terça-feira, 17 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (8)



“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
A VERDADEIRA DECISÃO AFETA O RELACIONAMENTO NATURAL: “Aborrece”.
                                       Mulher e filhos
        O que acontece quando o amor por Cristo está acima do amor natural que o homem tem pela esposa e pelos filhos? Já pude mostrar que Cristo entra nesse lar; que seu comando santo e puro passa a ser visto ali. A glória e a honra serão deles e é seu amor que comandará o amor do marido, trazendo um ambiente seguro e santo para a esposa e filhos. É o amor por Cristo que santifica o lar; nem sempre todos ali serão crentes, mas a fragrância do temor será constante. A mulher de Ló mostrou na circunstância adversa que ela não tinha a mesma fé do marido e isso veio à tona na ocasião tão favorável.
        O amor por Cristo faz com que o marido seja um líder espiritual; ele pode dizer com Josué: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor”. Por essa razão, mesmo que contrarie os desejos de alguns membros, (ou até mesmo de todos), por amor a Cristo o homem há de negar ao lar aquilo que vem trazer desonra ao Senhor. Em nossos dias o mundo está cheio de mercadorias novas, e todas incrementadas de iniquidades. O mundo é formado por mentiras e muitas delas vêm com aparência de inocentes e lícitas, mas o amor por Cristo faz com que o homem crente examine tudo, a fim de que nada pernicioso e corrompido venha entrar ali. Um lar onde tudo é natural e que parece ser mais democrático, sem qualquer voz espiritual ativa, na realidade mostra ser um completo fracasso. Onde Cristo reina, ali há ordem, respeito, reverência e obediência. Em nossos dias é comum ver a luta de filhos e esposas, condenando a atitude de um homem que quer chefiar sua casa, conforme os padrões bíblicos, além do fato que o mundo trabalha criando leis que coíbem essa atividade tão útil da parte de um chefe de família.
        O que posso dizer acerca de uma mulher crente? Qual deve ser a atitude dela em relação ao seu lar, se porventura ela é crente e o marido não? A mulher crente deve lembrar que o amor por Cristo deve fazer dela uma mulher que respeite e reverencie seu marido, mesmo que ele não for um crente. Mas sua humilde posição de submissão não a desqualifica como aquele que edifica sua casa. Esta postura não pode faltar em seu viver, por isso dentro de casa ela deve ser uma mulher que ora e que confia em seu Deus. Determinadas coisas que ali entrar e que ela perceber que são coisas sujas e vis, ela deve ser firme e forte para denunciar. Se o marido reagir, ela deve ser firme com ele, avisando que ele há de enfrentar o juízo de Deus, porque não está trazendo segurança para sua família.
        Há um custo alto em seguir a Cristo? Claro! O segredo está em amá-lo, num amor submisso e servil, reconhecendo ser ele soberano, dono absoluto da família e de tudo o que compõe a vida familiar. Foi o Senhor quem fez o homem e a mulher; foi ele quem estabeleceu a família de uma forma perfeita; é dele que vem felicidade, amor genuíno, respeito, segurança e esperança. A vida não consiste de ter uma família, mas sim seguir esse Senhor com firmeza e dedicação. Um dia perderemos tudo o que aqui tanto amamos. Um dia a morte vem para tirar nossa felicidade terrena. Mas quando amamos o Senhor, tudo fica em seu lugar. Não me esqueço de um homem de Deus que perdeu sua filha e mais tarde sua querida esposa. Quanto sofrimento em seu coração! Mas percebia nele uma firme determinação de resignação e confiança em Deus, acreditando que tudo neste mundo vai embora com a morte!

Nenhum comentário: