quinta-feira, 12 de abril de 2018

O FUNDAMENTO DOS JUSTOS (2)



“Ora, se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (SALMO 11:3)
INTRODUÇÃO:      
        Caro leitor, realmente sinto a necessidade de fortalecer ainda mais a introdução desse tão rico e oportuno assunto. Davi estava sendo perseguido e as pressões das perseguições normalmente vêm para fazer com que os justos tomem caminhos errados e reajam como os ímpios querem. Nosso Senhor experimentou várias vezes essa mobilização das trevas. Foi em Nazaré, quando entrou na sinagoga que nosso Senhor quase foi massacrado por um grupo de elementos religiosos, mas vis e perversos. Os justos não podem sair do fundamento; não podemos tomar atitudes erradas, porque se agirmos assim estaremos nos nivelando aos insensatos e desonrando o nome do Senhor.          
Ontem introduzir o que penso ser o fundamento da vida de Davi. Mostrei em primeiro lugar que era um homem que confiava absolutamente em Deus e mostrou isso em um viver humilde e de oração. Davi não era um homem simplório, não era um bobo. Ele era um valente, mas sabia que tudo isso era vindo do poder de Deus.
        2.     Sua convicção era que o reino pertencia a Deus e não a ele, por isso jamais quis apoderar-se do trono mediante a força. Quão diferente era Saul, pois quando se viu em perigo de ser destituído da posição de rei, logo viu Davi como ameaça. Como o mundo é diferente! Vemos os homens se matando por causa de poder, fama e posição. O reino é de Deus e não nosso e é Deus quem estabelece reis e príncipes, mas tudo funciona segundo seu padrão de justiça, para que toda terra saiba que ele é Deus. Deus estava preparando seu servo, a fim de que reinasse em Jerusalém conforme sua vontade. Israel era o povo de Deus e seria terrível tomar o trono como trampolim, a fim de saltar na iniquidade, fazendo o povo sofrer, como aconteceu com vários reis na história de Israel.
        3.     Certeza que o fundamento da vida era a justiça, e não a força. Por essa razão Davi usava a espada apenas para a execução da justiça e não da maldade. No reino de Deus há misericórdia, justiça e juízo e esses três fundamentos devem prevalecer. Ele jamais alçou sua espada contra o rei Saul; Davi poderia ter sido coroado antes do tempo certo, mas mostrou-se firme e resoluto em agradar a Deus. Isso é justiça. Trilhando essa base segura, Davi sabia que jamais poderia ser vencedor, jamais         prevaleceria se não fosse esse firme fundamento da sua fé e do seu viver.
        Por isso precisamos saber que essa lição é a mesma para os homens em nossos dias. Nós os crentes estamos peregrinando num mundo perigoso, cruel e injusto. Se afastarmos de um viver segundo a justiça, então desviaremos do Senhor. Se agirmos como o mundo age, então para nada serviremos; nosso fundamento será destruído. Nossa espada é a justiça, nossas armas vêm da verdade, da compaixão e do amor; nosso modo de viver tem como objetivo agradar a Deus. Por essa razão devemos ter cuidado, a fim de que não venhamos a tropeçar. Não podemos ficar sem contínua oração; não podemos desviar da verdade revelada, senão olharemos o mundo. Nossa fé deve ser fortalecida no Senhor e nossas armas devem ser espirituais.
        É o fundamento dos justos, fundamento firme e inabalável. Somos cidadãos do céu e é nosso dever manter inabaláveis, até que nossa jornada finde aqui com nossa morte ou com a chegada do Senhor para buscar seu povo.

Nenhum comentário: