segunda-feira, 9 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (3)


                         
“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
A VERDADEIRA DECISÃO AFETA O RELACIONAMENTO NATURAL: “Aborrece”.
        Chegou o momento para que entremos nos detalhes do texto. Chequemos bem as palavras do nosso Senhor, a fim de analisa-las à luz de toda verdade bíblica, conforme nosso Deus nos transmite. Nosso Senhor deixa bem claro que seguir a ele há de custar o relacionamento natural e tal verdade vem ferir profundamente nosso ego, porquanto estamos extremamente apegados a este sistema de vida, de tal maneira que não admitimos que esse enlace de amor deva ser destruído. Mas, à medida que passarmos por tudo isso entenderemos o quanto todas as coisas vão se encaixando em seus devidos lugares, conforme a verdade do evangelho bíblico.
        Também, essas palavras do nosso Senhor aparecem para testar a genuína fé e revelar que é impossível para o homem natural sair dessa esfera emocional por si mesmo, porque é o habitat dele. Sempre estamos inventando desculpas como: “Deixe que eu primeiro vá sepultar meus pais”, ou “Estou ocupado com minha família”, etc. Todos nós estamos cientes dessa verdade em nossas vidas. Ora, é fácil entender isso, porque estamos ligados a nossa raça e esse relacionamento perdura em nós até que a morte nos separe. Mas o que o Senhor faz é revelar o quanto a natureza maligna, terrena e natural encontrará obstáculos para isso. Alguns seguem alguns passos, até que as circunstâncias venham mostrar o quanto não foram chamados para essa jornada, conforme nosso Senhor mostra.
        Por outro lado é o seguir a Cristo o segredo maravilhoso dos verdadeiros relacionamentos aqui. Seguir a Cristo é fazer o sol brilhar sobre todos os detalhes e transformar os caminhos naturais em caminhos saudáveis e santos. Não há um seguidor sincero do Senhor que seja um mau exemplo como esposo, pai, mãe, esposa e filho. Aliás, o Senhor Jesus é Criador dessas coisas que tanto amamos aqui. É sem ele que a vida é desmanchada nos melhores relacionamentos naturais e está com ele o significado de todas as coisas. É impossível amar e seguir a Cristo sem ganhar infinitamente mais. Sendo assim, não temos a seguir uma rota de miséria, uma exigência cruel da parte do nosso Senhor.
        Realmente estamos diante de uma verdadeira honra, porque nosso Senhor, sendo ele o criador perfeito da família está mostrando que o segredo da felicidade está em perder aquilo que é terreno e temporário, a fim de ganhar o eterno. Seguir a Cristo é o caminhar seguro na direção certa, mesmo que aos nossos olhos não seja assim. Quanto somos enganados quando pensamos que estamos neste mundo seguindo o modelo natural de vida! Nunca paramos para pensar a razão desta vida aqui; não examinamos as coisas todas à luz da eternidade. O que acontece é que simplesmente descemos a ladeira porque é fácil descer, para depois perceber que a morte, a tristeza, a solidão e outras coisas surgem para revelar nossa estupidez.      
        Cristo entra em cena para nos livrar da maldição do pecado; ele veio e soube de tudo o que nós somos e temos aqui. Ele se humilhou e entrou aqui nascendo como nós nascemos e tendo uma família terrena. Mas nosso Senhor sempre deixou claro que sua missão estava ligada ao Pai e que sua família era eterna. Seguir a ele é perder aqui para ganhar aquilo que é infinitamente superior, assim como todos os santos fizeram. Basta um olhar de fé para a história e para o futuro e veremos o quanto isso é uma realidade eterna. Que estejamos fortes e compenetrados em seguir aquele que nos fez, nos amor e provou seu amor por nós pecadores.

Nenhum comentário: