terça-feira, 4 de agosto de 2020

SALVOS PARA AS BOAS OBRAS (3)


                               
“Pois somos feitura Dele, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios  2:10)
O POVO DE DEUS – OBRA DA GRAÇA: “Pois somos feitura   dele...”
        Creio que a introdução pode servir como janela, levando luz ao entendimento de um assunto tão maravilhoso e vasto. Impressionante como é profunda a palavra de Deus, especialmente em Seus ensinos sobre os atos da encantadora graça. Logo de início o texto nos leva à uma linguagem diferente no que tange às doutrinas da salvação. Normalmente a bíblia nos fala do novo nascimento, do modo como Deus faz nascer do velho homem uma nova criação.
        Lembremos bem que nas obras de Deus tudo é feito por milagre e esse milagre aparece no fato que Deus criou um povo. A bíblia faz diferença entre a primeira criação e a segunda. Na primeira Deus usou Sua palavra e fez surgir do nada as coisas que vemos no céu e na terra. Em Gênesis 1 vemos: “No princípio criou Deus...” e o termo “criou” é a palavra “bara”, termo que no hebraico significa “criar do nada”, e essa palavra só é aplicada a Deus, porque só Ele pode fazer surgir do nada as coisas existentes. Incrível, mas a primeira criação foi assim, vista e aplaudida pelos anjos.
        Na segunda criação vemos o majestoso trabalho criador da graça no meio dos homens. Na primeira criação tudo, céus, terra, homens, animais foram criados. Na segunda criação, trabalho majestoso da graça, o trabalho Dele é somente entre os homens. Na primeira criação a raça apareceu em Adão. Quando Deus ergueu o homem do pó da terra, estava erguendo ali bilhões e bilhões de pessoas naquele ser feito por Ele. Agora, na graça, a nova criação é feita em Cristo: “...criados em Cristo Jesus...”. Significa que em Jesus está toda raça dos remidos. Fantástico trabalho: “...se alguém está em Cristo é nova criação...” (2 Coríntios 5:17).
        Essa é a lição que nosso Senhor nos transmite em João 5, de uma forma mais expandida. Ele cura um paralítico em Betesta e depois disso enfrenta a multidão de religiosos judeus que passam a contestar a cura, por ter sido feita no sábado. Mas nosso Senhor, em rápidas palavras mostra o que quer dizer Efésios 2:10. O Senhor diz: “Meu Pai trabalha até agora e eu trabalho também”. Então, voltando ao texto em pauta, posso assegurar que a obra da nova criação é Deus chamando homens e mulheres que não existem. O que? Não existem? Sim! Talvez essa declaração tenha causado surpresa para você, mas tal verdade é claramente mostrada por Paulo em Romanos 4:17, falando a respeito da fé de nosso pai Abraão: “...perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. Pode entender isso?
        Vamos ilustrar essa obra criadora na primeira criação. Quando Deus chamou as nuvens no céu, não tinha nada, mas as nuvens apareceram, como se já existissem. Imagine você querendo criar algo do nada. Não tem como, porque não podemos nem sequer imaginar algo inexistente. Tudo o que criamos aqui na terra é feito de algo já existente. Um novo modelo de carro surge, como foi que aconteceu? A fábrica adquiriu a matéria prima em todos os detalhes, a fim de fabricar tudo o que precisava para a formação do carro que entrará no mercado. Mas não é assim com Deus, pois Ele está fazendo a nova criação em Cristo e essas pessoas que hão de surgir, incrivelmente não existem. Mas você diz: “pastor, como não? Ali está o Antônio que se torna um crente em Cristo. Ele não existia?” Ora, se o Antônio é agora nova criação, é porque aos olhos de Deus ele não existia. Existia sim o velho Antônio, caído em Adão, condenado e morto. Minha esperança é poder dinamizar esse assunto um pouco mais na próxima aula.

Nenhum comentário: