segunda-feira, 16 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (7)



“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
A VERDADEIRA DECISÃO AFETA O RELACIONAMENTO NATURAL: “Aborrece”.
                                       Mulher e filhos
        O que realmente acontece quando o amor por Cristo envolve um homem que tem mulher e filhos? Ele irá abandonar sua família para seguir a Cristo? Ele deixará seus filhos passarem fome? É isso o que nosso Senhor está querendo passar para nós? Claro que não! O Senhor jamais nos ensinaria algo tão contra os princípios do dever, da justiça e da honestidade. Ele não está tratando disso no texto, mas sim do coração que se liga a ele na conversão. Se estivermos dispostos a conhecer a palavra de Deus como ela é e os atos do Senhor em cuidar do seu povo, sem dúvida daríamos sempre louvores a ele. Nós somos apenas instrumentos dele em proporcionar sustento e amparo aos nossos queridos aqui. A morte comumente pega homens casados de surpresa, mas Deus jamais deixa que viúvas e órfãos fiquem desamparados.
        O que acontece é que ao amar o Senhor Jesus, o amor por ele será como o sol a brilhar sobre a esposa e filhos. Sem esse amor ao Senhor, o que resolve uma família? Para que um frágil relacionamento conjugal num mundo perigoso? Para que a alegria e prazer de ter filhos, quando tudo aqui desvanece e murcha com o tempo e as circunstâncias. É o amor por Cristo que traz Sua bendita presença para a família, caso contrário o mundo entrará ali e satanás usará de suas habilidades para encher o ambiente de amor ao dinheiro, idolatria e outras atividades da carne e do mundo. Posso ir mais longe, a fim de mostrar a todos que em nossos dias vemos os lares se desmanchando como gelo e a perversidade dos homens e das mulheres aparecendo em força e poder destrutivos.
        Sendo assim posso assegurar que Cristo está mostrando o segredo de ter um lar de sucesso, poder e fortaleza neste mundo e o segredo estar em que aqueles que seguem a Ele hão de amá-lo mais que qualquer amor natural, conforme diz o Salmo 127: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...”. Eu vejo hoje uma luta pelo bem da família, mas creio que todo esse esforço é inútil se não focalizar na conversão de homens e mulheres. Queremos ver homens realmente amando suas esposas? Então precisamos vê-los convertidos e cheios de intenso por Cristo, caso contrário eles não conseguirão aplicar os princípios certos do amor. Queremos ver mulheres submissas e respeitosas em seus lares? Então, conheçamos mulheres convertidas de todo coração a Cristo. Caso contrário não haverá poder para essa atividade santa e tão necessária para o bem da família.
        E os filhos? Não são eles dádivas de Deus? Nessa louca corrida por dinheiro, conforto e prazeres deste mundo vejo como os pais estão provando que não amam seus filhos, pelo contrário estão odiando. O lar onde não brilha o sol do amor de Cristo, certamente terá consequências terríveis nos relacionamentos. Quando buscamos os bens deste mundo como objetivo maior, então é certo que a glória de Deus estará ausente. Homens e mulheres que amam a Cristo de todo coração, certamente negarão ao lar aquilo que venha trazer desonra ao Senhor. Onde homens amam Cristo não há idolatria, mundanismo, apoio ao pecado, etc. Onde Cristo reina nos corações há santidade, amor à palavra e a liberdade é vista como oportunidade para servir e conhecer melhor o Senhor através da sua palavra. Veja se um lar assim é desfeito? Não é verdade que um cordão de três dobras não se arrebenta?

Nenhum comentário: