira sua bondade convencedora: “Se hoje ouvirdes a minha voz, não endureçais o vosso coração”. Muitos não sabem que o mesmo Deus de compaixão também é o Deus que simplesmente endurece o coração de tal maneira que o homem não consegue ouvir mais. Nem sempre a morte vem imediatamente; muitas e muitas vezes Deus deixa o ímpio prosseguir numa jornada bela e cheia de novidades. Mas o que Ele faz é simplesmente encerrar o ímpio num coração fechado e lacrado para que não haja mais qualquer sinal de arrependimento. Foi assim que Ele tratou Caim e até mesmo impediu que outros o matassem; a vida dele foi prolongada, a fim de criar o sistema de um mundo tão cobiçado. O mesmo ocorreu com Esaú, pois mesmo diante de tantas oportunidades abertas, simplesmente teve seu coração completamente impedido que a luz entrasse, por isso partiu para sua ambiciosa pretensão terrena.
        Ora, esse endurecimento é feito com um material proveniente do próprio coração – o orgulho. Até mesmo alguns crentes se tornam obstinados e endurecidos de tal maneira que Deus, muitas vezes trata com eles com rigor e até com a morte. Que homem piedoso foi o rei Asa. Mas quando não ouviu a voz de Deus e pactuou com um rei perverso para obter livramento, simplesmente ficou com raiva e não recusou admitir sua atitude errada.
        O que fazer diante dessa majestade que tanto compadeceu de nossa miséria e estendeu seus braços para nos arrancar da maldição? Não é melhor que humilhemos perante Ele? Só tem uma atitude da parte do homem que causa admiração em Deus –profunda humilhação e arrependimento.
       

Nenhum comentário: