quinta-feira, 5 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (1)


                    
“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
INTRODUÇÃO:
        Estou completamente convicto que este não é um tema agradável aos ouvidos da multidão em nossos dias, porque o povo está pronto para pagar caro por mensagens “evangélicas” que satisfazem seus gostos e desejos carnais. Para muitos, o que Cristo falou nesse texto acima estava mais condicionado à lei do que a graça. Sempre estamos fugindo da verdade; sempre estamos buscando evasivas a fim de satisfazer nossas intenções carnais. É fácil seguir a Cristo? Eu diria que é fácil sim, se quisermos apresentar e seguir esse medíocre evangelho que tanto atrai os corações mundanos e carnais.
        Não pense que estou exagerando, porque os resultados de um evangelho frágil, oco e humanista estão aí perante nossa face, dentro e fora da igreja. Satanás conseguiu o que tanto queria, pois simplesmente aproveitou as rupturas dessa mensagem, a fim de encher a multidão com a farsa de que todos são de Deus e de que todos vão para o céu. Assim, a passagem de Lucas 14 nos proporciona recursos preciosos, a fim de que ajudemos aqueles que realmente querem conhecer a verdade de seguir a Cristo. Nosso Senhor é o mesmo; segui-lo antes e após a sua morte e ressurreição tem o mesmo custo e vemos isso não só em Atos como também é notório em seus ensinos. Se fosse fácil segui-lo as multidões teriam feito isso, porque em tudo nosso Senhor expressou suas obras de bondade, benignidade e justiça.
        Sabemos bem o quanto a natureza humana é idólatra, carnal e egoísta. É mais fácil seguir a mentira, seguir um líder religioso inteligente e sagaz. Em 1978 um líder religioso levou mais de mil pessoas ao suicídio nas Guianas francesas e outros acontecimentos semelhantes mostram o quanto os homens estão aptos para seguir um caminho da superstição e da justiça própria. Em nossos dias aqui no Brasil vemos como milhares saem de suas casas, levam seus bens e gastam fortunas entregando de mãos beijadas a homens perigosos, os quais se disfarçam bem de pastores e pregadores.
        Os homens não mudaram, pois em seus corações eles têm os mesmos sentimentos de ódio e de desprezo ao Senhor (Salmo 2). Os profetas do Senhor experimentaram esse sabor amargo de uma população que odeia a verdade e está pronta a abraçar a mentira. O mundo é assim porque jaz no maligno (1 João 5:19). Se não houver um chamamento da parte do Senhor, quem terá disposição de segui-lo? Foi plano eterno de Deus que Judas participasse do grupo dos doze apóstolos, mas suas intenções perversas e avarentas jamais foram jogadas fora; o Mestre nunca esperou que Judas mudasse de opinião; ele foi chamado de “filho da perdição” e foi assim até que seu fim chegasse de forma tão terrível.
        Quero encerrar esta primeira página, mostrando que todos os verdadeiros crentes sabem o custo de seguir ao Senhor. Eles sabem bem o quanto a vida cristã exige submissão, obediência e provações. Eles sabem o quanto este mundo é hostil à verdade e que precisamos estar firmados em oração, no aprendizado da palavra, além de constantemente estar vencendo maus hábitos e aplicando santidade e amor no viver. Paulo soube disso após sua conversão. Antes, para perseguir a Cristo ele tinha consigo um grupo de homens, prontos para seus atos de maldade. Mas quando se converteu, logo percebeu que estava só e que o mundo hostil o cercava de ódio, como feras prontas para o ataque.

Nenhum comentário: