terça-feira, 10 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (4)


                      
“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
A VERDADEIRA DECISÃO AFETA O RELACIONAMENTO NATURAL: “Aborrece”.
        O que nosso Senhor quer dizer, quando ele usa a palavra “aborrece”? Do nosso ponto de vista não parece algo razoável, mas como estamos lidando com o próprio Deus, então é certo que devemos lutar para entender sua verdade e seu amor. Todo nosso problema consiste no fato que não somente entendemos as coisas superficialmente, como também somos tendenciosos a ir para extremos. É certo aborrecer nossos tão queridos pais? Não foram eles que mostraram tanto amor por nós? Não é verdade que o próprio Senhor ordenou em sua lei que honremos a eles? Vamos ao texto, a fim de que compreendamos o fato que tudo o que Senhor nos ordena é salutar e há de trazer bênçãos a todos.
        A primeira lição que quero passar aqui é o fato que, não obstante amarmos nossos pais e saber o quanto eles nos ama (ou nos amou), o fato é que herdamos deles o pecado e a morte. Eu tenho três filhos e eles vieram ao mundo, não como crentes, não como pessoas santas, mas sim como pecadores, caídos e herdeiros da morte. Coloquemos esse fato em nossas mentes e emoções, para que possamos pisar o terreno sólido da verdade. Isso não significa que não deve haver honras e respeitos; nosso Senhor não está negando isso. Mas o fato é que quando seguimos ao Senhor, então honraremos nossos pais por amor ao Senhor. Notemos que nosso Senhor jamais deixou de tratar sua mãe com honras; ele não a coroou da infame idolatria nem a posicionou como mediadora ao lado dele. Ele buscou recursos aqui para que ela fosse protegida e fez isso quando estava crucificado, passando para João os cuidados que ela precisava.
        Por outro lado, devemos saber que nem todos os pais são crentes. Quando eles temem ao Senhor, não há dúvidas de que a maior preciosidade para suas vidas é que seus filhos andem na verdade e no temor ao Senhor. Mas os pais incrédulos não agirão assim, pelo contrário, muitos colocarão terríveis obstáculos para que seus filhos não sigam a Cristo. Dependendo dos costumes, muitos pais até mesmo ameaçam seus filhos e exigem que eles continuem seguindo tradição erradas naquilo que foram criados. Tenho lido acerca de pais que até mesmo mataram seus filhos, por sentimentos de raiva, porque eles passaram a ser crentes. Então, o que podemos entender sobre “aborrecer”? Minha esperança é que eu possa ajudar meus leitores em minhas proposições a seguir.
        1. “Aborrecer” significa que eu os honrarei não por causa deles mesmo. A vida aqui em todos os sentidos deve ser a glória de Deus, caso contrário estarei sendo movido por idolatria e vaidade que não leva a um caminho seguro e firme. Só posso honrar meus pais quando estou obedecendo a Deus. Muitos pensam que estão fazendo grandes coisas porque têm seus pais em alta estima. Com o passar dos tempos esse amor natural fenece qual folha seca.
        2) Eles servirão de exemplos quando seguirem ao Senhor. Muitos e muitos pais hoje nem sequer se preocupam em serem modelos espirituais para seus filhos; muitos estão ocupadíssimos em ganhar dinheiro, de tal maneira que sacrificam os verdadeiros valores espirituais. Quando começam a ganhar mais, então eles se ocupam com os entretenimentos desta vida, dando aos filhos aquilo que passa e que em nada há de encaminha-los a Deus. Que o Senhor venha ter compaixão de nossas famílias nestes dias marcados de vaidades.

Nenhum comentário: