quinta-feira, 19 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (10)



“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
O real significado de “aborrecer”.
        Preciso esclarecer bem aos meus leitores o que significa na prática aquilo que nosso Senhor diz no texto sobre “aborrecer”. Nas nove páginas anteriores procurei estabelecer bem o firme fundamento dessa verdade; acredito que não deixei quaisquer motivos para que qualquer leitor possa acreditar que estou torcendo a palavra de Deus. Mas eu sei o quanto somos inclinados a mudar a verdade em mentiras, por isso quanto mais luz tivermos, melhor será para nós. O que realmente significa o termo “aborrecer”?
        a) Significa que os valores eternos ocupam o lugar dos temporários. Um dos mais ardilosos trabalhos do pecado é fazer com que deixemos a excelência dos valores eternos, a fim de buscar aquilo que passa. Por natureza somos iguais a Esaú, trocamos a primogenitura por um mero prato de lentilhas. Se não for a graça de Deus desprezaremos sim o Senhor, a fim de buscar aquilo que é vão e inútil. Quando amamos o Senhor tudo o que daqui deve subordinar-se aos valores que duram para sempre. Notemos bem que não jogamos fora os valores terrenos, pois eles são importantes para nossas vidas. O que acontece é que as maravilhas eternas em Cristo virão brilhar e perfumar as coisas transitórias deste mundo. Aliás, tudo aqui ganha sentido de valor, felicidade e genuíno amor quando o amor por Cristo descortina tudo, mostrando o que está além do véu.
        Se tem alguém com quem devemos aprender é com nosso pai na fé – Abraão. Enquanto peregrinava pela terra prometida, jamais deixou de usar seus bens; jamais desvalorizou aquilo que Deus lhe entregou, mas usou com sabedoria, poder e graça tudo o que Deus lhe conferiu de bens transitórios, e soube como administrar tudo. Mas quando chegou a hora de despedir-se deste mundo, aquele homem de fé pode olhar além dessa visão finita, pois olhou para a Cidade santa onde para sempre iria morar, e assim deu adeus a tudo o que aqui possuiu. Não foi assim com Moisés? Pela fé aquele homem pode olhar além do Egito; pode ver o quanto a glória de Cristo estava infinitamente acima de todo aquele enxame de prazeres e perversidades vistos nos homens aqui.
        Outra ilustração cheia de vigor aparece no Salmo 73, pois vemos ali o salmista quase tombando na fé, porquanto olhou para o viver tão afortunado dos ímpios; ele contemplou a vida perversa deles e o fato que eles estavam cheios de saúde, vigor e prosperidade terrena. O salmista quase desfaleceu na fé; quase abandonou o caminho, até que a graça lhe socorreu, mostrando a realidade das coisas. Que Deus maravilhoso, o qual cuida dos seus filhos, libertando-os dessa deste mundo que aos nossos olhos parece um paraíso. Se a palavra de Deus não for nosso prazer; se não conhecermos bem nosso Senhor é certo que aos poucos os crentes começam a desfalecer na fé.
        Preciso fechar a página do dia e para isso devo dizer que somente o amor por Cristo é o segredo de um viver sábio e forte neste mundo. Não fomos chamados para dar uma parte de nosso amor; não fomos chamados para dividir o amor. Ou somos totalmente dele ou então seremos sim, mundanos com os mundanos, enganados com os enganosos. O que pode mudar essa situação? Não é uma conversão sincera a Cristo? Não é uma alma arrependida e totalmente voltada à palavra de Deus, que realmente pode afirmar que ama a Cristo? Não é aquele que conheceu a história da cruz e da morte do Cordeiro em seu lugar, que está disposto a segui-lo até o fim?

Nenhum comentário: