quarta-feira, 25 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (13)


                            
“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
A VERDADEIRA DECISÃO AFETA A VIDA NATURAL “... e ainda a sua própria vida...”.
        Importa que saibamos que seguir a Cristo em nada agrada a natureza carnal, mundana e enganosa do homem. Um Saulo e um Nicodemos religiosos jamais entenderão essa verdade enquanto não nascerem novamente. A vida natural pode ser bem religiosa, mas seu sistema religioso é diametralmente oposto à vida que há no Filho de Deus. Seguir a Cristo é andar pelo caminho que está infinitamente acima do nosso caminho. A natureza carnal tenta fazer isso, mas logo percebe que precisa voltar, assim como acontece com uma bola quando jogada ladeira acima, pois perde a força do impulso e começa a descer de volta.
        Também, a vida natural é egoísta, terrena e enganosa; todos os valores da vida natural estão voltados para o que é daqui e que vai morrer aqui mesmo. Um Félix há de fugir, quando ouvir sobre os terrores eternos; um Esaú vai querer bênçãos materiais, porque quer ganhar o mundo e construir aqui seu império. O homem natural tem toda estrutura física e psicológica para seguir o caminho desta vida e até mesmo se sacrifica para isso, mas nada pode fazer para tomar o rumo que somente almas santificadas pela graça podem tomar. Nada há de promessas terrenas em seguir a Cristo; nada há de promessas de paz com o mundo e com este sistema liderado pelo pai da mentira. Quem é da terra é terreno; quem é do mundo será sempre mundano, e não há qualquer possibilidade de conciliar as coisas daqui com as coisas celestiais.
        Nosso Senhor deixa bem claro que para segui-lo precisa aborrecer a própria vida. Significa que o amor por Cristo será tão forte e tão decidido que tudo desta vida que tanto amávamos, tudo aquilo que pensava ser meu direito, como saúde, conforto, amizades, prazeres e outras semelhantes serão para mim desprezados como coisas sem qualquer valor. E de fato, seguir a Cristo é aborrecer a própria vida, e à medida que avançamos tudo vai tomando sentido. Paulo percebeu isso após sua conversão, o quanto tudo aquilo que ele tanto amava passou a ser considerado como lixo, sem qualquer valor, à luz do conhecimento daquele que lhe amou e se entregou por ele.
        Também, quando seguimos a Cristo vemos pela fé o quanto o que virá é excelentemente melhor. Seguir este mundo e amar esta vida é buscar ruina, porque a morte chega para ceifar tudo e mostrar o quanto o homem é um louco em se apegar aquilo que fatalmente irá perder. Afinal, o que o homem há de levar daqui? Tudo o que é precioso aqui, ficará aqui mesmo, assim como confessou Jó: “...nu voltarei”. Seguir a Cristo não é decisão de cegos, mas sim daqueles cuja visão espiritual foi aberta, fazendo com que a alma veja o que jamais viu e avaliar tudo com sabedoria. Estaremos deixando os valores terrenos, a fim de agarrar aos valores eternos, duradouros e perfeitos; estamos deixando o bom, a fim de obtermos a excelência; estamos deixando aquilo que será destruído com este sistema mentiroso, a fim de tomar posse de uma herança eterna, que nos foi assegurada por Cristo.                        
        Então, vale a pena? Para os mundanos tal decisão é loucura. Como desprezar a vida aqui? Como abandonar aquilo que é felicidade? O homem natural está agarrado e aprisionado a esta vida e mesmo que haja aflições, logo tudo passa e o céu azul deste mundo passa a ser seu espetáculo. Mesmo que as enchentes tragam terror, logo o rio desta vida volta à sua normalidade. É disso que o mundano e terreno tanto gostam.

Nenhum comentário: