quarta-feira, 30 de outubro de 2013

“À PROCURA DE VERDADEIROS FRUTOS” (15)




Assim, porque és morno e nem és quente nem frio estou a ponto de vomitar-te da minha boca” (Apocalipse 3:16).
         Caro leitor, sempre retorno ao contexto, a fim de que saibamos o que o Espírito de Deus está nos ensinando. Podemos perceber a diferença entre a igreja de Filadélfia e a de Laodicéia. Esta é a igreja apóstata dos últimos dias e para ela nosso Senhor se apresenta como o “Amém, a Testemunha fiel e verdadeira” (Apocalipse 3:14). Nosso Senhor visita Sua igreja para purificá-la, fortalecê-la e mostrar Seu infindo amor pelo Seu povo comprado com Seu sangue, mas eis que encontra um povo morno, que está nessa temperatura devido ao ambiente tão propício. Mas, esse povo é advertido da sua condição e é chamado ao arrependimento: Eu repreendo e castigo a todos quantos amo: sê pois zeloso, e arrepende-te” (Apocalipse 3:19). Devo continuar pregando a mensagem do arrependimento aos que carregam o nome de “evangélicos”, mas que estão mancomunados com a frouxidão doutrinária e ecumenismo, tão evidente em nossos dias.
         Hoje devo entrar nos argumentos finais envolvendo o texto em Pauta: “Assim, porque és morno e nem és quente nem frio estou a ponto de vomitar-te da minha boca”. Veja como o Senhor em Suas palavras dispara ameaças de juízo contra os Laodicenses: “...vomitar-te-ei da minha boca”. Tremendas palavras! Veja caro leitor que linguagem de rejeição, porque os falsos crentes são rejeitados, da mesma maneira que determinado alimento é rejeitado no estômago em ânsia de vômitos. Acontece conosco quando comemos algo que nos faz mal, ou mesmo quando soubemos que ingerimos algo nojento sem saber. Vemos a linguagem de  um Deus santo, que odeia o pecado em todas as suas manifestações: “Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal” (Salmo 5:4); vemos um Deus santo que afirma que: “Os arrogantes não subsistirão diante dos teus olhos; detestas a todos os que praticam a maldade” (Salmo 5:5). Quem está falando à igreja de Laodicéia é o mesmo Senhor da glória visto por Isaías (Isaías 6), por Daniel e outros santos. Vemos ali o imutável Deus, o Senhor que edifica Sua igreja, por isso não pode tolerar no meio do Seu povo aqueles que Lhe são estranhos.
         Estou certo que muitos em nossos dias odeiam verdades como essas apresentadas em à igreja de Laodicéia. Muitos apelam e contestam declarando ser falta de amor; muitos procuram salientar que Deus é um Deus de amor, por isso os homens devem ser amados, aceitos sem qualquer discriminação; muitos afirmam que Deus é um Deus que aceita a todos os homens com seus pecados e problemas. Mas, não vemos isso nas Escrituras; não há lugar nos ensinos bíblicos para emocionalismos nem humanismo. Não vemos nessa passagem tão incrível qualquer apóstolo dando sua opinião com respeito a comportamentos. Estamos lidando com a Palavra de Deus; Deus está falando e Ele é soberano Senhor. Nós os pregadores não podemos fazer outra coisa, senão entregar aos homens aquilo que recebemos da parte do Senhor, que nos chamou e nos entregou Sua mensagem.
         A igreja de Laodicéia é composta por homens e mulheres que realmente desprezam o Senhor no modo de viver; são pessoas que têm o Senhor nos lábios, mas que O mantêm distante de seus corações mundanos. O Senhor da glória não é Senhor de homens e mulheres não arrependidos e convertidos. Ele rejeita vida cristã de aparência; Ele rejeita louvores que não partem de corações contritos; o Senhor não aceita adoração, a não ser de adoradores que O adorem em espírito e em verdade (João 4:24). O Senhor não é Senhor daqueles que assentam nos cultos para cantar e ouvir a mensagem, mas que ao mesmo tempo têm prazer em assentar na roda dos escarnecedores (Salmo 1:1) e que deleitam com os mundanos e carnais. Positivamente, o Senhor é aquele que edifica Sua igreja e que conhecem bem os que Ele mesmo chama. Seu convite é bem direcionado às alma cansadas e oprimidas. Ele é o Senhor desses pecadores.

Nenhum comentário: