terça-feira, 24 de abril de 2018

O FUNDAMENTO DOS JUSTOS (8)



“Ora, se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (SALMO 11:3)
CONHECENDO O FUNDAMENTO DOS JUSTOS.
        O fundamento dos justos é a cruz; foi ali que o Justo conquistou a perfeita justiça de Deus para o seu povo. Os santos de Deus estão ligados na cruz e foi a obediência do Filho que trouxe aquilo que os santos de Deus agora podem confessar perante este mundo maligno. Digo mais que é no fundamento dos justos que eles foram reconciliados com Deus; tiveram todos, absolutamente todos os seus pecados perdoados, de tal maneira que são aceitos por Deus como livres para sempre de toda culpa que os condenava como réus do fogo eterno. Sobre esse fundamento inabalável é que os justos não somente obtiveram justiça, como também todo poder para andar firme, convictos, seguros para o céu; podem trilhar o caminho santo, reto e cheio do amor de Deus em suas.
        Mais do que isso, o firme fundamento fornece o cenário para o desenrolar da vida cristã. Nada há em nós mesmos, nem tampouco aqui neste mundo, que possa fornecer base sólida para um viver cristão. O que o mundo tem para nos dar? O que podemos receber deste mundo, senão mentiras? Como os crentes podem viver aqui, senão mediante a justiça de Cristo? Somos fracos, incapazes, inúteis e nada há na carne que possa ser aceitável aos olhos de Deus. Como podemos andar em santidade num mundo cheio de imundície e que opera contra os santos princípios de Deus? É fato que o mundo tem seu sistema religioso, mas não pode ir além da aparência. Aliás, a religião daqui torna-se a mais perigosa arapuca armada por satanás, para iludir os homens. Sem um firme alicerce da verdade vinda de Deus e documentada por Ele, o que será de nós? Não há como sobreviver aqui.
        Diante desses fatos podemos assegurar que não como ver o pleno desenrolar da justiça aqui. O príncipe deste mundo é o cruel satanás e os homens o seguem com prazer. Se não tiver homens e mulheres justos, com a retidão de Deus neles, o que podemos esperar daqui? Como criar nossos filhos, sem um padrão de temor a um Deus invisível? O que teremos em mãos para ensiná-los, num mundo onde satanás procura esconder a verdade de Deus? Não fossem os ensinos santos de um Deus aplicados em nossas vidas, que parâmetro nossos filhos teriam para enxergar a verdade e obedecê-la? A verdade revelada vem nos mostrar o quanto a morte chega para ceifar nossas esperanças e destruir as ambições passageiras; não fosse a firme convicção de fé que os justo têm, o que seria desta vida que só corta nossos corações de tristeza e dor?
        Os justos não confiam nos homens, pois sabem o quanto é desesperador confiar neles. O firme fundamento da fé lança uma base sólida e segura para que confiemos num Deus que não pode mentir; que nos faz descansar em suas promessas de que ele há de cuidar de nós, da maneira fiel como ele o faz. Os justos trabalham, estudam e cumprem com seus deveres, mas aprendem dia a dia que é Senhor está à frente de tudo, trabalhando para o bem do seu povo. Firmados na fé os justos sabem que não há qualquer promessa vinda do seu Deus, de que o mundo vai melhorar, que teremos aqui prosperidade. Os justos entendem prosperidade em termos de avanços espirituais, porque a cada dia mais próximos estão do seu lar. Eles podem progredir em bens materiais aqui, mas seus corações não estão ligados a essas coisas marcadas pela transitoriedade desta vida.
        Enfim, o firme fundamento é a base da real esperança da glória. A fé dos justos ultrapassa esta vida aqui; eles veem além desse véu e regozijam na esperança daquilo que está guardado para eles. E quando a morte chega, os justos estão certos que subirão e entrarão no reino eterno, porque foram comprados por Cristo e são os benditos do Pai.

Nenhum comentário: