sexta-feira, 20 de abril de 2018

O ALTO CUSTO DE SEGUIR A CRISTO (11)



“Grandes multidões acompanhavam Jesus, e ele, voltando-se, lhes disse: Se alguém vem a mim e não aborrece seu pai, sua mãe, sua mulher, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a sua própria vida, não pode ser meu discípulo. E quem não tomar a sua cruz e vier após mim não pode ser meu discípulo” (Lucas 14:25-27)
O real significado de “aborrecer”.
        b) significa que os sentimentos temporais se submetem ao eterno. Creio que esse é a conclusão mais importante de todas. Ora, devemos saber que aquilo que temos aqui veio da criação de Deus; mesmo aquilo que parece lindo, carregado de sentimentos naturais e tão digno de nossa inteira atenção. Tudo veio daquilo que eterno; tudo tem uma explicação eterna e conforme vemos em Hebreus 11 o que é visível veio do invisível, por isso o invisível está infinitamente acima daquilo que posso ver, sentir e querer desta vida. Além de tudo isso, vemos como a maldição do pecado opera em tudo e a morte chegou para desmanchar e rasgar tudo aquilo que consideramos tão importante.
        Seguindo esse raciocínio, eis que é de suma importância saber que nosso Senhor é o autor de tudo isso; que ele está infinitamente acima de tudo aquilo que consideramos maravilhoso; que ele é infinitamente mais belo do que essa beleza transitória desta vida; que seu amor, alegria e felicidade são envolventes, eternos e completos, de nada necessitando para aumentar mais essa grandeza de glória, passada a nós os crentes. Então, amá-lo acima de toda essa glória humana não é desgraça, mas sim felicidade e é o segredo para trazer bênçãos inefáveis a todos. Os que amam a Cristo não estão perdendo, mas só ganhando; a perda está em não amá-lo mais; em ignorar e desprezar a fonte de toda bênção.
        c) significa que poderá haver perseguição por parte do temporal. Quanto preciso salientar esta verdade! Toda luta deste mundo está voltada contra os princípios eternos exarados na palavra, especialmente aquilo que se trata da salvação em Cristo. Não há uma pessoa mais odiada neste mundo do que o Senhor Jesus. O Homem perfeito é motivo  de ódio dos caídos em Adão. Então é certo que aqueles que seguem ao Senhor com amor submisso a ele, serão motivos de perseguição, e nosso Senhor deixou essa verdade bem esclarecida na palavra, com advertências e exortações aos santos. Muitos são cativados em seguir a Cristo; muitos ficam emocionados e se inflam nas emoções, sem ao menos avaliar o custo. Mas não demora muito para que o calor da perseguição venha e eles ficam decepcionados. Amar o Senhor e andar de mãos dadas com este sistema mundano? Esse não é amor, é puro engano da carne. O amor bíblico encontra lugar em corações moldados e transformados por Deus.
        d) significa que há uma decisão de perder o bom para ganhar o eterno. Tomarei esta proposição para encerrar esta página. O amor avalia bem sobre perder e ganhar. Um homem quando casa com a mulher que ama, sem dúvida vai avaliar o custo de viver ao lado dela pelo resto da vida, no trabalho de formar uma família. Seguir a Cristo de todo coração significa perder aquilo que é bom, para ganhar o excelente. Quando amamos o Senhor ele se torna o ouro puro e o que ficou para traz não passa de cacos de vidro. Não há nenhuma perda em seguir a Cristo, porque o que parece ser perda, na realidade é ganho e ganho eterno. O que os santos que morreram vieram a perder? Nada! Eles só ganharam e o que ganharam tem duração eterna.
        Sendo assim, o evangelho convida homens e mulheres para essa avaliação em suas vidas. O evangelho trabalha em nossas mentes, nos leva a pensar, meditar no fundo do coração o que custo de seguir a Cristo. O convertido viu tudo isso, e sob o trabalho Espírito de Deus veio a se converter de todo coração, para nunca mais voltar.

Nenhum comentário: