terça-feira, 11 de agosto de 2020

QUANDO DEUS FECHA A PORTA (1)


“E os que entraram eram macho e fêmea de toda carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o Senhor o fechou dentro (Gênesis 7:16)

INTRODUÇÃO: Eu posso imaginar o quadro de horror e desespero que teve início na face da multidão ao ver a porta da Arca sendo fechada definitivamente para eles. Deus não ordenou a Noé para que ele entrasse e trancasse a porta. Talvez Noé quisesse usar de compaixão e puxasse algum parente para dentro da arca. Mas o fato é  que foi Deus quem a fechou.  A compaixão divina deu-lhes uma oportunidade de 120 anos, provando que o Senhor é tardio em irar-se, mas grande em poder.

        Normalmente ignoramos os juízos de Deus justamente porque não enfrentamos tragédias como aquela. Enfrentamos algumas tragédias locais, ou mesmo ouvimos de algumas catástrofes que envolveram algumas nações, como um tsunami ou terremoto, matando milhares. Mas como não fomos vítimas ou que não houve algum parente nosso que morreu, então, ficamos pasmados por algum tempo, mas logo esquecemos e a vida tende a seguir. Eu tenho pregado em vários lugares e sempre percebo isso, que quando a vida está boa, confortável e “abençoada”, conforme a linguagem do ovo hoje, então não há qualquer reação de medo nos corações. Parece que os juízos de Deus estão distantes. Achamos que acontecimentos terríveis não chegarão a nós.
        A única mensagem de juízo que acordou uma cidade inteira foi aquela que Jonas pregou em Nínive. Ele nada falou da graça nem do amor de Deus. Ele somente avisou que fatalmente o juízo iria vir e foi o suficiente para que houvesse um rebuliço completo da população. Mas foi o Deus de compaixão que acordou a população de Nínive e isso significa que há perigo quando Deus vem somente com suas armas na cintura, mas não traz consigo a maleta da misericórdia e graça. Foi assim nos dias de Noé. Por anos e anos ele empunhou Sua mensagem de amor, paciência, bondade e ternura, mas assim que Noé com seus filhos e esposas ocupou o lugar na arca juntamente com os animais, eis que Deus apareceu munido de Seus justos e santos juízos. Ele veio para trancar a porta e trancou também a porta de Sua compaixão para não escutar choro, gritos e angústias da morte
        Que lição impressionante temos diante de nossos olhos, mostrando o perigo no qual se encontram aqueles que ousam persistir em seus pecados, recusando ir a Cristo em sincero coração de arrependimento. A porta fechada da arca traz essa lição para indivíduos e nações que Deus ainda está fechando as portas. A arca de Noé traz consigo brilhantes lições desse evangelho, e tais lições devem chamar nossa atenção, porque sua mensagem é para agora mesma, é a mensagem oportuna de Deus. O dilúvio de água, como Deus mesmo prometeu não tomará mais o planeta, mas isso não significa que Deus retirou Sua mão de juízo. A bíblia inteira mostra que o trajeto de Deus no meio dos homens é de juízo e misericórdia. O Deus que salva um, também pune outros. O Deus que usou de compaixão com Israel no Egito é o mesmo Deus que não poupou em matar egípcios. O Deus que expõe Seu amor a alguns é o mesmo Deus que expõe Seu terror para milhares; o Deus que chamou e enviou Abraão e Sara é o mesmo Deus que foi à frente do casal e repreendeu reis para que não tocassem neles.
        A missão do evangelho neste mundo é avisar aos homens que a porta da graça está aberta, mas que Deus pode fechar a qualquer momento para muitos. Muitos que passaram a vida, vendo a porta aberta, mas não entraram, morreram devido ao juízo de Deus que fechou a porta definitivamente. Não há na bíblia esse evangelho medíocre, que apenas mostra um Deus de amor, sem expor o fato que esse Deus é o Deus de terror. Alguns dizem que o evangelho que pregamos causa medo nas pessoas, mas é para isso mesmo, porque o Senhor vem na sua carruagem da graça, munido de Sua salvação apenas para os que se humilham e confessam.

Nenhum comentário: