sexta-feira, 28 de agosto de 2020

QUANDO DEUS FECHA A PORTA (10 de 10)



“E os que entraram eram macho e fêmea de toda carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro (Gênesis 7:16)
ATITUDES CORRETAS DO PECADOR ANTE A PORTA ABERTA.
        Da parte do pecador a atitude correta é humilhar, reconhecendo o perigo em que se encontra. É fato que nem toda atitude de humilhação vem de Deus; é fato que nem todos que parecem arrependidos, realmente estão querendo entrar pela porta da graça aberta. Uma atitude aparentemente humilde do lado de fora pode ser o preparo para um coração ainda mais endurecido e obstinado. Mas a humildade perante a verdade revelada mostra que a pessoa parou de brincar e resistir a Deus.
        Mas importa que haja humilhação e disposição para entrar. Se a dureza de coração é motivo de festa para os demônios, então é certo que o arrependimento é motivo de festa para os anjos. Homens e mulheres se arrependendo de suas maldades é uma das grandes maravilhas da graça compassiva de Deus em atuação no mundo, como aconteceu ali na cidade dos perversos Ninivitas. Não seria maravilhoso ver isso em nossos dias tão maus, os quais assemelham aos dias de Sodoma? Quando Cristo é visto como a única porta aberta para que os pecadores escapem do perigo eterno é sinal de que o Senhor desceu à terra e está atuando no meio dos homens. Dias assim são dias de refrigério, dias da Sua visitação. Não temos esperança fora dessas riquezas celestiais na terra, caso contrário veremos hoje no mundo as mesmas condições do tempo quando Noé construía sua arca.
        Quando homens se humilham é sinal de que Deus está apresentando aos homens a Sua perfeita provisão; que Seu Cordeiro é a porta aberta da vida eterna; que só entrando por Ele o pecador pode achar o caminho seguro e o descanso que a alma tanto precisa. Não há esperança fora Dele. Grandes nomes bíblicos atestam essa verdade em suas vidas e Deus mesmo está afirmando que do modo como salvou Moisés, Abraão e milhares de  pecadores, também pode salvar perdidos agora. A porta está aberta! Essa é a mais preciosa notícia que pecadores podem ouvir agora! Vejo hoje quantos estão procurando, não a porta aberta para escapar da ira vindoura. O que vejo hoje são homens e mulheres querendo de Deus portas abertas do sucesso pelos caminhos de Caim e até mesmo religiões foram abertas para desafiar os desejos carnais dos homens.
        Meu amigo, você tem permanecido indiferente? Não há cegueira pior do que a cegueira da alma. Não há sono mais perigoso do que o sono do mundo; não há paz mais perigosa do que achar que a vida aqui está indo muito bem e que se houver juízo ele tardará, ou mesmo que nunca virá. Quantos foram surpreendidos e morreram no pecado! Quantos morreram sem que jamais pudessem ouvir a pregação da palavra! Outros morreram ouvindo a mensagem, mas preferiram endurecer seus corações.
        Amigo, é provável que você anda confiante em si. Muitos acham numa igreja um bom “colchão” onde podem descansar e dormir o sono letal da alma. Muitos tranquilizam na mera religião formal, porque disseram que creem, mas o crê em nada difere da incredulidade mórbida do mundo pagão e materialista. Tais pessoas jamais chegaram a examinar a si mesmas. Quão terrível é o peso de um coração obstinado e rebelde! Às vezes muitos são surpreendidos com a reta final na jornada e percebem que cairão no abismo; a reação deles parece ser de arrependidos, mas o fato que Deus manda Seu juízo mesmo antes da pessoa cair na perdição. Os sinais de falsa conversão aparecem logo, porque como Saul eles passam a buscar proteção humana e tendem a se esconder em lugares errados.
        Não tem esperança fora do Salvador que foi enviado do céu à terra. Não há lugar de escape para ninguém neste mundo, caso não corra só para os potentes braços de amor que recebe pecadores com infinda compaixão. Fora dele o barco da vida vai furar quando o dilúvio da ira divina vier.

Nenhum comentário: