sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O PERIGO DA INCREDULIDADE (11 de 11)



“Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito” JOÃO 10:26
A RAZÃO DA INCREDULIDADE. “porque não sois das minhas ovelhas.”
        Hoje entro na parte final desta mensagem e sei que os que amam a verdade revelada a nós na palavra vão perceber que Cristo é o Pastor de um grande rebanho que o pai lhe deu, conforme já vimos em João 17:2. Observemos bem a linguagem de Cristo com os judeus, conforme o capítulo 10, a partir do verso 27. Cristo jamais comunicaria com outros povos usando essa linguagem de ovelha e pastor. Ele o faz porque aquele povo compreendia bem, a imagem de um pastor cuidando de ovelhas era bem conhecida na mente do judeu, especialmente porque eles eram familiarizados com a linguagem bíblica, acerca de Davi, o qual foi um pastor de ovelhas e com a linguagem inteligível do Salmo 23 bem como de outros Salmos, além de outras achadas nos livros proféticos, em especial no livro de Ezequiel.
        Sendo assim entendemos, à luz do capítulo 10 de João e do capítulo 17 de mesmo livro que Cristo tem um rebanho de ovelhas constituído por pessoas chamadas dentre os judeus e dentre os gentios, formando um só rebanho e um só Pastor. Na linguagem vista na oração do Senhor, Ele está referindo ao povo eleito que o Pai lhe entregou. A esse povo, a graça de Deus confere a benção de crer Nele, porque elas são as Suas ovelhas. Isso significa que quem não pertence as ovelhas do Senhor, entregues a Ele pelo Pai, não tem como crer Nele. O dom da fé salvadora vem de Deus, enquanto a incredulidade é inata no homem. Assim entendemos que os judeus e gentios que são salvos foram o mundo que Deus amou: “...para que todo que Nele crê...” (João 3:16). Assim biblicamente, na linguagem vista em João 3:16 temos um mundo condenado e um mundo salvo. O mundo condenado não faz parte da oração do Senhor em João 17, mas Ele roga pelo mundo que Ele veio salvar: “...rogo pelos que me deste...”.
        Posso aprofundar um pouco mais mostrando que Cristo se deu por essas ovelhas e é esse o ensino exposto em todo Novo Testamento, conforme vemos em Efésios 5 e em Tito 3. Mais do que isso, essas ovelhas são levadas ao Filho pelo Pai: “Todo aquele que o Pai me dá esse virá a mim...” (João 6:37). Seguindo esse raciocínio, vemos que a mais poderosa bênção recebida neste mundo é a bênção da fé em Cristo. Isso é motivo de louvor, porque a fé verdadeira significa que todo ser do homem foi modificado. O crer bíblico indica que agora a boca falará de Deus e dará louvores a Ele; que as mãos ficaram livres para servir ao Senhor e ao próximo nesta vida; na mente agora a luz da verdade fez tudo brilhar, removendo toda escuridão; as emoções são libertas para expressar todo sentimento de amor, alegria, exultação e outras expressões achadas somente na graça; os pés agora são fortalecidos para seguir a Cristo por veredas santas. Afinal, o que aconteceu? Por que esse milagre? É que o homem é tirado da morte para a vida, conforme João 5:24)
        Meu amigo, a sua incredulidade mostra a situação de um coração revoltado contra Deus, mas nada disso pode mudar o trono celestial. A incredulidade só trará prejuízo a você mesmo. Mesmo que você seja uma pessoa que se acha justa, bondosa e honesta aqui, tudo isso só trará louvores aqui mesmo. As honras e louvores da incredulidade dos homens em nada altera a condição deles na justa e perfeita balança divina. A incredulidade marca a trajetória do seu viver, para onde você está indo. Mesmo que o caminho pareça bonito, agradável e florido aqui, no final dará em caminho de morte. A permanência numa obstinada rebelião contra a verdade revelada só declara que um destino de horror eterno está se aproximando cada vez mais.
        O que fazer? Humilhe-se diante de Deus. Recuse outra coisa a não ser se humilhar, pois quem sabe o Senhor usará de compaixão com sua alma. Quem sabe, em Sua graça Ele lhe levará a conhecer a glória da tão grande salvação que Ele tem em Cristo, Seu Filho.

Nenhum comentário: