quarta-feira, 11 de abril de 2018

O FUNDAMENTO DOS JUSTOS (1)


                            
“Ora, se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?” (SALMO 11:3)
INTRODUÇÃO:      
        Que fonte de inesgotáveis bênçãos é a palavra de Deus! Como ela mantem suas aguas fresquinhas e cristalinas para os santos! Como uma alma sedenta tem prazer em achar o conforto e descanso nesse lugar! O mundo jamais poderá superar a palavra de Deus, porque o mundo é formado e firmado em mentiras, enquanto a verdade revelada é a mesma antes, agora e para sempre. Os olhos da fé abertos verão que esses ensinos não são vencidos pelos anos e que permanecem ao nosso dispor. Afinal, não estamos sofrendo com as assolações deste mundo, devido ao fato que abandonamos a palavra de Deus? Se perdermos a liderança e os ensinos bíblicos para nossas vidas, certamente afundaremos nossa fé nesse lodaçal de mentiras que agora assolam o mundo
        Creio que essa passagem do Salmo é oportuna para nós no momento, porquanto está acontecendo em nossos dias exatamente o que o Salmista experimentou quando estava sendo perseguido cruelmente por Saul. O que fez Davi fugir? Não foi o medo, porque ele era um valente soldado e por duas vezes teve a oportunidade de desferir um golpe mortal contra o rei, mas não o fez. O que Davi mostrava em seu viver era o fato que ele era um homem justo e tinha debaixo dos pés esse firme fundamento onde depositava sua confiança em seu Deus. Davi sabia que se destruísse isso, ele seria aniquilado pelos inimigos.
        Quem tem o conhecimento da história narrada em 1 Samuel lembra que foi Deus quem manteve Davi firme em sua graça. Ele teve oportunidade de vingar-se do fazendeiro que recusar a dar-lhe mantimentos, quando Davi e seu exército basicamente cuidavam dos seus pertences (1 Samuel 25), não fosse a intervenção de Abigail, Davi teria derramado sangue inocente. O fundamento do justo deve ser mantido, porque se fracassarmos ofenderemos a santidade do nosso Deus e anularemos o trabalho da sua graça em nossas vidas. Assim, o que Davi passa para nós nesse verso é de grande importância para nossas vidas. O mundo atual está procurando desmanchar todo e qualquer fundamento; satanás tem feito tudo para anular nossa fé e nos desviar de nosso dever. Para que entendamos a apliquemos essa verdade em nossa vida, precisamos saber qual era o firme fundamento da vida de Davi.
        1. Sua confiança absoluta em Deus. Foi essa fé grandiosa que fez a diferença entre Saul e Davi. Que vida humilde daquele homem! Que dependência de Deus e coragem para obedecer-Lhe! É impressionante o que a fé pode fazer, porque ela faz do crente uma pessoa humilde, temente e obediente a Deus, enquanto diante dos homens ele há de mostrar-se corajoso, justo, santo e destemido. A fé no Deus da bíblia é o segredo da vitória aqui; é a única maneira de encarar os perigos que nos cercam por onde andarmos. A direção e liderança de Deus foi sempre buscada e entendida por Davi, e isso foi o segredo de suas constantes vitórias.
        Não tenho dúvidas de que o fracasso de muitos hoje está no fato que eles não buscam a base sólida da verdade revelada. Satanás nos cercou com tantas mentiras e muitas delas parecem que são verdadeiras. Que sejamos espertos e que fixemos nossos olhos no Senhor, a fim de assegurar um caminhar firme na justiça e santidade, num mundo que ousa destruir os santos e assim ver a desonra do nome do Senhor.

Nenhum comentário: