quarta-feira, 5 de agosto de 2020

O PERIGO DA INCREDULIDADE (10 de 11)


“Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito” JOÃO 10:26
A RAZÃO DA INCREDULIDADE. “porque não sois das minhas ovelhas.”
        Tendo mostrado o que realmente significa a vil incredulidade, os sinceros crentes devem se humilhar perante a revelação bíblica, porque se chegamos a crer um dia e hoje cremos no coração, sabemos que essa disposição não veio de nós mesmos. No texto o Senhor deixou claro que para ser ovelha Dele tem que haver uma obra poderosa, feita pelo próprio poder da graça no coração. Como um incrédulo vil e transgressor pode chegar a crer no Deus da revelação bíblica? Isso não é algo natural, tem que ser Deus rasgando o coração, arrancando o coração de pedra e dando um novo coração. Foi essa a radiante promessa feita desde o Antigo Testamento pelo Deus que ali manifestou Sua graça.
        A seguir creio que preciso mostrar essa verdade, porque em João nosso Senhor deixa essa lição estampada perante a testa de ferro daqueles homens e mulheres. O próprio verso mostra isso: “...porque não sois das minhas ovelhas”. Será que enxergamos isso? Nessa declaração o Senhor expõe o braço forte da soberana graça em plena atuação, porque, o que Ele faz é tornar as feras do pecado em mansas ovelhas que Lhe seguem e que são apascentadas e protegidas por Ele. As lições que Ele traz a partir do verso 27 é de encher nossos olhos espirituais, mas não é meu propósito tratar dessas verdades aqui. Focalizarei no tema sobre o perigo da incredulidade.
        Notemos no próprio texto o quanto o Senhor enfatiza isso, pois afirma que os que creem Nele são rebanhos tirados dentre os judeus e os gentios, formando um só rebanho que tem um só pastor. Essa foi sempre a graciosa promessa que brilhou nos escritos proféticos do Velho Testamento e Paulo corrobora essa verdade em Romanos 9. O Senhor também deixa essa verdade ainda mais esclarecida em João 17:2, quando em Sua oração sacerdotal Ele diz ao Pai: “Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste”. Veja nas palavras do Senhor que Ele recebe poder do Pai (ou autoridade), a fim de dar vida eterna.
        Como alguém poderá crer em Jesus se não receber vida? Como um coração incrédulo poderá mirar Jesus como Senhor e Salvador, com a disposição de confessar, crer de todo coração e com a disposição de segui-Lo? Essas coisas não acontecem naturalmente. Como um coração empedernido crerá no Salvador? Como homens e mulheres amantes do pecado terão essa disposição de se humilhar perante o Senhor da glória. A incredulidade vil faz o homem marchar de forma arrogante neste mundo. A incredulidade vil é capaz de se ajoelhar perante qualquer coisa que seja foco de suas ambições idólatras. Diante do Senhor da glória o pescoço fica duro, os olhos faiscantes de ódio, os joelhos enrijecidos, a língua muda e todo ser armado contra o Senhor.
        Não há como mudar o coração duro. Por fora poderá parecer crente; poderá se tornar membro de um clube religioso; poderá ter a bíblia e até se sentir envaidecido por uma suposta certeza de salvação. Mas não pertence ao Senhor, não é Sua ovelha. Então a atitude será de enfrentar o Senhor. Poderá dizer que não, mas o fará sim diante dos pregadores fieis, assim como os judeus rebelavam e assassinavam os profetas; assim como fizeram com os apóstolos e outros na história. Crer em Jesus é milagre; mostrar perante o mundo que foi chamado por Deus para receber vida, seguir a Cristo e caminhar rumo ao céu é milagre. E isso é tão verdadeiro que o próprio mundo fica pasmado e passa a perseguir tal pessoa.
        Meu desejo é que agora mesmo almas sejam despertadas para essa fé em Cristo Jesus o Salvador e Senhor, a fim de serem salvas para sempre.

Nenhum comentário: