segunda-feira, 16 de abril de 2018

O FUNDAMENTO DOS JUSTOS (3)


                              
“Ora, se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (SALMO 11:3)
A LUTA DOS ÍMPIOS PARA DESTRUIR OS FUNDAMENTOS:
        Todos os verdadeiros crentes foram justificados e feitos justos, mediante a justiça de Cristo neles. Nosso padrão de justiça é aquele que por Deus é chamado de O JUSTO. Nada temos com nossa justiça própria, porque se fosse esse o método de Deus aceitar os homens na salvação, eis que as obras evidenciariam, não precisava do Senhor e Salvador e os melhores e mais justos homens da face da terra seriam alcançados. Nós cremos que foi a graça que nos alcançou; cremos que fomos aceitos tendo como base os méritos perfeitos do Filho de Deus, caso contrário seríamos rejeitados, porquanto aos olhos de Deus “Não há justo, nem sequer um”.
        Por essa razão os crentes devem estar em contínua vigilância, porque eles estão revestidos da justiça de Cristo. Este mundo maligno detesta a perfeita justiça do Filho de Deus; Cristo é visto como intenso ódio pelos homens, por isso os crentes devem estar firmados sempre no firme fundamento de uma fé que não se abala. Satanás utiliza o mundo para perseguir os justos. Satanás não tem medo de religião, pelo contrário, ele apoia igrejas. Ele tem medo da presença de Cristo neste mundo por meio dos crentes. Cada crente andando, estudando, trabalhando, falando, etc. é a própria presença do Senhor neste mundo e isso é um tormento para o príncipe enganador que domina este sistema vil. Nos dias de terrível apostasia é que vemos como o fundamento dos justos foi abalado; como a inverdade ocupou o lugar da verdade absoluta e assim os verdadeiros crentes estão fragilizados e incapazes de se erguer na santíssima fé.
        Então, vale a pena examinar aqui quais são as armas utilizadas neste mundo contra os justos, tendo em vista derrubá-los. Vemos as armas da malícia e das ciladas colocadas ao longo do caminho, a fim de que o justo venha a cair. Não fosse a graça de Deus, certamente não teríamos como manter-nos de pé. Quais foram os santos que não foram tentados? Qual o lugar e ambiente neste mundo, onde não há ciladas para nos levar à queda? Não estamos em perigo? O mundo não está esperando o momento para ri de nossa fragilidade e mostrar que a fé deles é melhor que a nossa? Davi experimentou isso quando fugia de Saul; ele sabia bem que se tomasse decisão fortalecido na carne arruinaria a causa de Deus, por isso estava sempre orando e buscando direção do alto em tudo o que precisava fazer.
        Olhemos como exemplo a cilada preparada pela astuciosa mulher de Potifar (Gênesis 39). Não há dúvida que satanás incendiou o coração daquele senhora, a fim de que se inflamasse de desejos sexuais por aquele jovem. Uma cilada foi armada onde? No caminho! José estava em seu dever, cumprindo suas responsabilidades que lhe foram confiadas e foi ali no caminho que ele sofreu esse ataque de extremo perigo: “...destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?”. Satanás opera neste mundo com milhares de instrumentos bem preparados. Os santos de Deus devem estar prevenidos com aquilo que entra em sua casa e em sua mente. O mundo hoje, por meio da televisão e da internet está lotado de armas perigosas apontadas contra o viver do crente, e paralelamente satanás faz de tudo para transformar as maldades em coisas lícitas. O nome e a honra do nosso Deus estão em jogo se houver descuido em nossas vidas. Se os crentes não fugirem do mal, certamente o mal chegar com intensa força para derrotar nossa fé e aniquilar nosso testemunho.
        Se munirmos nossa mente e emoções com a verdade revelada e conhecimento cada vez maior de nosso Deus, é certo que estaremos aptos para a batalha. Não importa o que o mundo é, sua força, suas manipulações e suas perversidades, temos o Senhor conosco e é nosso dever confiar nele e andar com ele.

Nenhum comentário: