terça-feira, 1 de outubro de 2013

GLORIOSA E SOBERANA SALVAÇÃO (2b)




         "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora". João 6:37
         É bom que saibas que a culpa é toda tua. É verdade que o diabo, o tentador continua sua obra nefanda de enganar, mentir, roubar as almas, disfarçadamente conduzi-las para o abismo de terror eterno, mas a culpa é tua meu amigo.  Ninguém mais é culpado pelos teus pecados, mas és tu mesmo. Estou tentando alcançar o teu coração, invadindo o teu ser com a verdade salvadora; estou tentando penetrar a negra escuridão da ignorância, levando a luz do evangelho para que tu vejas as maravilhas do amor de Deus em Cristo.
         Meu amigo, por que preferir o pecado? Não queres a luz, mas sim as trevas; não queres riquezas eternais, mas sim os manjares passageiros deste mundo; não queres as glórias eternais, mas sim, as vanglórias que tanto atraem as multidões. A porta da graça está aberta; Cristo abriu-a, para que tu entres e recebas o abraço de perdão de um Deus amoroso que te aceitará como filho, para sempre. É a respeito desse amor de Deus em Cristo que tanto estou frisando, ressaltando, para que tu, meu amigo, vejas a tua loucura, a tua insensatez continuando do jeito que tu estás, em teus pecados, e corras para a suficiência de Cristo Jesus. É quando tu vês o horror do teu coração, é que tu podes ver o transbordante amor do coração de Deus. Ele é realmente poderoso para salvar todo aquele que de fato crê de todo coração. Podes estar certo que esse amor de Deus em Cristo aceita-te com todos os teus pecados. São muitos os teus pecados, e todo pecado, não importa o tamanho, a forma, a natureza, todo pecado é ofensa ao Deus santo; é transgressão contra a sua santa lei; todo pecado é maldade, é destruição ao teu próximo, é prejuízo em todos os setores.
         Tu precisas saber que se tu fores para estar diante de um trono de juízo, tudo te condenará, porque simplesmente não há outra coisa no pecador, senão culpa. Mas o Espírito de Deus quer te conduzir, não ao trono de juízo, mas sim ao trono da graça, e diante desse trono há tudo para tornar-te a mais feliz de todas as criaturas. Ali Deus cobre os teus pecados com o sangue vertido, e torna-te alguém completamente sem culpa diante Dele. O Espírito quer agora mesmo conduzir-te a essa gloriosa salvação, e é esse o trabalho do doce Senhor. É pela fé, meu amigo. Está o teu coração aberto? Estás querendo ser salvo para sempre? Estás ansioso para beber da água viva? Agora mesmo, onde tu estás, convida a Jesus para Ele ser o teu Salvador. Se crês de todo coração serás salvo.
         Amigo leitor, com a graça de Deus pretendo nesta continuar o estudo da primeira parte deste verso tão rico e precioso de João 6:37, onde o Espírito Santo traz aos nossos corações o glorioso ensino da soberana atuação de Deus na salvação do perdido. Vamos juntos observar esta frase: "Todo aquele que o Pai me dá". Queremos saber quem é aquele que o Pai dá ao Filho. Queremos saber ou distinguir tal pessoa que é achada pela graça de Deus e assim levada aos pés do Senhor para ser um herdeiro da salvação, e um dos habitantes do céu. Ó, que a verdade bíblica achegue aos corações nesta noite trazendo luz ao entendimento daqueles que ainda vagueiam nas trevas da ignorância e da superstição.
         Em primeiro lugar, quero afirmar que o pecador levado pelo Pai ao Filho para ser salvo, é aquele convencido pelo Espírito Santo. Ninguém vai querer um Salvador, se antes não enxergar que está perdido. É verdade que toda raça está perdida, mas o homem que não foi visitado pelo Espírito Santo para lhe mostrar o seu estado maligno, e a sua situação desesperado jamais vai querer Jesus. Não é verdade que alguém só toma um remédio quando se sente doente? Ah meu amigo ouvinte, tu continuarás seguindo o teu caminho resolutamente enganado pelo próprio pecado enquanto tu não abrires o teu coração, deixando de lado a tua arrogância, a tua vaidade e se humilhando aos pés do Salvador para seres salvo para sempre, tu meu amigo, estarás sempre achando que tudo está bem contigo; tu jamais verás a tua culpa, mas sim a culpa dos outros, e Satanás sempre terá um meio que vai usar para que tu não sintas o teu grave estado de culpa diante de Deus.       Ah meu amigo, é triste decisão endurecer o coração contra o Espírito da Glória!  Este é o mais grave defeito que alguém possa cometer, e é um pecado para o qual não há solução, não há perdão. A luz veio ao mundo, e é a respeito dessa luz gloriosa que o Espírito quer tornar conhecida em teu coração, mas tu tens amado as trevas, e não queres achegar-te à luz para que não fiquem manifestas as tuas obras pecaminosas. Tu de fato estás provando que tu tens se subordinado ao Espírito Santo, se teus ouvidos espirituais estiverem abertos para a Palavra da Verdade. Aquele que veio ao mundo para te convencer, ele fará isso usando a Palavra Dele. O Santo Consolador nunca jamais se desvencilhará de Sua Palavra, esta palavra que é martelo, semente santa, espada de dois gumes.
         Meu amigo, a tua dureza e obstinação só aumentará mais ira para o dia da ira; a tua insubordinação à autoridade da Palavra te fará sempre fugir e te cobrir com as folhas de figueira das tuas desculpas. O teu coração enganoso fará com que tu confies em teus próprios meios, ao invés de confiar na suficiente obra do Calvário, e tu irás até se refugiar em alguma religião, e tu te disfarçarás ali achando que o Grande Senhor não está presenciando o teu verdadeiro estado. Quem pode se esconder da face do Todo Poderoso? O homem a quem Deus o Pai dá ao Filho, é de fato alguém que já se rendeu ao Espírito Santo de Deus para obedecer a verdade revelada no Calvário - a verdade da redenção pelo sangue vertido.
         Ah meu amigo, para de resistir ao Espírito da Glória! Ele é o Espírito de Deus; o doce Consolador! É com profundo amor e compaixão que Ele está querendo achegar ao teu íntimo para mostrar a tua natureza carregada de iniquidade e que há suficiente poder no sangue do Filho para te remir de toda a iniquidade, e te tornar puro e sem culpa diante de um Deus Justo e Santo. Ah meu amigo, tu nunca estarás em paz com Deus enquanto não fores justificado por meio da redenção feita na cruz. Deus não tem outro meio; ai de ti se tuas culpas não foram cobertas e teus pecados perdoados! É séria a tua situação! É gravíssimo o teu estado! Tu estás na mesma situação que os piores pecadores estão, porque em Adão fomos achados culpados. Não penses que tu estás protegido por aquilo que tu tens neste mundo! Jamais! Todas as coisas contribuem juntamente para o teu mal. Não confies em teu coração, porque ele é enganoso mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto (Jeremias 17:9). A negra dúvida cerca o teu coração, e Satanás chega diante de ti vestido de Anjo de Luz, e te apresenta favores passageiros a fim de te entreter para que tu não te preocupes com o teu destino.
         Então meu amigo, quem é a pessoa a quem Deus o Pai dá ao Filho? Tu já entendeste tal assunto? Já chegou ao teu coração que a salvação é uma obra  feita pelo Deus triuno? Ah sim! Se tu tens fechado a porta do teu coração para a verdade salvadora não entrar, a tua luta é contra o Espírito da Glória e não contra mim ou contra qualquer pregador da verdade. Quem somos nós? Apenas cooperadores de Deus em pregar o evangelho. Inclina agora para o Senhor; renda a Ele todo o teu ser. Quão grande amor espera por ti! Quantas riquezas eternas te aguardam em Cristo. O Senhor não veio ao mundo para condenar-te; apesar que nós merecíamos exatamente a condenação, mas Ele se entregou a si mesmo para remir o pecador de todas as suas iniquidades, então, é exatamente isso o que o Espírito Santo, o Maravilhoso Consolador está querendo tornar conhecido em teu coração. Queres pertencer a Cristo para sempre? Queres tornar um herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo? Queres tornar alguém cujo fardo do pecado não mais carregue? Deixa agora mesmo o Espírito Santo de Deus te conduzir aos pés do Salvador. Diz a Ele que queres ser salvo; diz a Ele que tu queres o perdão, e o cancelamento de todas as tuas culpas. É pela fé. O Senhor dá maior graça àquele que se humilha perante Ele.

                                                          













Nenhum comentário: