quinta-feira, 19 de abril de 2018

O FUNDAMENTO DOS JUSTOS (6)



“Ora, se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (SALMO 11:3)
A LUTA DOS ÍMPIOS PARA DESTRUIR OS FUNDAMENTOS:
        Caro leitor, consideremos também o fato que as lutas dos ímpios não cessam, eles não cansam de criar armadilhas no combate contra os fieis e justos. Um exemplo dessa verdade está na vida de Saul, porquanto, após saber que foi reprovado por Deus para o reinado e que outro ocuparia seu lugar (1 Samuel 15), eis que marcou uma perversa perseguição contra Davi. Ele sabia bem o quanto Davi foi um soldado fiel, um verdadeiro escudeiro do rei, mas isso em nada tinha qualquer relevância para alguém que temia perder a posição. E foi nessa fúria impetuosa que ele marchou com seu exército para matar um homem inocente, mesmo sendo por duas vezes repreendido por Davi (1 Samuel 24 e 26).
        O que acontece é que os ímpios querem destruir o fundamento dos justos, porque eles estorvam seus intentos. Para Acabe, a única forma de obter a vinha de Nabote era eliminá-lo com a morte, por isso usou sua criminosa esposa para planejar esse assassinato de forma bem camuflada (1 Reis 21). Se o poder de Deus não repreender essas maldades, os justos estarão em situação bem difícil para viver como devem viver aqui. Num lar um homem crente poderá enfrentar muita luta contra uma esposa que não tolera os planos de trazer justiça para dentro de casa. A luz pode brilhar tanto com a presença de um crente fiel e ela não vai querer isso.
        Algumas mulheres ultimamente têm buscado separação porque querem “liberdade” para viver como bem querem, e a vida de um marido crente pode ser um estorvo para isso. Algumas conseguem perceber que o marido tem falhas e é incoerente seu viver com a fé que afirma ter. Assim elas trabalham de tal maneira que conseguem desviá-lo do caminho certo. Quanto mais longe da luz, melhor para assegurar-se em seus caminhos perversos. Mulheres crentes, semelhantemente enfrentam as mesmas dificuldades com seus maridos não crentes. Enfrentamos hoje os dias mais perversos já vistos, quando a maldade, o adultério e luxúria dominam toda sociedade. Homens perversos não cessam de trazer essas coisas para dentro de suas casas. Quando elementos assim enfrentam a luz de uma vida santa e pura, eis que eles logo querem destruir esse fundamento e farão de tudo para isso, a não ser que haja uma intervenção da parte de Deus.
        A presença dos crentes neste mundo não assegura um caminho fácil nem atrai um bem-vindo dos mundanos. Eles não se importam com mentiras religiosas; eles não têm que lutar contra os falsos mestres e falsos crentes. O perigo estará presente com a presença dos crentes sinceros e fieis. Daniel e seus amigos no palácio da Babilônia se viram cercados de elementos perigosos, egoístas e gananciosos; eles sempre estavam à busca de meios, a fim destruir o firme fundamento daqueles três fieis servos de Deus, porque eles estorvavam seus intentos de ocuparem posição mais alta no governo. Mesmo vendo como Daniel trabalhou para o bem deles, ainda eles queriam vê-lo morto e saindo do caminho deles.
        Caro leitor, nós estamos livres dessas armadilhas cruéis dos ímpios? Claro que não! Cuidemos bem porque elas são perigosas e letais; muitos crentes nem sequer percebem que estão desviando da verdade, quando buscam um caminho mais fácil, sem lutas contra o mal. Os ímpios não lutam pela causa santa, eles trabalham contra isso; eles querem um mundo livre onde eles possam dar vazão ao que têm no coração. Por essa razão os crentes devem vigiar constantemente; a leitura da bíblia e escutar os ensinos da palavra na pregação terão efeitos impressionantes de poder para nossas almas. Precisamos estar de prontidão e munido de armas espirituais num mundo tão perigoso!

Nenhum comentário: