quinta-feira, 12 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (6)



“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
A VERDADEIRA DECISÃO AFETA O RELACIONAMENTO NATURAL: “Aborrece”.
                                       Mulher e filhos
        Agora vemos como o Senhor lida com a família, vista num relacionamento ainda mais profundo: “mulher e filhos”. De novo, parece que nosso Senhor está indo contra seus princípios de amor e proteção. Mas, devemos seguir o raciocínio santo e puro do Senhor, assim como fizemos no tocante aos pais. O que seria aborrecer mulher e filhos? Nosso Senhor está dizendo que os sinceros crentes devem abandonar seus queridos? Claro que não! Ele usa o termo “aborrecer” e não outro que caracterizaria maldade de nossa parte. Por essa razão precisamos entender as coisas do ponto de vista da palavra e minha esperança é que minhas explicações sejam de fato úteis aos meus leitores.
        É óbvio que nosso Senhor estava referindo ao custo de segui-lo conforme os discípulos faziam. Ao seguir Jesus aqueles homens deviam saber que enfrentariam um mundo rancoroso e cruel; sabiam que não haveria festa aqui para eles, mesmo vendo o Senhor beneficiando as multidões com curas e outros milagres. Eles sabiam que aqui não teriam uma vida de reis e príncipes; não lhes prometeu dinheiro nem qualquer promessa de prosperidade aqui. Por que nosso Senhor não citou as mulheres? Porque ele estava lidando com discípulos, homens que seriam preparados para a grande batalha da pregação, o que aconteceria após a sua ressurreição e a descida do Espírito Santo. Mas mesmo assim vemos o quanto mulheres sempre estavam servindo ao Senhor e aos discípulos com provisões materiais.
        Mas quero trazer esse assunto agora no tocante aos homens, porque são eles os que têm responsabilidade de chefiar e de prover o sustento da família. O que acontecerá quando eles se convertem com toda disposição de seguir ao Senhor nesta vida? O que nosso Senhor quer dizer quando usa o termo “aborrecer mulher e filhos”? Acontecerá isso? A mulher do seu amor será menos amada? Os filhos queridos serão menos amados? Claro! Segue então algumas coisas que serão vistas.
        1. Cristo será o Senhor para comandar o lar. Amamos muito a família e vemos como sendo um fundamento indispensável para o fortalecimento de uma sociedade. Uma das atividades do terrorismo mundial é destruir a família, como está acontecendo em nossos dias. Mas o ter uma família não significa que automaticamente Deus está presente nela. Milhões e milhões de família no mundo nem sequer querem a bíblia, os cultos e a adoração a Deus. Mas quando um homem se converte, tudo muda, porque a presença do Senhor formará sim o inquebrável cordão de três dobras. Ele será o Senhor no lar; ele será a glória daquela família; ele será o motivo de uma família ser forte; ele estará acima do marido, da esposa e dos filhos, porque ele é o Senhor. Quem liderará isso? O marido crente!
        Quanto está faltando isso em nossos dias! Os lares estão sendo destruídos, casais se separam constantemente e filhos são deixados em tristeza e sofrimento devido a separação dos pais. Porque isso? Não havia amor no começo? Claro! Mas não era o amor a Cristo; não era o sol da justiça brilhando no coração e irradiando sua luz para um ambiente familiar. O amor natural é como uma pétala que é tão frágil. O homem que segue a Cristo, entretanto, terá o Senhor como o comandante do lar. Assim, todos os membros da família, esposa e filhos saberão que Jesus está presente; que a glória daquela família é ele e não a mamãe nem o papai nem os filhos, mas sim o Senhor da glória.

Nenhum comentário: